A gosma que come ímãs

Morcegos x Pássaros. Quem leva a melhor?
Ensinar engenharia para crianças nos colégios deveria ser obrigatório

Bem, na verdade não é uma gosma, é um silly putty, um brinquedo composto de polímeros que nada mais é que um fluido não-newtoniano. Como todo fluido não-newtoniano, o silly putty funciona como um líquido quando em repouso e um sólido se sofre ação mecânica, isto é, ele fica molenga se deixado quieto e sólido se você der uma porrada nele (creio que este tipo de explicação não seria bem visto nos colégios. Azar!).

Scott Lawson gosta de fazer vídeos sobre Química e Física, e fez um mostrando um silly putty zumbi devorando, não um cérebro, mas um bloco daqueles ímãs de neodímio. O resultado foi:


Magneeeets!

Lawson impregnou um pouco de silly putty com partículas de óxido de ferro, fazendo uma geleia quase magnética. Só não é magnética porque não é um ímã e sim impregnado com ferro, que possui propriedades magnéticas e os ímãs o adoram de paixão. É um pouco diferente do ferro fluido apresentado pelo Manual do Mundo, que são nanopartículas de ímãs suspensos num óleo.

Lawson montou um vídeo em lapso de tempo (ou time lapse) do que aconteceu, que na verdade demorou cerca de uma hora e meia, batendo 3 fotos a cada segundo (3fps), cujo filme final acabou com 24fps. Vemos então como o silly putty magnético procura devorar o ímã, como um glóbulo branco executa fagocitose. Algo legal para ensinar não só Física, mas para ilustrar um processo biológico também (só ilustrar, leucócitos não têm o gene X do magnetismo). Ao final, toda a meleca para de se mover, o que é meio óbvio, já que o ímã poderosão estará em seu centro e todas as forças de atração estarão em equilíbrio

De acordo com Lawson, o silly putty magnético continuará magnético mesmo depois de você remover o ímã kickboxer lá de dentro (isso se você tiver coragem de meter a mão naquela coisa!), mostrando como partículas ferruginosas adquirem propriedades magnéticas ao orientar os elétrons de forma apropriada. E sim, é algo que eu adoraria brincar nos dias de chuva. 😉

Morcegos x Pássaros. Quem leva a melhor?
Ensinar engenharia para crianças nos colégios deveria ser obrigatório

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Ale

    O material ferromagnético ideal para se fazer o silly putty deve ter uma magnetização residual alta,portanto uma curva de histerese mais larga.Isso significa que mesmo sem o campo magnético externo atuando,ele continuará magnetizado por algum tempo,ou de modo definitivo,virando um imã permanente.