Ok, está decidido: as porcaria do mundo não tem salvação. Anos de estudo e pesquisa são jogados no lixo quando fazem um evento anual trazendo “profetas da chuva”. Função deles? A rigor, nenhuma, mas juram de pés juntinhos e mãos postas que conseguem prever quando vai chover em determinada região. O pior é que ainda jogam meteorologistas de verdade no meio e acham que isso é enriquecimento cultural. Qual é o problema do Brasil, hein?
Esta ópera-bufa foi trazida pelo G1 e trata-se de algo tão idiota que mal se tem muito a dizer (na verdade tenho, mas palavrões não caberiam bem aqui). Isso porque o Brasil consegue instituir as coisas mais doidas que pode acontecer. Não, pensem bem: nós até mesmo oficializamos rituais mágicos e bruxarias, que nossas mães e avós chamam de “simpatia”, muitas delas não fazendo o menor sentido, como dar nó em toalha e jogar atrás da porta pra visita ir embora, e o que não falta é gente capaz de dizer que isso funciona!
Então, nas palavras do G1, temos que, de acordo com o idealizador e coordenador do evento, Élder dos Santos, 26 dos 32 profetas da chuva afirmaram em janeiro de 2011 que as chuvas seriam boas para a agricultura no ano passado. Neste ano, os profetas e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário consideraram 2011 um bom ano para a agricultura, como previram os profetas. Lindo, não? Então, o pessoal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – é mais profeta ainda, já que em 1997 eles publicaram um estudo demonstrando o crescimento da agricultura brasileira. Outro documento visa “obter estimativas de produtividade total de fatores (PTF)”. Previsão por previsão, o IBGE também tem as suas mandingas. Mas, não., o tio que sabe se vai ter boa colheita olhando a casa de um joão-de-barro merece crédito. Ok, melhor não discutir. Se eu quisesse discutir, eu colocaria abaixo uma tabela mostrando os índices agregados do produto, insumo e PTF.
Uma das mais divertidas técnicas de saber qual mês choverá mais é colocando 12 montinhos de sal alinhados, cada um representando um mês. O montinho que absorver maior quantidade de umidade do ar indicará qual mês terá mais chuvas. Eu fiz um teste aqui em casa. Curiosamente, ele me indicou que os meses de junho e julho são mais frios que os de janeiro e fevereiro. E não esqueçamos do dia 2 de novembro, dia de finados. Sempre chove no Dia de Finados (ou deveria, segundo nossas sábias avós).
O tal coordenador comete a infâmia de dizer que queria maior participação de professores e alunos das universidades cearenses. Isso me soa da mesma maneira que um tarólogo querer dar palestra em faculdades de Astronomia, mas quando vemos e revemos que o Brasil até mesmo reconheceu a pseudociência da Homeopatia como especialidade médica, quando não há NENHUM trabalho publicado, artigo científico, trabalho de faculdade, tese de doutorado ou dissertação de mestrado que comprove que beber água pura realmente cura alguém, o que nos resta senão aceitar que um zé ruela que olha dentro de uma porcaria de casa de passarinho pode determinar se vai chover ou não? O tal coordenador disse que já foram publicados livros, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrados (sic) e documentários sobre o encontro anual. Alguém, por gentileza, me apresente algum. Me mostrem um periódico indexado que fale daquela palhaçada, ou eu sairei por aí dizendo que posso prever as eleições olhando para as vísceras de um pato e terão que aceitar.
Isso é defendido como sabedoria popular, cultura regional e outras bobagens. Não, isso é crendice! Coisa de gente atrasada, da era pré-científica. Gente que ouve o trovão e corre para cobrir espelhos, pois uma placa de vidro pode atrair um raio. Como? Não importa, é verdade, eu já vi. Não, tudo bem, não é que eu tenha visto, mas minha vizinha conhece um rapaz cuja lavadeira morava perto de um senhor que foi atingido por um raio por não ter coberto seu espelhinho quando ele se barbeava. Por que ela iria mentir?
A propósito, acabei de chegar aqui na borra (com “b”) de café e estou vendo que em fins de dezembro deste ano e início de janeiro do ano que vem haverá muita chuva, o que causara transtornos pro pessoal de Friburgo e Teresópolis (além de outras cidades), as estradas ficarão intransitáveis, haverá atrasos nos aviões, pessoas serão mal-atendidas nos aeroportos e Papai Noel, aquele velho desgraçado, não trará meu presente de novo!
Olá Andre,
Eu li, alguns meses atrás, algumas teses de doutorado disponíveis no site voltado para isso da USP onde experimentos eram feitos usando medicamentos “de verdade” e homeopatias. Algumas teses mostraram que a homeopatia se comparava aos resultados dos medicamentos de verdade. Mas, nas teses em que li, era nítido alguns erros de metodologia como, por exemplo, a falta de um teste duplo cego, essencial nesses casos.
Você está certo ao dizer que não há nada que realmente comprove que a homeopatia funcione, mas teses e artigos que dizem que ele funciona existem aos montes. Mas não passam pelo crivo de uma análise mais rigorosa.
Abraços.
CurtirCurtir
Fácil de responder: Efeito Placebo. Dá uma olhada nessa pesquisa: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9310601
Eles dizem que não ficou clara a ligação da homeopatia com o efeito placebo, ENTRETANTO não havia nada que sequer sugerisse eficácia.
Aqui fica mais claro ainda: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16125589
Outro link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20471615
Quero ver curar câncer, AIDS ou mesmo diarreia.
CurtirCurtir
Como assim os Profetas aqui do Ceará não “funcionam”? Eles simplesmente fazem suas previsões, com 50% de chance de acerto… :twisted:
Falando sério. Sabem porque eles estão por aqui?
Simples:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=688243
http://www.secult.ce.gov.br/patrimonio-cultural/patrimonio-imaterial/mestres-da-cultura/tesouros-vivos-da-cultura
A resposta é: Dinheiro para pessoas que tem famílias enormes e que…, bem, vocês sabem.
CurtirCurtir
Cara…. aqui em Ouro Preto tá chovendo direeeeettttoooooo…. acho que é dia 02 de novembro todos os dias… acho que o tempo parou por aqui, pois como vc comentou… “sempre chove no dia de finados…”
CurtirCurtir