Time Tree: Descubra a diferença evolutiva entre você e seu vizinho

Os segredos da visão estereoscópica
Matemática deliciosa: Sobre as formas do macarrão

Muitas vezes, quando se escreve sobre elos entre as espécies e ancestrais comuns, acabamos dando informações que parece mágica, já que pela Lei de Clarke, qualquer tecnologia avançada é indistinguível de magia.Quando me fazem uma pergunta do tipo "Alguém consegue me dizer se o DNA humano tem alguma semelhança com o DNA de uma planta? E de quanto é essa semelhança?", basta saber quando o ancestral se dividiu (já que ninguém seria tão idiota em querer saber o percentual de diferença exato entre um ser humano e uma planta). Para isso, faço uso do Time Tree.

O Time Tree é, nas palavras de seus mantenedores, uma base de dados de conhecimento público para obter informações sobre a escala de tempo evolutivo da vida. Um utilitário de pesquisa que permite a exploração da divergência entre milhares de organismos na literatura publicada. O projeto é mantido pela Universidade Estadual da Pennsylvania e pela Universidade do Estado do Arizona. Aplicação roda online e seus mantenedores ainda não possuem data para que haja uma base de dados que possa ser usada localmente. Em outras palavras, você precisa estar conectado à Internet para fazer as pesquisas.

Você pode brincar pra valer fazer suas pesquisas sérias por meio do site: http://www.timetree.org/ ou baixar a aplicação pro seu i(Phone/Pod) e pro seu iPad. Ainda não há aplicativo (app my ass) para Android. Você ainda pode baixar alguns capítulos do livro TimeTree of Life gratuitamente. Querendo pode-se usar o Time Tree como fonte de pesquisa, bastando fazer a citação Hedges SB, Dudley J, & Kumar S (2006). TimeTree: A public knowledge-base of divergence times among organisms. Bioinformatics 22: 2971-2972.

Considerando que toda a base de dados é estabelecida mediante de artigos e pesquisas publicadas e referenciadas em periódicos científicos, o Time Tree mostra-se uma fonte confiável de informações. Mesmo porque, como eu poderia saber quando os meus ancestrais se distanciaram dos ancestrais de certas criaturas que me xingam no e-mail:

Divirtam-se.

Os segredos da visão estereoscópica
Matemática deliciosa: Sobre as formas do macarrão

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • lexcamel

    “(…) já que ninguém seria tão idiota em querer saber o percentual (…) ”
    Desculpa, eu não queria dar uma de idiota, mas o assunto era DI, e como temos parentesco com plantas isso não seria possível, por isso fiz a pergunta, mas de pouco me interessa isso, não como verduras mesmo….

    Administrador André respondeu:

    Sabe que vc me deu uma ideia?

    drumyoshiki respondeu:

    @André, poxa qnto suspense… agora to curioso 🙁

  • Pingback: Quantas diferencas existem entre um elefante e um rato? 24 milhoes » Ceticismo.net()