A evolução da beleza da Evolução

Maluquices da Bíblia
Problemas de saúde? Confie no dr. Ozzy!

Em 1859, as ciências biológicas mudaram radicalmente. Pode-se dizer que a começou o E.D.: Era Darwin, quando o naturalista britânico publicou sua opus maxima, cujo título completo é Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida. Bem, se as pessoas já se assustam com um parágrafo de blog hoje, um título quilométrico desse é capaz de fazer muitas pessoas saírem correndo gritando, ou tascar logo um TL;DR. Antigamente não era muito diferente, o que se perpetuou até hoje, quando um bando de apedeutas ainda insiste em dizer que Darwin falou que a) O Homem veio do macaco (examinando alguns comentários que aparecem aqui, acho que alguns vieram das antas) e b) A Natureza seleciona o mais forte.

A obra de Darwin não tinha o que poderíamos chamar de apelo estético. Nada de fontes muito caprichadas ou diagramações supimpas, o que separa homens de meninos. Se por um lado tivemos o "feio" livro da "Origem das Espécies" sem nenhum fru-fru, pelo outro temos o festival de dizáine daquela bosta de "O Segredo". Agora, uma artista especializada em História Natural resolveu dar uma contribuição ao tio Darwin, preparando belíssimas ilustrações para uma edição da obra de Darwin.

Kelly Houle possui mestrado em Belas Artes pela Universidade do Arizona. Ela preparou uma série de belíssimas ilustrações para o Origens das Espécies, no que eu concordo pelo simples princípio de uma grande obra merece toda reverência que pudermos oferecer. No tempo de Darwin, as pessoas estavam mais acostumadas com textos, mas parece que isso hoje é um crime; mesmo porque, muitos precisam que se coloque um "sazon" nos livros – sob o risco de não ter emprego –, ou o pessoal não vai querer ler… SE ler. Num mundo onde vende-se miniaturas resumidíssimas de livros e com bastante figurinhas para atrair a atenção das pessoas, é de se pensar qual valor que estão dando a essas obras (dica: nenhum).

O projeto de Kelly é um tanto diferente, pois as ilustrações não servem apenas para serem bonitas (que de fato o são, e muito!), servem para guiar as pessoas pelo mundo da diversidade biológica. Não é a mesma coisa que encher de firulas e fontes e iluminuras sem a menor utilidade que sustente a obra. Eu, de minha parte, como dou mais valor ao conteúdo do que da maquiagem dele, podem escrever até com fonte Comic Sans, a fonte que os dizáiners dão piti, sem nenhum motivo aparente (desculpem, mas "design" não é faculdade de verdade. Mal aí os que ganham a vida inventando produtos conceituais que violam as Leis da Física).

The Illuminated Origin of Species é um projeto, como dito no próprio site, que combina ilustrações tradicionais e arte botânica com a primeira edição completa da obra-prima de Darwin da literatura científica. Não muito mais pode ser dito.


Fonte: Why Evolution is True

Maluquices da Bíblia
Problemas de saúde? Confie no dr. Ozzy!

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας