As belas auroras norueguesas

O que parece ser título de algum romance candidato ao prêmio Nobel de Literatura é, na verdade, uma simples ação natural tão bela quanto simples. Bem, talvez não seja tão simples assim. Auroras boreais e austrais acontecem quando emanações de partículas de alta energia vindas do Sol dão de cara com o campo magnético da Terra. Prótons, elétrons e neutrinos são expulsos à grande velocidade da coroa solar, adquirindo imensa energia cinética, além de sua carga elétrica (com exceção do neutrino, que não possui carga nem massa). Por causa do núcleo ferroso da Terra estar em convecção, elétrons ficam desemparelhados, acarretando no aparecimento de um campo magnético, que não só ajuda a direcionar nossas bússolas, como criam um escudo de defesa contra as partículas supra-citadas. O resultado é uma explosão de luz e cores nas regiões próximas aos polos, como é o caso da Noruega.

No início deste mês, uma das maiores auroras apareceu em vários locais ao norte, como a fronteira entre a Noruega e a Rússia. O filme que vocês verão a seguir (e que eu sugiro ser visto em tela cheia) foi feito com a técnica Time Lapse (ou lapso de tempo), que nos permite ver as magníficas cores nos céus da cidade de Kirkenes, Noruega.

Terje Sorgjerd, o responsável pela captura das imagens, passou uma semana para tirar as fotos que compuseram o filme. Em sua página no Facebook, ele disponibiliza maiores informações, além de outras fotos fantásticas.

Por mais que conheçamos a dinâmica do evento, causa-nos assombro e nos maravilha, não por ser um evento mágico, mas por saber que podemos entender o que está acontecendo, sem nos apegarmos a algum amuleto, temendo a ação de algum ser maligno ou de um deus que está dando um aviso para que nos comportemos da maneira que seus representantes acham que devemos agir. Sem dor, nem culpa. Apenas a beleza de um momento perdido no tempo quew temos o privilégio de apreciar, ver e rever váriuas e várias vezes, graças à tecnologia que desenvolvemos.

5 comentários em “As belas auroras norueguesas

  1. Impressionante :shock: Sorte dos que moram no Polo Norte e arredores para poder admirar esta obra de arte da Natureza.

    O que estraga é o frio. :( Mas o sacrifício com certeza vale a pena ;)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s