Movimento da Terra muda a astrologia completamente

Astrologia é a famosa arte e técnica de dizer que você teve um mau dia só porque nasceu no dia errado. O fato de outras pessoas terem nascido no mesmo dia e hora que você não terem tido o seu azar é algo misterioso e gêmeos não possuem o mesmo destino, demonstrando que minutos fazem diferença na vida das pessoas. Que o diga uma vestibulanda da UFPR. Mas é fato corriqueiro que mulheres AMAM saber o signo de todo mundo. Um mistério circunda a humanidade: como pode ter tanta gente burra que acredita em horóscopo? Adoro ler as seções horoscopianas, onde todos os textos são o mesmos (cuide de sua saúde, não se irrite, procure ouvir as pessoas e não ligue se seu chefe passar a mão na sua bunda). Só que isso parece estar com os dias contados. Astrônomos do Planetário de Minnesota demonstraram que os signos mudaram de data e estão menos confiáveis ainda.

Como sempre, jornalista escrevendo sobre Ciência é igual a tartaruga tentando costurar. Sendo assim, o pessoal do G1 solta a bomba (clique para ampliar):

Então, de acordo com o estagiário do G1, a ação gravitacional da Lua deforma o espaço-tempo com força suficiente para mudar a trajetória das estrelas. Eu imagino qual campo gravitacional seria necessário para mudar a órbita de uma estrela como Alfa da constelação de Centauro e qual a massa necessária para tal.

Basicamente, os antigos achavam que os astros prediziam o futuro e o destino de nações. Era um emprego muito rentoso, a menos que você não previsse um cometa, como aconteceu no reinado de Montezuma, o cara ficou com cagaço, mandou matar seus astrólogos e se escondeu em seu quarto, enquanto Cortéz chegava abalando. O próprio Kepler arrumou um bocado de dinheiro com astrologia, para depois destrui-la, sem saber que o fizera.

A pseudociência da astrologia baseia-se em termos pseudoestatísticos. Pessoas que nascem em determinada época do ano deveriam ter comportamentos semelhantes. Como antes a única forma de se ter noção da passagem do tempo era olhando para cima e a posição relativa das estrelas, era assim que se notava que o “Sol estava na constelação de gêmeos”. Isso faz total sentido… se a Terra fosse chata feito pizza e ficasse no centro do Universo. Diferente do que os idiotas do Show da Lua pensam, a Terra não é chata, não está no centro de nada e possui 3 movimentos distintos: 1) Rotação (ela gira em torno de si mesma), revolução ou translação (gira ao redor do sol numa órbita elíptica) e precessão. A precessão é o famoso “movimento de píão”, onde a Terra não gira em sentido horizontal, mantendo uma posição vertical certinha, ela está inclinada em 23,5°. O período da precessão é de 26000 anos. Creio que até aí todo mundo entendeu, né?

Bem, o que o dr. Parke Kunkle do Minnesota Planetarium Society determinou (e o pessoal do G1 kibou sem citar a fonte) é que a posição aparente dos astros mudou ao longo dos séculos e não é difícil de entender o porque.

Suponha que você esteja num carro em movimento, numa grande avenida. O movimento aparente dos postes é paralelo ao seu (para você, você está parado e o carro é seu referencial inercial) enquanto que os carros que vêm pela perpendicular possuem um movimento aparente em diagonal a você.

Se você mudar a trajetória do seu carro, o movimento aparente dos postes, carros e pedestres também mudaria. É como você vir dirigindo pela avenida Presidente Vargas, em direção à Igreja da Candelária. Assim que você entrasse na avenida Rio branco, a Candelária não estará mais à sua frente e, ao invés de estar com movimento aparente de colisão a você, ela faria uma curva e começaria a se afastar. Claro que isso é bem simplista, pois estou levando em consideração apenas duas dimensões (pra frente/pra trás, esquerda/direita).

Se eu me desloco com uma velocidade constante num Movimento Curvilíneo Uniforme (MCU) poderei prever quando um objeto estacionário passará por meu campo de visão E é assim que podemos calcular quando um satélite passará por nós (levando em conta o tempo que o sinal do satélite chegará até nós, claro, mas eu sei que ele está lá).

Quando eu tenho um movimento angular como a precessão, acabamos tendo alguns probleminhas em “apontar” para as constelações. Quando se pratica tiro-ao-alvo, sabe-se que a variação de 1° acarretará em uma diferença em metros considerável (e eu estou desprezando o efeito da gravidade, atrito com o ar, atrito com o cano de disparo, aerodinâmica do projétil etc.). Pense agora que a estrela mais próxima de nós, excluindo o Sol, está a 5 anos-luz . Uma distância e tanto e a precessão, apesar de ser relativamente lenta, fará grandes diferenças e só não o fez até agora porque Ptolomeu nasceu no século 1 E.C.

Se em 2 mil anos os movimentos aparentes dos astros começam a mostrar incongruências com o que se achava até então, como podem esperar levar horóscopos a sério? O interessante é que nenhum horóscopo menciona Plutão. Talvez, porque ele só foi descoberto em 1930, através de uma previsão, não por um astrólogo, mas por um astrônomo que notou uma discrepância na órbita de Netuno e concluiu que outro corpo deveria estar afetando gravitacionalmente o referido planeta.

Por mais que tentem explicar estas bobagens, até agora ninguém conseguiu discorrer COMO os astros atuam em seu destino. Força gravitacional? Mais fácil a sua sogra fazer alguma diferença, e ela nem precisa ser tão gorda assim. A força gravitacional decresce em proporção ao quadrado da distância.

Horóscopo é apenas mais uma crendice, um motivo para as pessoas colocarem a culpa em algo. Seu horóscopo previu que chuvas no Rio de Janeiro causariam desabamento? Grandes coisas, isso tem todo ano! Quero ver prever os números da Mega Sena. Mas, não. São previsões como “tenha cuidado ao atravessar a rua” ou “não se deixe influenciar por pessoas invejosas” ou “toma vergonha na puta da cara e compre um livro ao invés de ler esta coluna, seu idiota!”

Se bem que eu prevejo que dificilmente a última previsão seja algum dia publicada. A verdade está lá fora, a burrice é que mora nas pessoas.

19 comentários em “Movimento da Terra muda a astrologia completamente

  1. Semana passada o Papa finalmente descobriu como Deus criou o universo. Hoje os astrólogos descobriram que uma décima terceira constelação possivelmente influencia nos péssimos resultados que tem.
    Qual será a próxima grande revelação no fantástico mundo da fantasia?

    Curioso é que Dr. Kunkle disse algo que já era conhecido pela maioria dos astrônomos a muito tempo.

    Bem, com esse meu comentário acima dá pra notar que sou do signo de Serpentário e que nasci com a bunda virada pra Lilith, a lua negra. :cool:

  2. André existia uma festa pagã sobre o Deus Sol que era comemorada dia 25 de dezembro, e talvez a Igreja católica tenha adequado o “nascimento de cristo” a esta data para encobrir tal comemoração… o bom que fui dar uma rápida pesquisada e descobri que tinha uns “magos” da Corte que eram conselheiros de Reis e se baseavam ( não digo puxar um beck) em astrologia para repassar ao Dono da Coroa, mas caso errassem suas previsões …. eram mortos… !!! Imaginem se pudessêmos castigar aqueles que fazem isto hoje!! kkk.

  3. Esse texto me lembrou o dia que conheci Salvador/BA. Tinha 17 anos. Andando pela praça uma baiana puxou minha mão e começou a dizer coisas do tipo: “Você é apaixonado por uma pessoa.” “Você não tem tanta certeza do que quer na sua vida profissional.” “Você já brigou com seus pais”.

    Quando ela dizia algo assim eu prontamente respondia: “Você tem um filho e já brigou com ele.” “Você tem um problema de saúde e precisa ir ao médico”. “Você tem amigas fofoqueiras, afaste-se delas.”

    Ela perguntou o que eu estava fazendo. Disse que enquanto ela “lia” minha mão eu “lia” a dela! A baiana soltou minha mão, jogou praga e foi embora me xingando.

    Ler a mão é igual a horóscopo.. Afirmações genéricas, apenas.

  4. Eu jurava pelos meus filhos que você não iria publicar/comentar essa notícia. Jurava. Mas, já que postou, vou comentar que acho uma extrema bobagem consultar horóscopo e mapas astrais, mas fico fascinada por ver minhas atitudes tão descaramente descritas quando é para saber como o signo atua.

  5. Eu sou leonina, com ascendente em leão.
    Considerando que leão é um líder nato, eu deveria dominar o mundo!
    Que diabos estou fazendo sentada em frente ao computador? :mrgreen:

  6. mas André, você não entendeu nada sobre a grande ciência hermética, os astros não tem nada a ver com a astrologia (oO), na verdade são apenas símbolos para as energias cósmicas que fluem através da repimboca da parafuseta, ou você é tão pseudo-cético que não consegue enxergar isso? Oh, se vc não consegue enxergar as energias flutuantes dos deuses cabalísticos que estão escritos em duzentos mil livros de formas completamente contraditória, lógico que você é um pseudo-cético idiotinha!

    Bem, ao menos é isso que eu estou aprendendo com o DD: http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/ofiuco-serpentario-o-novo-signo-do-zodiaco-not-34069

    1. Eu adorava os livros de RPG que esse cara escrevia. Pelo jeito, ele achou um nicho bem maior e mais lucrativo que o ramo RPGista.

  7. É verdade que o fenômeno da precessão já era conhecido na Mesopotâmia no terceiro, ou talvez mesmo quarto milênio a.C??

  8. O mais estranho é que etimologicamente astrologia significa “ESTUDO DOS ASTROS”. Mas deu para ver que os nossos amados astrólogos estão desatualizados uns dois mil anos por não estudarem os astros como deveriam.

    Enquanto isso os astrônomos prevêem eclipses e passagens de cometas com uma precisão fantástica indicando data e hora com precisão de minutos e lugar onde podemos curtir a vista com antecedência de décadas. Agora perguntem a um astrólogo se ele consegue prever isso. Se eles não conseguem prever uma eclipse como acham que podem nos dar conselhos sobre a nossa vida?

    1. E se eu disse que eu vi livro de Ciências dizendo que astrologia é uma ciência apenas diferente (sic) da Astronomia?

      Postarei algo sobre isso em breve. Aguardem, amiguinhos.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s