Facebook está ligada à volta da sífilis, diz “especialista”

pc_lingerie.jpgTodo dia eu leio muita coisa maluca, mas tem coisas que superam as demais. Segundo o “especialista” Peter Kelly, diretor de saúde pública em Teesside, Inglaterra, o Facebook tem contribuído para o ressurgimento da sífilis, doença sexualmente transmissível. Nas áreas de Sunderland, Durham e Teesside, onde o Facebook é mais popular, os níveis de sífilis quadruplicaram. Será isso um padrão? Quem acessa o Facebook está com sua saúde genital comprometida? O pênis vai cair? Senhoras e senhores, esta é a segunda edição da sua SEXTA INSANA!

De acordo com o professor, há uma clara ligação do Facebook e a disseminação das bactérias, principalmente entre mulheres jovens. Eu acho isso esquisito, a não ser se levarmos em conta que computadores pessoais são muito mais sujos que privadas. Ainda seguindo o professor Kelly, “a sífilis é uma doença devastadora. Qualquer um que tenha relações sexuais desprotegidas com parceiros casuais é de alto risco. (…) Sites de redes sociais estão tornando mais fácil para as pessoas a reunir-se para o sexo casual.”

Então, deixa ver se eu entendi. O miserável cata uma vagaba num Facebook da vida, ele com o nick “Pedrão Taradão” e ela com “Tati Quebra barraco da Tijuca”. Eles se encontram e partem pro rala-e-rola. Daí, o cara pega sífilis, AIDS ou uma gripe suína e a culpa é do Facebook? Qual a diferença disso e ir num barzinho e catar a primeira moçoila que aparecer? Ah, sim…os barzinhos estão disseminando vírus, bactérias, protozoários e pretensas sogras. Ok. Em Teesside, havia 30 casos registrados de sífilis no ano passado, mas os números verdadeiros são esperados para serem muito maiores; e isso, claro, é culpa de gente marcando encontro no Farmville, indo jantar no Cafe World e partindo pra safadeza depois. (Existe algum aplicativo sobre motel no Facebook?).

O pessoal do Facebook, obviamente, achou que isso tudo era besteira e eles não estão errados. Segundo um porta-voz de lá, “a afirmação de que o Facebook é responsável pela transmissão da sífilis é ridícula! O Facebook não é mais responsável pela transmissão de DSTs do que os jornais responsáveis pela visão ruim. Relatórios de hoje exageram os comentários feitos pelo professor, e ignorar a diferença entre correlação e causalidade. Como os mais de 400 milhões de usuários do Facebook sabem, nosso site não é um lugar para conhecer pessoas para sexo casual – é um lugar para amigos, familiares e colegas de trabalho para se conectar e compartilhar.”

Entretanto, o bom doutor provavelmente viu a parte de “conectar” e já pensou maldade. Aliás, qual o problema do sexo casual, seja ele conseguido através de redes sociais ou encontrando na rua mesmo? Fico pensando se não é uma forma de guerrilha por parte do Orkut, por ciúme ou por medo de perder mais usuários. E todos nós sabemos que quem tem orkut tem medo.


Fonte: The Telegraph

6 comentários em “Facebook está ligada à volta da sífilis, diz “especialista”

  1. Bem que poderiam apresentar a esse “especialista” o conceito de falácias. Em especial a do tipo “Post hoc” (http://www.skepdic.com/posthoc.html).

    E, mudando de assunto, por que existem tantos “especialistas” e “professores” que falam mal da Internet e gostam de colocar a culpa de tudo de ruim que acontece no mundo na coitada da Internet?

    Curtir

    1. @Lucho,

      Porque desde sempre é muito mais fácil colocar a culpa de tudo de ruim que acontece no mundo em objetos inanimados, a assumir sua própria responsabilidade nessas merdas. :wink:

      Vide o povinho tosco que pega um ou dois casos de idiotas que matam alguém depois de ver um filme, ou jogar determinado game/RPG/afins. O que é mais fácil: demonizar os filmes/games/RPG’s/afins, ou reconhecer que nossa sociedade é uma fábrica de psicóticos e trabalhar para mudar este quadro? :smile:

      Curtir

  2. Pingback: Blog do Lucho
    1. Fake. Basta procurar alguma referência em português por “Paz do Senhor Amado” e ver que a única coisa que retorna é este spam. Vocês ainda não aprenderam o que é ceticismo, né?

      Curtir

      1. @André,

        Tem essa nota no final do artigo:

        “This post reports an item on the site Bobolhando, which publishes both serious and spoof stories. It remains unclear whether this story is the former or the latter, though its originator Thiago Caetano insists it is not a spoof.”

        Como dizia Carl Sagan, “a ausência de evidência não é evidência de ausência”… E tratando-se de crentes, eu não duvido nada. :)

        Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.