Halloween: Mais um dia doido

Bem, Estamos no final do dia 31 de outubro. Se você não se meteu num buraco (ops) nos últimos anos, deve saber que o Brasil foi colonizado adquiriu festividades norte-americanas; entre elas o Halloween, o Dia das Bruxas, All Souls Even, Véspera de Todos os Santos, Antevéspera de Finados, Véspera do Samhain, Fim do Ano Celta, entre outras bobagens que importamos, só faltando comemorarmos Dia de Ação de Graças e os restaurantes oferecerem peru com torta de abóbora, onde nos vestiremos como peregrinos, enquanto matamos índios para darmos em oferenda a São Custer.

Colégios, mercados, TV, rádios, jornais, Internet etc, um monte de veículos de informação (ou nem tanto) venerando um dia sem significado algum para brasileiros. Deixem-me contar um segredinho: a maioria da população brasileira não descende de celtas (não é meu caso, eu sou descendente de irlandeses). Mas, como bons imitadores, os brasileiros querem ser “chiques” bancando americanos. Cool!

Vejo uma maçaroca de postagens e notícias sobre isso, muitas vezes falando um monte de bobagens e, para um estudioso da psique religiosa como eu, um lamento por ver como as pessoas podem ser tão tolas em acreditar em um monte de crendices idiotas.

Não, é sério! As pessoas já estão REALMENTE pensando que esse negócio de fadas, gnomos e ispritus é de verdade. Se bem que a larga maioria da população brasileira é cristã, acreditando em cobras falantes e num judeu zumbi, enquanto outros creem firmemente que colocar um prato de barro com uma galinha estropiada, com farofa, pipoca e cachaça (eita, mistura!) fará trazer a vagaba da mulher ou o noivo galinha de volta, bem como fazer mal ao vizinho, só porque o cachorro dele late a noite toda.

Como são estranhas as pessoas grandes!

Eu tento apreender de vez a ideia que as pessoas são esquisitas, enquanto um bando de enganadores tiram proveito disso, posando como magos, feiticeiros, profetas, apóstolos, médiuns ou seja lá o que o vigarista diz que é, e as bestas acreditam, simplesmente porque querem acreditar.

Vejo no fabulosíssimo receptáculo da cultura brasileira, conhecido como G1, uma “bruxa”, vestida com algo que parece uma roupa hindu, dando receitinha para o rélouin trazer muitas coisas para as pessoas. se vocês tiverem o desprazer de ver o vídeo, verá a distinta fazer uma “bruxaria”, evocando os poderes da natureza ou qualquer idiotice nesse sentido.

É interessante o que ela usa: Velas (uma rosa e uma alaranjada), um incenso de bastão e algumas flores.

Primeiramente, eu nunca soube que os antigos praticantes de wicca ou mesmo druidismo (não confunda as duas coisas) usarem velas e ainda menos velas coloridas. Incenso? Hindus estavam no norte da Europa? Ou será que Buda deu um rolé por lá?

Detalhe pro caldeirão fumegante (sem fogo nenhum por baixo). Fantástico! Tão fantástico quanto ver a entrevista do Paulo Coelho, todo vestido de preto, dizendo-se mago capaz de fazer chover. O pedido do repórter solicitando que ele desse um exemplo mostrou bem quem ele era, arranjando mil e uma desculpas para não fazer isso naquele momento. Eu, particularmente, ainda prefiro a briosa literatura da Bruna Surfistinha.

Está acabando o prazo. à meia-noite do dia 31 para o dia 1º de novembro, os portões do mundo dos espíritos se abrirá. Jack O’Lantern virá iluminar o caminho para as almas, de modo que elas possam adentrar o reino dos mortos e os que estão vivos verão uma procissão em direção ao reino de Samhain. Figuras tenebrosas tentarão escapar de lá, ou mesmo tentando arrastar você em direção às sombras! Pegue alguns doces, distraia os visitantes, ou eles lhe pregarão uma peça horrível e você cairá no manto negro do inferno, onde criaturas do submundo o aguardam.

De qualquer forma, você pode ver coisa mais assustadora, como o vídeo abaixo.

Feliz Dia das Bruxas, pessoal!

22 comentários em “Halloween: Mais um dia doido

  1. Cara, Golimar é um perigo… eu vi esse vídeo uma vez, e aleatoriamente essa palavra salta da minha boca… de vez em quando até com eco.

    Brrr…. :shock:

      1. @André, isso é Finados, dia 2 de Novembro. Halloween é no dia 31, ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos, que é o “All Hallows Day” ou “All Saints Day”.

        E não é “even”, véspera é “eve”.

        1. All Souls Even
          Véspera de Todas as Almas (ou Santos)

          Eu NÃO DISSE que halloween significa All Souls Even, eu quis dizer que o halloween CAI na véspera de todos os santos.

          Deu pra entender agora?

          1. Do jeito que está colocado no primeiro parágrafo, achei que você estivesse dizendo que “Halloween” e “All Souls Even” fosse a mesma coisa…

            Então tá. Mas “Souls” não se traduz por santos(até por que o dia de todos os santos tem o próprio nome, e não é “All Souls”, que é Finados, de acordo inclusive com o artigo que você me mandou).

          2. Ai meu Hades…

            Que “soul” não é “santo”, eu sei. Por que eu escrevi que era? Porquie cometi um erro, confesso. E sim, o All Souls Day é o Dia de Finados, mas “EVEN” significa VÉSPERA. O Dia das Bruxas é ANTEVÉSPERA (um dia antes da véspera). O festival de Samhain é na meia-noite, onde os dias 31/10 e 01/11 coexistem simultaneamente por uma fração de segundos. Segundos esses que se abre o portal do submundo para o mundo terreno, segundo a tradição Wicca.

            Não é tão complicado assim.

            E que eu escrevi besteira qdo falei que all souls day e all saints era a mesma coisa, foi um erro idiota do retardado aqui. Desculpe.

          3. Eita, atingimos o limite de respostas! :shock:

            Pois é, não é complicado. Só esse “Souls” que ficou entrujado no meio… :???:

            E agora chega. Eu tenho que parar de insistir em flamewars linguísticos. :razz:

  2. Infelizmente o brasileiro não tem uma identidade nacional forte,vai conforme a moda,tudo que é gringo é melhor,até as crendices… :???:

  3. O Brasil nunca deixará de ser colonia!
    Na minha escola de primeiro grau, escola publica, paravam para comemorar dia de ação de graças.
    Acho que o que atrai os brasileiros no “ralouin” é a falta de uma comemoração parecida nacional então como bons colonos que somos adotamos a comemorção da metropole.
    Tudo que é estrangeiro parece melhor, sinto falta das locadoras, hoje vejo muitas lojas de “rental”, também tenho saudades dos serviços de entrega, não gosto dos “delivery” de agora.
    É a falta de uma identidade cultural própria, de quem é a culpa não sei.

  4. Uma comemoração religiosa que faz sentido: jogo do palmeiras em 17 de março.

    A torcida se veste de verde, bebe até cair e mal sabe que está dando um salve a São Patrício.

  5. Halloween? Bobagem. Devemos mesmo é festejar as datas comemorativas de NOSSA tão amada e supersticiosa nação. Para o dia 31 de outubro o Dia do Saci está bom?

  6. “un ecenso ti roça”… “cor te rosa”… “prosperitati”… “tampém”… “froles ti fioleta”

    Que troço de linguagem é essa? Será que ela matava as aulas de portguês pra treinar feitiçaria no banheiro?

    E quem me dera se as festividades de Halloween no Brasil fosse pelo menos parecido com o país do Obama San.

    Dá um olhada Nesse Site André, acho que você vai gostar. Vocês dois tem um modo parecido de fazer artigos.

    1. Para quem não conhece os Caça Fantasmas… bom… se você não sabe quem são os Caça Fantasmas, o que xavascas está fazendo aqui? Este não é seu lugar! Vá embora, volte para onde veio! Vai ler o blog da Marimoon que você ganha mais!

      Biltre, pestilento e imundo!

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA

      Acho que vou convidá-lo para vir escrever artigos. :twisted:

      1. @André,
        :lol: :lol:
        O mundo precisa de mais nerds engraçados. E o humor desse cara vale ouro. :razz: E o seu também. :wink:

        E FELIZ HALLOWEEN À TODOS (para quem gosta, lógico. Melhor que comemorar o nascimento do pobre menino de jerusálem, que nasceu para o nosso bem…)

  7. Golimar -mar -mar- -mar
    copiação de cultura dos outros é triste, pelo menos se os outros copiassem as boas ideias estava bom, só copiam porcaria.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s