Em tempos de web 2.0, informação a um clique de mouse, em cima do olho, de lança lance certeiro, na velocidade da Internet, além de outros chavões ridículos, para passar propaganda de “mudernu”, esperamos uma notícia, no mínimo, atual.
Obviamente, jornalistas costumam ser um caso perdido. Alguma distrofia neurológica ou replicação de cromossomos a mais ou, de repente, algum alelo defeituoso (embora eu vote em imbecilidade crônica mesmo) faz com que essas criaturinhas – que se consideram mais bem informadas que outras, já que estão em cima da lança, com o olho em riste etc – escrevam um monte de bobagens.
Isso me deu uma idéia de mais uma série (sim, mais uma. Por quê?): Pérolas Jornalísticas. A de hoje foi trazida por e-mail para nós, os Hereges Martelos contra a Ignorância, cuja autoria pertence à redação da INFO, que é publicada pela Abril, a mesma editora que publica a Veja. Sentiu o drama, né?
O blog da Info trouxe uma fantástica notícia. Segundo as informações postadas, a Evolução é observada em laboratório! U-AU!!!!!! Sim, é um fato e tanto, pois o pesquisador Richard Lenski, da Universidade Estadual de Michigan, e sua equipe observaram 40 mil gerações das unicelulares Escherichia coli, bactérias de rápida reprodução que começaram a ser criadas para o experimento em 1988.
Um feito com resultado notável, né? Então, qual o problema?
Nenhum. Só que a distinta notícia foi publicada por nós do Ceticismo.net… em 13 de junho de 2008! Acho que o pessoal da Info anda desnutrido, fazendo com que eles fiquem mais lentinhos…
Bem, a verdade é que eles se basearam no press release da Nature. Já, nossa postagem baseou-se fundamentalmente na publicação em outro periódico, a PNAS.
O que nos resta de lição, crianças? Quando queremos divulgar os avanços da Ciência, devemos cobrir o maior número possível dereferências e publicações indexadas. Os autores não publicam em TODOS os periódicos de uma vez; portanto, se queremos realmente informar, temos que estarmos atentos às fontes de informação. Eu mesmo já perdi algumas oportunidades de notícia, mas eu tenho a desculpa que essa NÃO É minha profissão, de onde tiro o meu sustento.
Tudo bem que eu posso ser um pouquinho exigente co jornalistas, mas depois que escrevem tantas bobagens por aí, temos sempre que fiscalizar. E para isso é que existem os blogs científicos.
Info? :mad: Abril? :eek: Veja? :shock: … SOMEBODY HELP ME!
Essas devem ser as fonte de notícias das crentalhas. Isso explicaria o atrazo pré-histórico da maioria (pra não generalizar).
CurtirCurtir
oi andre
nao gostei dessa historia de logar pra colocar comentarios… assim a minha joaninha nao aparece!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
bom, jornalista falando de ciencia eh um terror!!! tenho uma irma que tah fazendo jornalismo e jah avisei que se um dia ela for escrever um artigo sobre ciencia, pra me consultar antes!!!
revistas como superinteressante e galileu soh fazem um desserviço pra ciencia. dah uma olhada nesse artigo aqui:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG83724-6048,00.html
abraço
CurtirCurtir
Fabi, vc pode cadastrar sua joaninha no http://www.gravatar.com , com o email da conta com a qual vc se registrou aqui.
CurtirCurtir