Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade Princeton mostra que formigas – sim, aquelas lindas formiguinhas que você adorava matar com uma lente, concentrando os raios do sol – podem realizar uma tarefa mais racional do que nós mesmos, apesar de termos este cabeção, polegares opositores e capazes de desenvolver tecnologia, nem que seja pra assistir Big Brother.
Bem, realmente, as formigas usam mais de racionalidade, mesmo…
Obviamente, isso não significa que você é mais estúpido que uma formiga (salvo se você ouve vozes que mandam picotar seu próprio filho); no entanto, muitos seres humanos (maioria), assim como os demais animais, podem fazer escolhas irracionais e eu duvido que você nunca tenha visto tal atitude na sua vida. Aposto, inclusive, que você é mais um exemplo que toma atitudes irracionais. Não se ofenda, a Natureza tem dessas coisas, mesmo.
O estudo publicado na Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences (mais conhecida como PNAS) foi coordenado pelo Dr. Stephen Pratt, professor assistente na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade Estadual do Arizona, e a publicação integral poderá ser lida AQUI.
A pesquisa surgiu a partir de uma análise do processo de seleção do ninho da formiga Temnothorax curvispinosus, as quais vivem em colônias dentro de pequenas cavidades, e são hábeis em encontrar novos lugares para alojar-se. O desafio foi a “escolha” de um lugar para o ninho, quando oferecidas duas opções com vantagens muito semelhantes.
O que os pesquisadores perceberam foi que havia uma espécie de tomada de decisões em grupo por parte das formigas, minimizando as chances de erros ocorressem por meio de decisões individuais. Assim, os grupos de formigas que tomavam decisões em grupos tinham maiores condições de cometerem menos erros, propiciando que tais grupos desenvolvessem mais. Seleção Natural.
Analisar o processo de tomada de decisões de simples formigas pode soar meio maluco, mas não é se tivermos uma visão, digamos, um pouco mais à frente. Compreendendo estes mecanismos, compreende-se melhor os processos de decisão das pessoas, enquanto sociedade. Isso, em um futuro próximo ou não tão próximo, poderá ser a chave do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.
Se robôs usarão este processo para criar um exército organizado e aniquilar nós, reles humanos (aqui aparecem as deixas para aquelas piadas batidas sobre o Skynet, Cylons etc.), é um caso secundário. No entanto, podemos inclusive analisar nossa própria sociedade mediante estas pesquisas
Agora, pare para pensar um pouco, antes de fritar formiguinhas: elas podem ser mais racionais que você mesmo. Ao menos, nunca vi uma formiga matando outro ser vivo por diversão.

Elas não matam por diversão, mas tem umas que dão umas picadas sinistras que não tem como resistir a tentação de colocá-las dentro de um pote no sol e queima-las com a lupa feito purúruca no inferno.
Mas quem sabe num futuro não tão distante, elas comecem a dar aulas de ética aos religiosos. [?]
CurtirCurtir
Eu queria colocar em um potão de vidro um religioso, e queima-lo depois com uma lupa! *-*
CurtirCurtir
Matar com lupa? Não tem graça. Divertido é colocá-las em teias de aranha. >:)
Mas já parei há anos com esse sadismo. Tanto que já criei um formigueiro inteiro. Garanto que no meio de milhões nunca vi uma formiga ociosa ou desempregada. A rainha costuma ser mais inteligente do que muito barbudo que já foi presidente.
CurtirCurtir
Formigas secretam uma substância que fazem com que a resposta seja OBRIGATÓRIA.
CurtirCurtir
@André, O mesmo acontece com as abelhas, vespas e cupins?
CurtirCurtir
ACHO que sim, mas não estou certo.
CurtirCurtir
@André, Eu também criei umas formigas separadas da rainha para ver quanto tempo elas sobreviveriam. Criei dez. Elas Sobreviveram três meses e até construíram umas galerias. Até anotei umas observações e mostrei para minha professora de biologia que ficou admirada. Mas com o tempo o idiota aqui perdeu o interesse e resolveu trabalhar como um camelo em outro país. Mas vou recuperar o tempo perdido.
CurtirCurtir
Se você tivesse colocado uma larva de formiga, ela teria sido alimentada até se tornar uma rainha.
CurtirCurtir
Por que não pensei nisso?! :roll: Um dia repito essa experiência com minha filha ;-)
CurtirCurtir