Grandes Nomes da Ciência: Clara Immerwahr

Olhos horrorizados viram com um esgar de reprovação o que se descortinava. Cantos da boca retorcidos, mas não tão retorcidos como pulmões sendo dilacerados por uma ameaça gasosa. Os olhos suplicam para que a loucura pare, mas ela não pare, e o pensamento “não foi para isso que eu estudei” cruzou com um ribombar de trovões pela mente brilhante. Críticas e desconfiança. Mãos suadas se esfregam no vestido impecável e pés giram nos tacões recusando que a Ciência pudesse ter um destino de causar dor, morte e desespero.

Esta é a desalentadora história de Clara Immerwahr. Mais que uma química, um lembrete que cientistas são pessoas e estão fadados a quaisquer desvios de caráter como qualquer um.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Clara Immerwahr”

Juiz do Quênia diz que exame anal para saber quem é gay é legal

Não é que ser gay seja ruim. Eu nem sei se é ruim ou não, já que não sei. Quem é garante que é muito legal, e eu não tenho motivos para duvidar, O problema é ser gay em países toscos, governados por idiotas, cujos magistrados não passam de energúmenos. Não, por incrivel que pareça, não estou falando do Brasil (dessa vez), mas sim do Quênia, lugarzinho mui legal em que um juiz determinou que é perfeitamente constitucional que se examine a cavidade retal das pessoas para se saber se são gays ou não.

Metendo o dedo na ferida e em outros lugares, esta é a sua SEXTA QUINTA INSANA!

Continuar lendo “Juiz do Quênia diz que exame anal para saber quem é gay é legal”

Um dia na Igreja Fosfetanolaminiana do 7° Dia

Eu falei que isso ia acontecer, mas quem se importa com o que eu falo? Bem, o Sindicato dos farmacêuticos de São Paulo (o sindicato de gente que entende tanto de laboratório que têm que ser chefiados por um químico, para impedi-los de fazer besteira) convidou os sumo-sacerdotes da Igreja da Nossa Senhora Fosfetanolamina, Gilberto Chierice e convidados, para participar do Seminário Fosfoetanolamina em Debate. Adivinhem quantas pessoas de fora foram convidadas para o debate?

Pois é.

Continuar lendo “Um dia na Igreja Fosfetanolaminiana do 7° Dia”

Outro deputado quer colocar ensino criacionista no currículo escolar. Mas isso nem é o pior

Ok, já cansei de provar que o Brasil é o país que odeia ciência. Odiamos qualquer coisa que vem com inovação, ciência, estudo, ensino e descoberta. As imensas isenções e benesses não só fundamentam que vivemos numa teocracia, como o modo como bancadas e ministros organizam suas pautas mediante a religião nos faz ter certeza disso.

Agora, se já não bastava o Feliciano, mais um deputado teve a brilhante ideia de incluir no currículo escolar ensino daquela bobajada chamada “Criacionismo”.

Criando raiva por político retardado eleito por uma população imbecil, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Outro deputado quer colocar ensino criacionista no currículo escolar. Mas isso nem é o pior”

UE quer todos os artigos científicos com acesso aberto até 2020. Chora Elsevier!

Eu já falei sobre isso duas vezes, e não me repetirei. Cheque os artigos O paywall de artigos científicos deveria acabar  e A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua. Lá eu deixo claro sobre a celeuma da abertura dos artigos científicos, nem que seja por vias um tanto questionáveis como o SciHub.

Afinal, a quem pertence o Conhecimento? A quem pertence os terabytes de dados produzidos, os terabytes de informações publicadas, compartilhadas, divulgadas e… presas a um sistema em que você tem que pagar para ler uma pesquisa, sendo que este dinheiro não vai para o pesquisador? Bem, a União Europeia bateu o martelo e disse que até 2020, todas as pesquisas feitas em instituições de lá terão que ser de acesso aberto.

Continuar lendo “UE quer todos os artigos científicos com acesso aberto até 2020. Chora Elsevier!”

Ministro da Educação recebe especialistas educacionais

Como assim? Só porque é feriado vocês acharam que não ia ter artigo? Mas eu jamais os privaria disso! Ainda mais com a imbecilidade rolando solta. Chega a ser cômico, se não fosse trágico, saber que ele, o incrível baluarte do saber, foi até Brasília para discutir as novas metas da Educação com o novo ministro do MEC. Sim, ele, especialista educacional, ele, detentor de vasta sabedoria. Sim, senhoras e senhores, Alexandre Frota foi ter com o ministro da Educação. Do jeito que anda a mesma, a presença do Frota é facilmente explicável.

Continuar lendo “Ministro da Educação recebe especialistas educacionais”

Europa caminhando para geração de eletricidade por meios renováveis

A cada dia, nós temos mais e mais fome de energia elétrica. Nossas cidades crescem, a população depende cada vez mais de smartphones, GPS, tablets, notebooks, PC do tipo desktop etc. Temos televisões, geladeiras, freezers, micro-ondas, lâmpadas, chuveiros e até o seu fogão convencional tem um plugzinho para ser ligado na tomada para que o acendedor automático funcione. Tudo isso alimentado por eletricidade (curiosamente, antigamente os acendimentos automáticos dos fornos eram por meio de cristais piezelétricos, sem precisam ligar na tomada. Nossos avós eram mais espertos). Quando carros elétricos se tornarem populares, este consumo será maior. Quem vai gerar tudo isso?

Continuar lendo “Europa caminhando para geração de eletricidade por meios renováveis”

Agora doulas poderão acompanhar pacientes. Darwin tá de olho

O Brasil, terra da pseudociência em que criacionismo é ensinado em colégios, fundações que “controlam” o tempo são contratadas, vidente que “prevê” uma queda de avião num lugar em que não passa aviões (e causa o maior auê), benzedeiras que ganham prêmios do IPHAN, mães de santo, astrólogos, numerólogos etc ajudado a tomar decisões. Sim, o Brasil é o país que odeia Ciência. Agora, pelo mesmo motivo que fosfoetanolamina foi aprovada, mamães hipsters ganharam o direito de ser acompanhadas por doulas nas salas de parto.

Doulas… até o nome é ridículo, mas não menos ridículo que suas atividades.

Continuar lendo “Agora doulas poderão acompanhar pacientes. Darwin tá de olho”

Pastora evangélica choca os corações ao dizer que e ateia. Não vi nada demais

As pessoas veem o mundo das religiões hoje e não sabe que eles não caíram de para-quedas, nem apareceram por mágica. Foram séculos, digo, milênios de ideias que foram se desenvolvendo até chegarmos no que temos hoje. E – SURPRESAAA!!!!! – continuará mudando. Assim, eu não entendi por que as pessoas ficaram chocadas com o caso da pastora canadense que admitiu não acreditar mais em Deus e seus cultos meio que mudaram um pouquinho. Eu disse no título e repito: não vi nada demais.

Continuar lendo “Pastora evangélica choca os corações ao dizer que e ateia. Não vi nada demais”

Políticos, desejos e o desprezo pela Realidade

Tia Dilma e seus péssimos discursos foram afastados enquanto julga-se o Impeachment, num movimento de golpe pelo qual a Presidência foi destituída, esquecendo-se que poderia ter convocado as Forças Armadas para defender o país de um Golpe de Estado, que foi assim nomeado pela imprensa internacional, se você considerar apenas o Huffington Post. O maravilhoso golpe seguindo os ditamos da Constituição e determinado por representantes escolhidos pelo povo. Claro, eu não nasci ontem e sei o que tem em jogo ali é poder, mas as pessoas são muito afoitas em ver as coisas e não analisá-las.

Tio Temer, agora sentado no Trono de Ferro, já fez a sua equipe ministerial. De novo, começaram os problemas e o pessoal reclamando.

Mas do que é que estão reclamando?

Continuar lendo “Políticos, desejos e o desprezo pela Realidade”