Rússia determina expulsão de Testemunhas de Jeová

A Crise do Hélio que assombra nosso mundo tecnológico
Pesquisadores estudam fluxos de água líquida sobre o gelo da Antártida

Russos são hardcore em todos os sentidos. Não, péra. Hardcore não traduz o que russos são. Tem até soldado que toma tiro na cabeça e não dá nada. O problema é que mesmo russos não gostam de serem acordados de madrugada no domingo, dia de Nosso Senhor Stalin. Isso levou a Suprema Côrte da Rússia a banir Testemunhas de Jeová do país.

Tenho sentimentos conflitantes a esse respeito.

TJs também não eram bem vistos por Stalin, mandando vários desses pra Sibéria. Stalin não era o tipo do cara que tivesse gente servindo de testemunha nem pro deus que ele não acreditava; a bem da verdade, Stalin era um democrata e perseguiu todo mundo e religiões ficaram proibidas de aparecer oficialmente até 1991). Só que agora o caldo entornou de vez!

Segundo a BBC, os magistrados determinaram que a referida seita foi considerada uma “organização extremista”. Com isso, os nossos (seus. Eu mesmo não aguento eles) queridos TJtinhas terão de entregar todas as suas propriedades para o Estado (hummm…). Isso remete ao número de, pelo menos, 395 templos espalhados por todo o território russo.

Não que eu adore Testemunhas de Jeová. Eu os acho um pé no saco. Hitler não gostava de Testemunhas de Jeová e os mandou direto pros campos de concentração, junto com inimigos do Estado, judeus e qualquer um com quem Adolf não fosse com a cara (mais ou menos mais da metade da Alemanha). Testemunhas de Jeová são chatos até para outras vertentes cristãs, só perdendo em alvo de ojeriza para a Universal. Eu também acho que as pessoas devem ter… sei lá… liberdade? Não, péra. Estávamos falando da Rússia de Nosso Senhor Putin, né?

Aliás, essa de “inimigo do Estado” eu conheço desde os tempos de Nabuzodonozor, mas foi exatamente essa a cartada que a Procuradora de Justiça Svetlana Borisova (é uma mulher, BBC, sua retardada) jogou. Svetlana tascou que os TJs representam “uma ameaça aos direitos dos cidadãos, à ordem pública e à segurança pública”, já que estes têm aquelas paradas de não querer se submeter a transfusões de sangue. O que você chamaria de “Darwin Tá Chamando”, na Rússia é encarado como violação das normas de saúde pública. Exagerado? Pode ser, mas não fui eu quem escreveu as leis de lá.

Os TJ vão recorrer, mas eu acho meio difícil de reverter a decisão. O lance é voltar aos tempos do Cristianismo primitivo e ficarem em cavernas ou sei lá. Ou então, fazerem um apitaço, batendo na porta da residência do Putin com uma revista Sentinela nas mãos e…

Nah, não vai acontecer. Todo mundo adora Jesus e Jeová, mas ninguém quer ir encontrar com os dois tão breve assim.

A Crise do Hélio que assombra nosso mundo tecnológico
Pesquisadores estudam fluxos de água líquida sobre o gelo da Antártida

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Lucas Monteiro

    Achei meio que extremo a decisão de expulsar as Testemunhas de Jeová, ainda mais de dizer que é contra uma ameaça ao direito dos cidadãos (meio irônico isso não?), mas como é na Rússia, nem me surpreendi muito, há diversos relatos de opressão por parte do governo de Putin, e como já da para ver, este segue pensamentos extremistas da época da KGB e da “grandiosa” União Soviética.
    Por outro lado, realmente, os TJs disseminam mesmo incentivo de ódio a outros grupos não relacionados ao deles, até mesmo á cristãos, dependendo da linha de pensamento religioso.
    Resumindo, é veemente esta decisão, deveria haver pelo menos parecer de um inquérito parlamentar sobre tal assunto. Assim como já dizia George Orwell : “Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.”

  • Slade

    André definiu bem, sentimentos conflitantes…
    Apesar de ser da área jurídica e saber que isso viola pelo menos uma dúzia de Tratados e convenções internacionais, em especial a de direitos humanos, não consigo discordar da lógica Russa.
    Sera que vou pro inferno?

  • cloverfield

    Só tenho uma coisa para comentar sobre esse assunto: ” Bigoda? Você tem Bigoda?”