Sobre Energias Alternativas

Nosso mundo tem sede de energia. A população crescente demanda mais e mais energia, nem que seja para iluminar nossas casas ou carregar nossos celulares. Com o advento de mais e mais dispositivos, mais é necessário carregadores e mais ainda de fontes que gerem energia elétrica para que possamos carregar as baterias de todos esses trecos.

Como gerar tamanha quantidade de energia? Com combustíveis fósseis é impraticável. Isso aliado ao conceito que toda geração de energia acarreta impactos ambientais e sociológicos. Será que podemos resolver isso com novos métodos de geração de energia, de forma que diminuamos o impacto ambiental? É o que veremos no vídeo de hoje

Continuar lendo “Sobre Energias Alternativas”

Como selecionar o próximo Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação?

Está dando celeuma a escolha do o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que além disso é bispo licenciado da Igreja Universal. O principal argumento é que… bem, é Universal, né? Não pode vir boa coisa. Eu acho que devemos ficar com um pé atrás (nas costas dele), o que é válido para vários outros. O problema é: quem vamos escolher. Assim, como quem não quer nada, eu pensei “Botões, ó, botões! Como escolheríamos o próximo ministro do MCTI?”. E meus botões me responderam e isso fez sentido. (se você fala com seus botões, você é um pensador. Se seus botões lhe respondem, procure um psiquiatra).

É muito simples! Basta fazer como no caso do presidente do Banco Central: uma sabatina. Mas o que perguntaríamos?

Continuar lendo “Como selecionar o próximo Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação?”

Temer escolhe bispo da IURD como ministro de Ciência e Tecnologia. Não entendi o stress

Ontem o clamor de fogo e ranger de dentes veio como uma horda avassaladora nos corações humanos ao ser divulgado que o ministro de Ciência & Tecnologia mais cotado a ser nomeado pelo Michel Temer, o próximo tirano que governará o país até que a população escolha o tirano sucessor, é o presidente nacional do PRB Marcos Pereira, que além disso é bispo licenciado da Igreja Universal.

As pessoas, fingindo gostar de ciência, acharam um absurdo, mas é só porque é da IURD e não porque é algo relacionado com Ciência. Na verdade, as pessoas reclamaram sem o menor sentido, como é fácil de entender mediante fatos simples.

Continuar lendo “Temer escolhe bispo da IURD como ministro de Ciência e Tecnologia. Não entendi o stress”

Alagoas vota projeto de lei da Escola Livre. Mas isso é liberdade?

Não vamos tampar Sol com peneira. Ok, eu sempre estou a ponto de defender professores, mas também tem aqueles que fazem besteiras, ainda mais quando estamos no campo das Humanas. Não que seja um problema por serem de Humanas; o motivo vocês entenderão mais para frente. Vemos, contudo, verdadeiros palanques em que professores acabam externando um pouco demais sua visão do mundo, seja em termos de política, religião e demais temas polêmicos. Surgiu assim um projeto-de-lei em Alagoas visando o conceito de Escola Livre, em que os professores não poderiam externar nenhum viés particular, criando assim a Escola Livre, de forma a manter a neutralidade da escola, impedindo professores de doutrinar e induzir alunos em assuntos políticos, religiosos e ideológicos.

Conseguiram divisar o tamanho do problema?

Continuar lendo “Alagoas vota projeto de lei da Escola Livre. Mas isso é liberdade?”

Deputados, impeachment, golpes e população idiota

Ontem (17/04) foi o melhor dos nossos dias, o pior de nossos dias e… Nah, que nada, foi mais um dia como outro qualquer na Câmara dos Deputados. Um festival de insânia, uma ópera-bufa que não é sem precedentes, pois aquilo acontece diariamente, só que somos alienados e não prestamos atenção. Foram xingamentos, gritos de louvor, loas a torturadores e um festival de assassinatos da Língua Portuguesa.

Afinal, o que aprendemos com a votação para decidir se Impeachment será julgado ou não ontem?

Continuar lendo “Deputados, impeachment, golpes e população idiota”

Em defesa das ciências humanas

Olá amiguinhos e amiguinhas!

Acho que já comentei aqui antes que sou uma pessoa muito curiosa e sempre me interessei por ciência. Poucos sabem, mas quando eu tinha entre 9 e 14 anos eu queria estudar química quando crescesse (é sério, gente, juro). Eu passei boa parte da minha infância e adolescência lendo enciclopédias e livros didáticos de ciência.

Aí vocês devem estar pensando “mas o que aconteceu que ao invés de química ou biologia ou física ou medicina você acabou indo pra psicologia, depois letras e acabou na linguística? Bateu a cabeça?”. Então, foi quase isso mesmo. Acabou que eu era uma adolescente chata (desculpem a redundância) e com disciplina zero (tenho problemas com isso até hoje, mas a gente vai melhorando com o tempo). Eu tinha preguiça de ficar horas e horas fazendo exercícios de matemática, e me irritava com erros bobos que destroem com a bagaça toda, e cismei que não tinha vocação pra matemática. (outra coisa que aconteceu foi que com 15 anos eu mudei de escola, o currículo era bem diferente, e eu acabei ficando sem base pra entender coisas como logaritmo ou potenciação. Mas enfim, boa parte da culpa é preguiça mesmo.)

Continuar lendo “Em defesa das ciências humanas”

Dilma sanciona pílula mágica de fosfoetanolamina

Existem verdades definitivas no Universo: O Sol é uma estrela, o Universo está em expansão e André está sempre certo. Eu falei que a Dilma ia sancionar a lei liberando esta besteira de fosfoetanolamina. E nem é por causa do risco de impeachment. Ela o faria de qualquer jeito. Político adora ficar bem na fita com a população, ainda mais se não tiver que desembolsar do próprio dinheiro. Claro, isso até pode ajudar com a população para melhorar sua fama, mas não será a população que decidirá pelo impeachment.

Continuar lendo “Dilma sanciona pílula mágica de fosfoetanolamina”

CDC confirma relação do zika vírus com microcefalia

O mundo já tem problemas demais, então, por que a Seleção Natural não arruma mais alguns. Claro, não acontece isso porque todos nós somos um projeto divinamente planejado. O problema é que esqueceram de avisar Darwin. Daí o que acontece? O vírus Zika dá as suas caras e começaram a pipocar relatos que além de queda, coice. Não só se contrai Zika, como seu filho pode nascer com microcefalia.

Obviamente, algumas pessoas vão dizer que é por causa de vacinas, Jesus está vindo aí e que o Íbis ganhou do Bayern de Munique. Só que agora temos confirmação científica. Sim, vírus Zika acarreta microcefalia.

Continuar lendo “CDC confirma relação do zika vírus com microcefalia”

A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua

Aaron Swartz deveria entrar no meu rol de Grandes Nomes da Ciência, mas eu teria pouco a escrever sobre ele, sua trajetória, enfim. Talvez seja um erro mas não é por falta de merecimento. Ele merece. Tal qual Prometeu, Swartz trouxe algo do reino dos deuses e deu aos Homens, pagando uma penitência severa por isso, e agora é tarde. Swartz já não está mais entre nós. A drª Alexandra Elbakyan é uma seguidora, herdeira, digamos assim, do Prometeu moderno.

Ambos caçados, ambos perseguidos. E pelo mesmo motivo:o Conhecimento. Ou a divulgação dele, de forma que os meros mortais tenham acesso a tudo que se produz em termos de publicações científicas.

Continuar lendo “A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua”

Médica deixou de atender filho de vereadora PT. Isso é ético?

Vai a resposta curta: Sim, é. Mas como assim? Médico não pode se recusar a atender paciente. Pode? Poder, pode, mas nem sempre. Não é simples e isso ontem me levou a uma conversa com quem mais entende disso: um médico.

Obviamente, você esta indignado, e eu não tiro a sua razão. Mas diferente de comentarista de portais, eu ouço o outro lado e procuro saber mais. Imagino que vocês que me leem também querem saber mais. Não é isso que diz bem aqui em cima do site? Você quer saber mais e vai saber mais. Ou dê Alt+F4, mas não pense que seus comentários serão aprovados.

Continuar lendo “Médica deixou de atender filho de vereadora PT. Isso é ético?”