Ministério da Nutella vai financiar cultura. Não, péra

Como a NASA caça asteroides?
Dissertação de mestrado será feita em prostíbulo

O Brasil do coitadismo acha que se você é incapaz de produzir algo com o seu dinheiro, então, é um direito divino que o Estado lhe dê esse dinheiro, mesmo quando você pode fazer de qualquer forma. Como a onda agora é ser youtubeiro e produzir apps, o Ministério da Cultura vai desembolsar bons reaizinhos para o pessoal produzir produções não necessariamente produtivas.

O MinC veio com esta novidade nessa sexta-feira p.p. Os editais publicados destinam um total de R$8,6 milhões que, além de formatos tradicionais, vai uma grana para youtubeiros, em que serão selecionadas 16 propostas para o programa “Juventude Vlogueira”, em projetos de até R$ 50 mil. Pensem no quanto de Nutella e pegadinhas poderá ser feito com isso tudo!

A probabilidade de canais de Ciência ganharem parte dessa verba já sabemos qual será. Os candidatos podem se inscrever até dia 21 de agosto e devem ter entre 18 e 29 anos, mas claro, já sabemos quem vai levar isso. Obviamente, o fato de ano que vem ter eleições é algo que não tem nada a ver com isso. Se esses jovens passarem a falar bem de políticos será por sua consciência política.

Eu sinceramente não entendo por que o governo precisa financiar youtubeiro. Senão, vejamos, YouTube, Vimeo, Daily Motion e alguns bem menos expressivos armazenam vídeo gratuitamente digrátis. YouTube e Daily Motion deixam até você monetizar os vídeos, ou seja, você GANHA pelos acessos, exceto se você for um canal de ciência com o YouTube sempre arrumando meio de capar seu dinheiro. Além disso, qualquer smartphone filma com uma qualidade decente, e mesmo mid level filma em fullHD. E sim, pobre tem smartphone e conexão com internet, que muitas vezes é de graça, dada pelo governo, mas preferem o link de 20 megas, bastando pagar uns reaizinhos pro dono do movimento.

Pobre TEM SIM acesso a modernas tecnologias. Não caiam no papo que acham que é tudo coitadinho à beira da miséria.

Sendo assim, qualquer um pode ter um canal no Tubo. Para que o governo precisa financiar? O Iberê Thenório do Manual do Mundo começou filmando com celular ou máquinas fotográficas no modo de filmar, emprestadas dos amigos. Acho que ele não está mal hoje, não é mesmo?

Dá até pra comprar uma excelente filmadora na casa dos 1000 reais, mas se você não tem nada disso, vai arrumar um trabalho de forma que possa ter, te vira! Mesma coisa para quem quer desenvolver apps. Visual Studio é digrátis e tem trocentos manuais, tutoriais e cursos gratuitos pela internet, basta procurar. Mas quando só se sabe achar site de pr0n, fica difícil!

Mas, André, para programar para iOS é preciso ter um Mac.

Compre um MacMini usado no Mercado Livre, ué. Ou, simplesmente NÃO PROGRAME PARA iPHONE. Seu mundo não vai cair se programar só para Android, que tem uma base de usuários absurda. Quando tiver grana, passe a fazer uma versão pra iOS, mas aí seu app tem que ser muito bom, filhão. Lamento, mas é assim que funciona no mundo dos adultos. Mas, claro, no país do coitadismo, todo mundo precisa mamar nas tetas do governo, sem prestar contas como faria para com um investidor, que não dá dinheiro de graça, e vai querer algum retorno, nem que seja exposição da marca. Mas se seu vídeo ou app lacrador ficar no nicho, e não for visto por ninguém, então ema ema ema.

Porque, no final das contas, nenhuma empresa irá querer investir em uma grande e interessantíssima produção como essa aqui, que conseguiu 75 mil reais da FUNARTE.

Como a NASA caça asteroides?
Dissertação de mestrado será feita em prostíbulo

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Pra chamar a atenção. Essas criaturas vestidas sempre passam desapercebidas. Ficando nus, chamam a atenção, nem que seja pela bizarrice.

    Lucas Monteiro respondeu:

    Incrível como o ser humano chega ao ponto de precisar se caluniar por si próprio por diversas formas para conseguir atenção. Que delicia de época que estamos vivenciado, onde retardados mentais como estes do vídeo, terão atenção e financiamento para suas bizarrices, mas canais sérios de Ciência assim como o seu Dr.André, provavelmente nunca terá uma atenção e financiamento do mesmo tamanho.

  • O Datilógrafo da AEB

    Complicado, tentei captar recursos pra um projeto de documentação musical na Baixada Fluminense, algo mais sério que envolvia pesquisa, entrevistas etc.. Fui entrar nesse mundinho dos editais e descobri que, quem leva a grana, é quem tem grana pra contratar profissionais especializados em projetos pra editais.
    Acaba que os incentivos ficam mal distribuídos, e quem precisa ou tem um projeto mais sério, fica sem grana pra viabilizar algo maior/melhor.

  • godThunder

    Sério, 75 pauuss!!!???
    Essa pessoa levou essa grana toda pra ficar 5 minutos pelada correndo no meio da terra, nem prost. de luxo ganha isso!!!
    Essa pode dizer que ganhou 75 mil sem precisar se foder.

  • Pirata Espacial
  • Victor Hugo

    O mercado mobile é 85% Android e o filho da p** quer fazer pra iOS, fora que nem precisa ter o hardware, dá pra alugar um Mac na nuvem e compilar o app http://www.macincloud.com/