Os alarmistas de plantão estão com seus orifícios bem fechadinhos. Cristãos estão esperando o arrebatamento! Mórmons estão pregando que Jesus vem pela 3ª vez. O mundo está pronto pra ir pro ralo! Um buraco afro-brasileiro negro se abrirá e milhares de demônios sairão e tomarão conta do mundo. Preparai-vos, ó pecadores. MUAAAHAHAHAHA
Infelizmente, para este bando de toscos, não há nenhum perigo quando o LHC entrar em funcionamento. Se não acreditam em mim, acreditem em Stephen Hawking. Eu creio que ele entende disso um pouquinho; mesmo porque, Oxford Cambridge não daria a cadeira que pertenceu a Isaac Newton a um camarada, só por causa de uma cadeira de rodas estilosa e mais avançada que muito laboratório de informática de faculdade.
Hawking afirma que não há perigo de que, ao ser acionado nesta quarta-feira, um gigantesco acelerador de partículas construído sob os Alpes suíços possa criar um buraco negro capaz de engolir o planeta (e o resto do sistema solar) em questão de minutos – como temem alguns cientistas. Temerosos, grupos de cientistas foram duas vezes a tribunais europeus tentar impedir o acionamento do aparelho. Mas, em entrevista à BBC, Hawking – um dos físicos mais respeitados do mundo – afirma que o experimento não representa perigo.
“Se as colisões no LHC criarem um micro buraco negro, e isso é pouco provável, ele apenas evaporará novamente, produzindo padrões característicos de partículas”, disse Hawking. E ainda acrescenta: “Colisões com essas, e ainda maiores, quantidades de energia ocorrem milhões de vezes por dia na atmosfera da Terra e nada terrível acontece”.
O acelerador, construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) em um laboratório subterrâneo na fronteira franco-suíça, perto de Genebra, foi batizado de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons). O equipamento é o maior e mais complexo instrumento científico já construído, e também o mais caro – com um custo estimado em US$ 8 bilhões. O LHC foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. Os cientistas esperam que a liberação maciça de energia causada pelo choque das partículas seja capaz de recriar as condições que existiam no universo imediatamente após o Big Bang.
Os físicos esperam que o LHC ajude a resolver algumas das questões mais fundamentais sobre a natureza do mundo, revelando os segredos da chamada matéria escura. Uma das questões que despertam maior expectativa diz respeito à partícula de Higgs, estupidamente chamada ás vezes de “partícula Deus”, a mais procurada pelos físicos. Os pesquisadores acreditam que ela dê massa a tudo o que existe, e encontrá-la seria crucial para a nossa compreensão do universo. Hawking, no entanto, diz ter apostado cem libras (cerca de US$ 170) que o acelerador não vai encontrá-la.
“Acho que vai ser muito mais interessante se não encontrarmos (a partícula de) Higgs. Isso vai mostrar que algo está errado, e que precisamos pensar de novo”, afirmou. “Fiz uma aposta de cem libras que não vamos encontrar a Higgs.”
Bem, Hawking adora apostas. Em uma delas, Stephen Hawking apostou com Kip Thorne… e perdeu! Thorne, por causa disso, ganhou um ano de assinatura da revista “Penthouse”. Segundo Hawking, que cumpriu o combinado, a mulher de Thorne não gostou nada. Faezr o que? Coisas de físicos… ;-)
Na opinião de Hawking, o LHC também pode ajudar na identificação de partículas que os físicos chamam de “super-parceiros”, ou “parceiros supersimétricos” para as partículas que conhecemos hoje. “Sua existência seria uma confirmação importante da Teoria da Corda, e elas podem compor a misteriosa matéria escura que mantém as galáxias juntas”, afirma o físico britânico. “O que quer que o LHC encontre, ou não encontre, os resultados vão nos dizer muito sobre a estrutura do universo”, acrescentou. “O LHC vai aumentar quatro vezes a energia com que podemos estudar interações entre partículas.”
Cientistas tem comentado, embora com cautela, que os experimentos da CERN estão se aventurando pelo terreno da ficção científica especulativa: universos múltiplos, mundos paralelos e buracos negros no espaço funcionando como elos entre esferas diferentes de existência. Hawking afirma que um universo paralelo pode ser muito diferente do que o que conhecemos. “De acordo com a idéia da soma de histórias, de Richard Feynman, o universo não apenas tem uma única história, como poderíamos pensar, mas tem todas as histórias possíveis, cada uma com seu próprio peso”, diz o físico. “Algumas dessas histórias conterão criaturas como eu, fazendo coisas diferentes, mas a vasta maioria das histórias será muito diferente.”
Em 1974, Stephen Hawking defendeu a idéia de que devido a efeitos quânticos, buracos negros primordiais criados durante o Big Bang poderiam “evaporar” por um processo hoje chamado de Radiação Hawking, em que partículas de matéria seriam emitidas. De acordo com esta teoria, quanto menor o tamanho do micro buraco negro, mais rápido o índice de evaporação, resultando em explosões repentinas de partículas. No passado, Hawking fez piadas e chegou a dizer que se o LHC realmente criasse buracos negros, e mesmo se eles durassem muito pouco tempo, isso poderia lhe valer um prêmio Nobel. Hoje, no entanto, o físico britânico diz não acreditar que isso seja iminente.
“Se o LHC produzisse pequenos buracos negros, não penso que haja qualquer dúvida de que eu ganharia um prêmio Nobel, se eles mostrassem as propriedades que eu prevejo”, afirma Hawking. “No entanto, acho que a probabilidade de que o LHC tenha energia suficiente para criar buracos negros é menor do que 1%”, acrescentou. “Então, não estou contando com isso.”
Sobre notícia da BBC Brasil
Para saber mais:
Entenda mais sobre o LHC cantando o Rap que os nerds do CERN criaram.
Experimento que recria o Big Bang é acionado

Esperando ansiosamente pelos resultados… :)
CurtirCurtir
Se o mundo acabar num grande ralo…ops buraco negro, vou ficar estremamente decepcionada, já que sempre desejei que o mundo acabasse em barranco!
falando sério, curiosa e MUITO, sobre os resultados dessa experiência!!!
CurtirCurtir
e viva a censura, já agora
CurtirCurtir
Dê um beijo na sua irmã que eu mandei, Sabino.
CurtirCurtir
pena que esses resultados vão demorar…….. :???:
CurtirCurtir
esse Sabino é o mesmo “alogicadosabino” do Amadeus?
CurtirCurtir
Ops, bem que eu estava reconhecendo aquela lógica marciana em algum lugar… :mrgreen:
CurtirCurtir
Hawking, é mestre em Cambridge e nao oxford :!:
CurtirCurtir
Devidamente corrigido, obrigado pela participação. :-D
CurtirCurtir
O problema não é o lhc criar buracos negros ou não, aquilo contém elementos perigosos pelo jeito, ah uma hora não importa como, alguém vai conseguir dar um jeito de aquilo ser destrutivo o suficiente. rsss
CurtirCurtir
Não há risco no LHC, quem quiser pode até ficar vendo as imagens em tempo real do funcionamento do equipamento.
http://www.cyriak.co.uk/lhc/lhc-webcams.html
:lol:
A partir de 2009 esse brinquedinho vai começar a responder várias perguntas, coitadinho do deus das lacunas, vai ficar cada vez menos “útil”.
CurtirCurtir
Bom,sinto-me muito mais aliviado com essas noticias,só de saber que tudo irá correr bem já alivia muitos que estao juntos com o experimento
Espero curiosoo sobre os resultados :mrgreen:
CurtirCurtir
Esse assunto me fascina!!!! Cada vez que leio alguma coisa a respeito, fecho os olhos e tento imaginar um mini buraco negro nesta minha “mini cabeça”. Eu vi um vídeo no youtube de um buraco negro “engolindo” uma estrela. Ela morre e ele nasce! Eu tenho a idéia e não consigo encontrar palavras para expressar as minhas dúvidas, mas vou tentar. Pergunto: se o acelerador de partículas pode simular um buraco negro, que não é constituído de matéria e sim da uma distorção de espaço/tempo(se é que entendi), poderá ele, o acelerador de partículas, desacelerar e criar a antimatéria? Por que, se o homem for capaz disso, não seria essa a maior e mais perigosa arma de destruição? Se observarmos nossa história, constatamos que a auto destruição nos é inerente, inexoravelmente, portanto… existe esse perigo? Eu acho que o corpo de Stephen Hawking implodiu de tanto conhecimento, idéias, imagens…. E sempre que ele aparece, está sorrindo…
CurtirCurtir
ah.. tá!! o LHC não tem energia suficiente para produzir buracos negros.
CurtirCurtir
É…Hawking perdeu a aposta.
CurtirCurtir
E não foi a primeira que ele perdeu. Kip Torne ainda deve ter as Penthouses que ganhou dele.
CurtirCurtir