
Ah, sim, você acha que isso é um título clickbait. Sim, é, mas é o melhor clickbait: não é mentira, só não disse o contexto. Mas é clickbait, sim, e eu estou pouco me importando, já que vocês dão ideia a todo tipo de clickbait vagabundo e postagens retardadas o dia inteiro, então, parem de frescura, ainda mais que o artigo é sobre vocês também.
Meu ponto é sobre fake news, deepfakes, IA e todo tipo de mentira perfeita só que inútil. Sim, todo tipo de tecnologia usada para criar mentiras por fotos e vídeo é tolo e desnecessário, e isso por um motivo bem simples: as pessoas são burras e mal-intencionadas o suficiente para tornar desnecessário.
Por exemplo, eu li o artigo do Cardoso. Eu dei gostosas risadas.
Em um trecho ele diz
A grande preocupação é que essa tecnologia irá destruir a credibilidade da imprensa, da mídia visual, que logo fotos perderão seu valor, sua confiabilidade, e em seguida os vídeos também seguirão pelo mesmo caminho.
Eu vou contar um segredo: Essa confiabilidade nunca existiu. Desde que aa fotografia foi inventada, trucagens, efeitos e montagens foram criados para alterar a “realidade” das fotos.
Sim, existiu. Existiu e existe. Ela pode não retratar a realidade, que a imprensa não pode ser a única voz da Realidade, mas, sim, se o William Bonner chegar no Jornal Nacional e falar que o Lula foi dar um rolé em Niterói para almoçar com terroristas do IRA, vão acreditar. A notícia verdadeira? Um vereador do PT fez um churrasco com os amigos em Icaraí.
Se um jornal disser que uma escola de educação infantil era um reduto de pedófilos e seu transporte era um comboio da pedofilia, vão acreditar. Pior! Vão acreditar, vão promover linchamento moral, pessoas enraivecidas vão caçar os donos do colégio, eles morrerão na merda, falidos, destruídos e os jornalistas envolvidos não serão punidos, quando muito farão um documentário mea culpa para continuar lucrando com essa mentira. Não acredita em mim? Bem, não posso pedir para vocês perguntarem aos donos da Escola Base, porque eles morreram, embora eu prefira dizer que foram assassinados.
Nenhum deep fake, nenhuma imagem de IA ou foto, nenhum vídeo. Nada. Só matéria escrita. Inteligência Artificial? Inútil, não se precisa dela.
Cardoso ainda diz
A capacidade de gerar imagens e vídeos falsos, de alta qualidade não é realmente o problema, o problema é a dificuldade das pessoas em exercer ceticismo, quando lhes convém, claro. Em verdade hoje é bem mais complicado convencer alguém.
Mentira. Desculpe, Cardoso, mas isso é uma total negação da realidade. Provas?
O último screenshot é da mesma matéria. Apesar dela dizer que a polícia não encontrou provas, o cara foi expulso da 99, que prestou condolências à mentirosa, e eu tenho que colocar a merda do screenshot porque vocês não irão clicar na porra dos links. A 99 baniu a passageira e a processou? Não, partiu da polícia. O que foi usado para esta mentira? Inteligência Artificial? Inútil, não se precisa dela.
Ao mesmo tempo, fotos fakes não convencem mais, há até uma estratégia entre atrizes famosas, onde quando ocorre algum vazamento de fotos íntimas, se é possível elas minimizam dizendo que são fotos forjadas. Boa parte do público acredita, e não dá bola para o vazamento. (…) Pessoalmente acho que estamos muito melhor hoje, cercados de deepfakes e montagens, do que nos Anos 80, quando tudo que você precisava para espalhar um boato era uma boa lábia.
Boa lábia? Tipo o que? Dizer que um agente de segurança revistou os seus cabelos por racismo?
Percebam que a matéria cita o desmentido da Infraero, mas não posta a reposta da Infraero. A mentira continua rolando. Nenhum vídeo, nenhum deepfake, nenhuma imagem. Apenas a foto dela com cara de coitada. Quando a notas de comunidade do Twitter fez a sua tarefa e desmentiram, a distinta apagou para em seguida:

O gado todo vociferando, enquanto outros apontando a mentira. Não importa. Gado é gado. Não é preciso fake news elaborada. Mentiras existem desde que o mundo é mundo. Eu sempre cito o Comentariollum Petitionis, de Cícero, e O Príncipe, de Maquiavel. A receita está lá. Basta você mentir, nenhuma prova. Vão acreditar. Vão acreditar porque querem acreditar.
Rolou uma conversa que no whatsapp havia uma fake news que se o Haddad fosse eleito seria dado mamadeira de piroca. Ninguém viu esta fake news, então, é a fake news recursiva, é a fake news da fake news. Começaram a repassar esta denúncia e um monte de imbecis caiu. E o pior, nem precisava fazer isso, porque aquele bolçal que foi eleito em 2018 já fazia muita merda… só que ninguém via. Colocaram em evidência um idiota com 8 SEGUNDOS de TV para, por fim, elegerem-no. Tem horas que fake news atrapalha quem a cria.
Em breve, muito em breve o simples fato de um vídeo existir já não será suficiente para provar sua veracidade. Um dos métodos usados para identificar vídeos falsos são acontecimentos públicos de grande importância onde só há um único vídeo do tal acontecimento. Tipo OVNIs gigantescos sobrevoando a cidade e só um sujeito filmou.
Um acontecimento pra começar a ser levado a sério, terá que ser filmado por várias fontes, independentes, de ângulos diferentes. Descartaremos imediatamente vídeos, mesmo suculentos, que pareçam convenientes demais.
Uma simples postagem em texto é mais que suficiente. Disseram que Israel está fazendo carpet bombing em Gaza. Acreditam. Disseram que motoristas de Uber agora tocam músicas de que fazem dormir. Disseram que a cobrança de impostos em compras internacionais não seria para cobrar dos compradores e nem ia beneficiar as gigantes varejistas do Brasil, disseram que vão aumentar os impostos dos carros elétricos para fomentar o uso de carros elétricos. Disseram muita coisa, e o gado vai acreditar. Nenhum deep fake, nenhum vídeo, nenhuma imagem de IA. Bastam poucas palavras. Inteligência Artificial? Inútil, não se precisa dela.
Em um mundo ideal, seria o que já acontece hoje, mas a grande mudança é que a população irá se educar e não verá mais o vídeo como verdade automática (a não ser quando conveniente, claro)
Pois é. Esse é o problema. Porque sempre será comandado pela conveniência. Afinal, o Lula ia confiscar a poupança se fosse eleito em 1989 e o Bolsonaro ia instituir lei marcial para a população sair matando mulheres, negros, gays e tosos os indesejáveis do país no dia seguinte da tomada de posse.
Aconteceu o que aconteceu, mas quem se importa? Inteligência Artificial? Inútil, não se precisou dela em nenhum dos casos citados.





Ótima matéria, mas vou usar o comando too long do chatgp
CurtirCurtir
Você sabe, não é, que os usos da Inteligência Artificial são muito mais do que a criação de imagens falsas. Decisões políticas e econômicas já são tomadas com base em IA. Concessão de crédito pessoal e empresarial, admissão em empregos, diagnósticos médicos, tudo o que exija analise de grande quantidade de dados, é feito com auxílio da IA. O problema é quando a alimentação de dados e sua interpretação é enviesada. E irá piorar quando os mecanismos de IA começarem a tomar decisões sem a participação de humanos.
CurtirCurtir
Agora, seja um bom menino e leia o texto. Pede pra Eleven Labs ou mesmo o Clipchamp ler pra você.
CurtirCurtir
Decisões políticas e econômicas não são tomadas com ajuda de Inteligência Artificial. A Economia e Política Nacional/Internacional são descaradamente roteirizadas. Repetem tudo isso a cada 30, 60, 100 anos.
Se humanos repetem sempre os mesmos hábitos, basta repetir os mesmos scripts para governa-los.
O mundo pode ganhar uma aparência mais moderna, mas o modo como pessoas são governadas sempre vai ser uma cópia do que ocorreu a 30, 60, 100, 1000, 2000 anos atrás.
O mesmo Teatro, apenas com um visual mais moderno.
CurtirCurtir
Excelente texto, prof. Pior que leio e me dá mais desgosto ainda de pensar em ter que sair de casa e ter contato com humanos (não que eu seja lá boa coisa).
CurtirCurtir
Já li em algum canto, preguiça de pesquisar, que Os Protocolos dos Sábios de Sião, uma reconhecida farsa anti judaica, já desmascarada quiçá centenas de vezes, continua sendo verídica para muita gente, não por trazer alguma informação real, mas pela simples necessidade que essas pessoas querem acreditar nos Protocolos.
CurtirCurtir
E o pior é que gente inteligente, que é sabidamente inteligente, já caiu nessa farsa aí. Como, por exemplo, Bobby Fischer.
CurtirCurtir
A bem da verdade, o Cardoso só escreve merda. Não sei como tem gente que ainda segue aquela porcaria e ainda dá dinheiro para aquela porcaria.
CurtirCurtir