O vulcanismo fascinante do Sistema Solar

Todo mundo sabe que o verdadeiro Inferno do Sistema Solar é Vênus, o planeta mais temperamental por essas bandas. Com temperaturas que podem chegar a 500ºC, Vênus não é nem um pouco aprazível, ainda mais com atividade vulcânica arrasadora. Entretanto, vulcões não são uma exclusividade de Vênus, ou da Terra. Pelo contrário! Atividades vulcânicas em planetas é bastante comum. Aqui estão quatro mundos que podem muito bem se orgulhar por apresentar vulcanismo ativo, de Marte aos confins do Sistema Solar externo.

1. Marte

Vulcões ativos em Marte não foram observados diretamente, no entanto, sinais de vulcanismo são abundantes na superfície marciana. O principal deles é o apropriadamente chamado Monte Olimpo, o vulcão mais alto conhecido no Sistema Solar.

O Monte Olimpo fica a aproximadamente 26 km acima do terreno circundante, tem aproximadamente o dobro da altura do Monte Everest e é encimado por uma caldeira vulcânica com cerca de 70 km de diâmetro. A base do Monte Olimpo é do tamanho da Polônia, e o vulcão é flanqueado por muitos fluxos de lava solidificados, os mais recentes dos quais têm apenas alguns milhões de anos, tornando-os geologicamente recentes.

Como muitos dos vulcões da Terra, o Monte Olimpo é um “vulcão escudo” de basalto; assim denominado porque tem encostas suaves e um perfil que se assemelha a um escudo deitado de lado. Um vulcão semelhante na Terra é o Mauna Kea, no Havaí.


2. Ceres

O maior asteroide do cinturão de asteroides principal é Ceres. É um pequeno mundo de pouco menos de 1.000 km de diâmetro que orbita o Sol entre Marte e Júpiter uma vez a cada 4,6 anos. Foi visitado pela primeira vez em 2015 durante a missão Dawn, da NASA. Uma das descobertas mais interessantes desta missão foi o vulcão Ahuna Mons.

A maior parte da superfície de Ceres é coberta por crateras de impacto, algumas das quais mostram depósitos de sal dentro delas. No entanto, Ahuna Mons destacou-se como uma montanha de aproximadamente 4 km de altura elevando-se sobre o terreno circundante. É a única feição desse tipo em Ceres, e seus flancos são cobertos por depósitos de sais carbonáticos.

Acredita-se que o mecanismo para a formação desta montanha seja o criovulcanismo, onde água salgada líquida em vez de lava é ejetada. Em Ceres, essas erupções de água salgada são produzidas devido à pressão da superfície gelada do asteroide. À medida que a água em erupção evaporou sob o vácuo do espaço, ela deixou para trás depósitos de sal. Ahuna Mons é o criovulcão conhecido mais próximo do Sol.


3. Io

Io é a grande lua mais interna de Júpiter e orbita o planeta hospedeiro uma vez a cada 43 horas. Foi descoberto por Galileu em 1610 e tem aproximadamente o mesmo tamanho da Lua da Terra. Mas, diferentemente de nosso tranquilo vizinho celestial, Io é o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar. Io foi pesquisado várias vezes por sondas espaciais e por observações telescópicas da Terra.

A superfície deIo tem uma cor amarelo-avermelhada distinta devido a vastos depósitos de enxofre, muitos dos quais foram erupcionados em mais de 400 vulcões ativos em sua superfície. A fonte de grande parte da energia para todos esses vulcões vem das forças das marés devido à proximidade da segunda grande lua joviana mais próxima, Europa, e da maior lua joviana, Ganimedes.

Io completa duas órbitas de Júpiter para cada órbita da lua Europa e quatro órbitas de Júpiter para cada órbita de Ganimedes. Portanto, Io frequentemente se alinha com uma dessas outras luas e é esticada pela poderosa gravidade de Júpiter em uma direção e pelos campos gravitacionais alinhados das luas externas na outra.

Essa flexão contínua libera grandes quantidades de calor, o que ajuda a manter o interior de Io fundido e a impulsionar o vulcanismo em sua superfície. Alguns dos vulcões mais espetaculares de Io erupcionam plumas de material centenas de quilômetros acima da superfície de Io, como pode ser visto na animação abaixo.

Io é um mundo bastante torturado, com uma superfície marcada por violentos vulcões e regada com radiação altamente ionizante dos cinturões de radiação de Júpiter – até gerando auroras na fina atmosfera da lua.


4. Plutão

Plutão está no Cinturão de Kuiper, uma extensa região de planetas anões gelados no distante Sistema Solar externo, do qual Plutão é o maior membro conhecido. Ele orbita o Sol uma vez a cada 247 anos e o calor do Sol a essa distância é tão fraco que a temperatura média da superfície de Plutão é de -230°C.

No entanto, apesar dessas condições gélidas, Plutão é um mundo ativo com muitas características interessantes, incluindo uma atmosfera rarefeita e geleiras feitas de nitrogênio congelado.

O primeiro e, até agora, único visitante robótico da Terra foi a missão New Horizons da NASA, que passou pela famosa anã do gelo e sua lua Caronte, em 2015. Uma característica notável descoberta foi o Wright Mons.

Esta grande montanha tem cerca de 150 km de diâmetro e mais de 4 km de altura, com uma grande depressão distinta no cume. A ausência de crateras de impacto de meteoritos recentes neste recurso sugere fortemente que é jovem, geologicamente falando.

Wright Mons também se assemelha a um vulcão escudo. Acredita-se que seja um criovulcão semelhante aos encontrados na lua de Saturno, Titã e Ceres, mas é a maior formação desse tipo conhecida no Sistema Solar. A verdadeira natureza desta montanha intrigante ainda não está totalmente de acordo.

Os planetas do Sistema Solar, fora a Terra, são fascinantes, perigosos, curiosos e extremamente incríveis em suas peculiaridades, e a cada dia nos pegamos descobrindo mais mais, mesmo quando são vulcões, tempestades ou simplesmente por estarem lá, prontos para serem desvendados e nos contarem as suas histórias

Um comentário em “O vulcanismo fascinante do Sistema Solar

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s