O mistério do Quadrado Sator numa caveira

Nós temos uma relação um tanto quanto estranha com os nossos próprios destinos. Sabemos que vamos morrer um dia, mas esperamos retardar este momento. Há os que se cansam e encurtam o tempo de vida. Olhando para o horizonte, me pergunto quando começamos com isso. Muitos animais, como elefantes, têm ciência da própria mortalidade. Muitos animais têm rituais fúnebres, se afastam quando do seu momento final, se reúnem e mostram luto.

Alguns mantém um memento mori, uma lembrança de nossa mortalidade, com alguma inscrição de proteção, como um quadrado mágico.

Este crânio humano é de origem alemã, datando algo entre os séculos XVI e XVII, e está bem preservado. No alto, pode-se ler o quadrado com as palavras SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS. É um quadrado mágico. Os quadrados mágicos podem ser de dois tipos: com letras ou números. Quadrados mágicos com números são aqueles que se você somar os números nas horizontais, verticais ou diagonais principais, dará sempre o mesmo resultado.

No caso do quadrado mágico com palavras, se lermos as palavras escritas de cima para baixo ou de baixo para cima, serão as mesmas palavras. Sim, é um palíndromo. Mas espere. Se você ler por colunas, também aparecerão as mesmas palavras e o mesmo palíndromo.

A mais antiga inscrição do quadrado mágico SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS conhecida foi encontrada nas ruínas de Pompéia, enterrada por cinzas durante a erupção cataclísmica do Monte Vesúvio, em 79 E.C.

Sator deriva da palavra latina “serere” (semear), e significa “semeador”, mas metaforicamente pode ser “autor” ou “criador”. Estipula-se que seja uma referência a Deus ou Jesus, mas não há certeza disso. Não se sabe se tinha cristãos em Pompeia.

Arepo não tem tradução bem definida, pois, simplesmente não existe no latim. Especula-se que seja um nome próprio, mas não é um nome latino, também. Há alguma especulação se este nome tem alguma ligação com arado, e o motivo você vai entender daqui a pouco.

Tenet já é mais fácil. Vem da palavra latina “tenere” (segurar), e tem como significado “possuir”, “controlar” ou “manter”.

Opera também é latim puro, um substantivo que significa “trabalho”, “criação” ou “cuidado”.

Rotas é um substantivo-plural que significa simplesmente “roda”.

Juntando tudo isso, a melhor tradução para a frase seria “o semeador Arepo mantém cuidadosamente as rodas em movimento”. Alegoricamente, poderíamos dizer “O Criador diligentemente se preocupa com o desempenho de sua criação”. É um talismã de proteção. Algo inferindo que tudo estava nas mãos de Deus, e, por isso, não deveria ter medo. O adágio “Deus proverá” seria a simplificação disso. Era o que os habitantes de Pompeia estavam pensando? Não sabemos, mas é provável que não.

O Quadrado Sator de Pompeia foi descoberto em 1936, durante escavações da maior instalação de ginástica em Pompéia, mas não foi o único. Outro Quadrado Sator foi encontrado numa gravação num pilar, e logo depois uma inscrição aproximada foi encontrada em Herculano; desde então, o Quadrado Sator não é mais considerado apenas uma tradição cristã, mas uma tradição absorvida pelos cristãos, o que nem era novidade.

Ainda assim é para refletirmos sobre o que a pessoa que fez o quadrado mágico no crânio. Claro, foi depois da morte do sujeito, que também não sabemos quem é. Apenas mais uma caveira. Quem fez queria usar artifícios mágicos? Uma peça de souvenir? Pertencia a uma loja de artigos para magia? E para o que a pessoa iria querer isso? Se proteger do que? De algum momento fortuito? Ter mais tempo de vida? Não sabemos nada. Mas quem tem certeza de tudo nessa vida?

Um comentário em “O mistério do Quadrado Sator numa caveira

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s