Todo ano, há sempre grandes discussões entre vários países sobre a polui;ção por plástico. Obviamente, nunca leva a nada, já que ninguém quer ficar sem os plásticos, uma alternativa barata e eficiente de ser produzida. Ok, é poluente, mas qual alternativa tão barata quanto?
O fotógrafo e artista Benjamin Von Wong resolveu impactar a reunião da Assembleia do Meio Ambiente das Nações Unidas, erguendo uma escultura. Essa aí do gif animado que detonou com seu plano de dados: uma imponente escukltura de 9 metros de altura instalada no lado de fora da sede da ONU no Quênia.
É uma imensa torneirona despejando toneladas de plástico de todos os tipos, emporcalhando tudo. A obra é intitulada “Turn Off the Plastic Tap” (desliga a torneira de plástico). Sua função é denunciar o consumismo e da falta de proteções ambientais. Mais do mesmo, vocês sabem. Aqui no Brasil proibiram os canudos, proibiram as sacolas plásticas e o resultado foi… você bebendo seu refrigerante com copos plásticos, cuja massa de plástico é muito maior que a do simples canudo. As sacolas agora são vendidas, e pessoal compra. Sai mais barato que os csacos de lixo, a propósito.
Como escultura, é impactante. Como ação efetiva é nenhum. mas o cara fez a sua parte (nada. Apenas quis aparecer).
Acho que vou abrir um refri enquanto leio o site do projeto.
Um comentário em “A torneira que emporcalha tudo”