Kaijus galácticos se enfrentam e foram pegos em vídeo… ou quase

Buracos negros são aqueles corpos celestes tão foda que a gente pode chamá-lo de Gojira (prefiro o nome original japa. Me processe) das galáxias. Já estrelas de nêutrons são estrelas extremamente densas. Uma colher de material de uma estrela de nêutrons chega a pesar muitos e muitos quilos. É praticamente um King Kong estelar, não que eu esteja chamando o King Kong de gordo, veja bem.

Já pensou quando um buraco negro pega uma estrela de nêutrons? Pois é. Não vai ter nenhum Gojira robótico de tamanho absurdamente grande, então, sai um pega pra capar, com o buraco negro ganhando, obviamente.

O vídeo a seguir mostra uma simulação computacional do que aconteceria quando um buraco negro com cerca de 6 vezes a massa do nosso Sol dá de cara com uma estrela de nêutrons de cerca de 1,5 vezes a massa do nosso Sol. Eles começam um bailar, com um circulando o outro, mas isso não vai dar boa coisa… pelo menos, para um dos dois. Juntos ficam emitindo uma quantidade absurda de radiação gravitacional. O padrão pitoresco de emissão das ondas gravitacionais é mostrado em azul, no vídeo.

Este vídeo veio das análises de um evento de onda gravitacional GW200115, detectado em janeiro de 2020 pelos observatórios LIGO e Virgo. Ele mostra o que acontece quando dois monstros em níveis galácticos se enfrentam. Ainda bem que está longe das grandes cidades. Ainda não temos Jaegers para impedir.

E nem vamos ter, mas a probabilidade de acontecer por aqui será meio nula.

Ou será que não?

Um comentário em “Kaijus galácticos se enfrentam e foram pegos em vídeo… ou quase

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s