Educação financeira para crianças. Não é brinquedo, não

Há uma modinha agora que a solução para tudo que há de errado no mundo é aulinha de educação financeira para crianças. Sim, aquelas crianças que têm aula de Português e Matemática, mas somos um país de analfabetos nas duas disciplinas segundo mostra seguidamente o PISA. Isso será voltado para crianças filhas de investidores que estão muito ocupados para ensinar algo pros filhos.

Eu fico pensando como as pessoas acham isso uma excelente ideia. Ok, não acham, é apenas um marketing para cobrar mensalidades mais caras. Dizer “seu filho sairá daqui absolutamente alfabetizado” não parece ser um diferencial. Podiam até dizer “Então, pai, seu filho conseguirá ler e escrever melhor que você quando sair daqui. De nada!”

É, acho que não seria simpático também.

Eu fico imaginando a explicação de ações

Então, ações são pedaços de empresas que são negociadas na Bolsa de Valores. Às vezes, fofocas fazem com que as pessoas pensem que uma empresa podre vai ter muito o que ofertar. O cara vai investir lá, vai ganhar por um tempo até a Receita Federal acabar com a festa.

Ou então:

Daytrader é um mané que fica a cada segundo apostando se vai ficar rico ou vai se foder. Ele tem certeza do primeiro, mas normalmente acontece o segundo.

Ou sobre criptomoedas:

Você tem um monte de nada, mas jura que vale aquilo. Outros como você acreditam piamente. Alguns mineram essas criptomoedas. É como pegar uma folha de papel, desenhar uma nota de dinheiro e tirar muitas xerox, depois vende estas xeroxes para alguém que acha que aquilo vale alguma coisa, mas você não compra um pão na padaria com elas.

No final, tudo pode ser resumido a “você tem duas laranjas, como você distribuiria para 4 crianças?”

Obviamente, a resposta “cortando as laranjas”, mas daí você não tem mais duas laranjas inteiras. Isso é inflação. podiam fazer assim: a criança faz alguma tarefa doméstica e ganha um dinheiro (nada de mesada. ela tem que fazer algo). Se ela ficar doente, tira o dinheiro da reserva. Se ela quiser algo que custa mais que o que tem lá, ela terá que fazer tarefas em casa até pagar, muitas vezes chegando até a virar a noite.  Ela também pode, sei lá, apostar com o pai alguma coisa. Se perder, fica sem nada. Que tal?

É… acho que iriam chamar o Conselho Tutelar.

Vamos ser honestos, isso tudo é uma grande bobagem. Eu acho que poderíamos substituir isso por coisas um pouquinho mais importantes. Por exemplo:

  • Quais os telefones da Polícia, Bombeiros e SAMU? (não adianta ligar para um precisando de outra coisa, que pessoal caga e te manda ligar pro número certo)
  • Se uma pessoa estiver engasgada, quais os procedimentos? (lá vai o pessoal encher as costas do pobre coitado de porrada)
  • Ressuscitação cardio-pulmonar. Alguém?
  • Em caso de incêndio, as crianças sabem o que fazer, seja na escola ou em casa?
  • Se o abajur der um curto-circuito, sabe o que fazer?

Mas isso não é modinha e ninguém se importa, não é mesmo?

Até a hora que acontece o acidente e todo mundo fica sem saber o que fazer e depois se pergunta “por que eu, Jesus?”

8 comentários em “Educação financeira para crianças. Não é brinquedo, não

  1. Como eu disse num outro texto daqui, essa de querer enfiar educação financeira a todo custo nas escolas é só para justificar que se compre os livros desses youtubeiros educadores financeiros. Como um que ensina os outros a ganhar dinheiro mas ele mesmo teve um apartamento penhorado e que foi a leilão por falta de pagamento, e ele deixou de pagar os boletos pois estava passando por uma fase complicada, fase complicada essa que se deu pois ele fez alguns investimentos e se deu mal. E é uma pessoa dessas que ensina os outros a ganhar dinheiro.

  2. “Vamos ser honestos, isso tudo é uma grande bobagem. Eu acho que poderíamos substituir isso por coisas um pouquinho mais importantes. Por exemplo:

    Quais os telefones da Polícia, Bombeiros e SAMU? (não adianta ligar para um precisando de outra coisa, que pessoal caga e te manda ligar pro número certo)
    Se uma pessoa estiver engasgada, quais os procedimentos? (lá vai o pessoal encher as costas do pobre coitado de porrada)
    Ressuscitação cardio-pulmonar. Alguém?
    Em caso de incêndio, as crianças sabem o que fazer, seja na escola ou em casa?
    Se o abajur der um curto-circuito, sabe o que fazer?”

    Espera, você está sugerindo que millenials ensinem pros filhos algo de útil?!

    Que além de útil, não gere biscoito em redes sociais??!!

    Seu otimismo para com os humanos – ok, millenials – é comovente!

    Ótimo texto!

  3. Achei seu artigo muito bom. Na parte das criptomoedas eu me mijei de rir, porque no fundo todo mundo sabe que é isso e ninguém tem coragem de falar. Nesses dias eu ouvi falar em um tal de NFT, que parece ser essa babaquice só que na versão 2.0. Eu até acho que educação financeira é bacana para crianças e adolescentes, PRINCIPALMENTE os pobres: “não torrarás o dinheiro da família inteira numa droga de tênis horrível, manterás distância de coisas como cartão de crédito, empréstimos por motivos fúteis e afins…

    1. Esse negócio de criptomoedas, ou dinheiro de banco imobiliário como alguns carinhosamente a chamam, com trocentas zilhões de opções existentes me lembra a idade média, em que cada reino cunhava sua própria moeda because fuck you. E que maravilha de dinheiro é esse que não dá para usar como reserva de valor pois assim como pode valorizar muito também pode ter uma tremenda desvalorização (recentemente teve uma desvalorização de uns 40%) nem como meio de troca, já que ninguém aceita. Nem mesmo uma palestra a respeito de bitcoin, em que não foi aceito o pagamento por meio da moedinha.

  4. “Se uma pessoa estiver engasgada, quais os procedimentos?”

    Então, hoje certamente estaria sem minha mãe se não tivesse executado a manobra de Heimlich nela.

    Eu quando cursei na época o 2 grau no colégio que eu estudava, tivemos aulas de primeiros socorros e graças a isso pude salvar minha mãe q se engasgou com um bagaço de laranja e não conseguia respirar.

    Se eu tivesse dado tapa nas costas como meu vô fazia, teria perdido ela.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s