Este garotão aí de cima é nosso amigo Amun-her-khepeshef (normalmente, vem um “C” depois, porque teve outros Amun-her-khepeshefs antes). Ele foi rei que mandou e desmandou no Egito por oito anos e dois meses, pertencente à 20ª Dinastia, o que nos situa em mais ou menos final do século XII A.E.C., uns 6 mil anos antes do surgimento do mundo, para o caso de você ser fundamentalista.
Como ficar escrevendo Amun-her-khepeshef C é chato, vamos encurtar para um título pelo qual ficou conhecido: Ramsés VI. 8 anos para os dias de hoje parece que nem é muita coisa (ainda mais se você for presidente com delírios de grandeza), mas para a época é um tempo respeitável. Um tempo no qual Ramsés VI, nos primeiros dois anos após sua coroação, interrompeu os frequentes ataques de saqueadores líbios no Alto Egito e enterrou seu predecessor no que agora é uma tumba desconhecida da necrópole de Tebas.
Ramsés VI usurpou KV9, uma tumba no Vale dos Reis planejada por e para Ramsés V, e a ampliou e redecorou para si mesmo. As cabanas dos artesãos perto da entrada do KV9 cobriam a entrada da tumba de Tutancâmon, salvando-a de uma onda de roubos de tumbas que ocorreram 20 anos após a morte de Ramsés VI.
A tumba de Ramsés VI tem algumas das decorações mais diversas do Vale dos Reis, e seu traçado é constituído por um longo corredor, dividido por pilastras em várias seções, conduzindo a uma sala com pilares, de onde desce um segundo longo corredor para a câmara mortuária. A escavação da câmara mortuária ainda não foi totalmente concluída, mas em sua parede posterior pode-se ver tem dois pilares que ainda estão conectados à parede atrás deles, em vez de estarem separados.
Claro, começar a ler estas descrições é chato. Só essa fotinha, André? Pois é, eu teria que colocar zilhões delas, pois tudo é interessante. Que tal algo melhor? Que tal VOCÊ dar um rolé nela sem sair de casa? Pois é, você pode fazer uma visita virtual e passear pelo imenso corredor e explorar literalmente do chão ao teto. Basta entrar neste site:
https://my.matterport.com/show/?m=NeiMEZa9d93&mls=1
Divirta-se nesta sexta-feira que você devia ter ficado com a bunda em casa, já que feriado gigante não é para você meter o louco. Se resolver sair, que a Maldição do faraó te pegue… ou que o Coronga te pegue mesmo, de ´preferência com você se ferrando sozinho, sem contaminar ninguém.
PS. Ia me esquecendo: EU FALEI FARAÓ-ÓÓÓÓ!!!!
Estes pichadores do Egito são foda. Não sobrou uma tumba limpa.
CurtirCurtir
Não eram propriedades privadas então tá de boa.
CurtirCurtir
Olá Prof. André
Excelente este link! Quase não dá pra acreditar que as inscrições e desenhos tenham toda esta idade! Estão muito bem conservados! (claro que não entendo nada disto, é uma opinião de leigo). Dei uma olhada em um livro que tenho: “Deuses, Túmulos e Sábios” (é um livro antigo) que tem uma cronologia das dinastias egípcias. A XXª dinastia vai de aproximadamente 1200AEC até 1090AEC. e menciona de Ramses IV até Ramses XI (1168-1090). Ou seja, o lugar tem mais de 3000 anos!
CurtirCurtir
Muito bom. Só Deixei em tela cheia, dei play e curti o passeio.
CurtirCurtir