Os sons que não são sons de uma estrela cadente que não é uma estrela

Meteoros são fascinantes. Aquelas estrelas cadentes – que não são estrelas– nos fascinam há milênios. Vemos aqueles blocões de pedras – que não são pedras – cruzando o céu, num espetáculo visual maravilhoso. Ok, você já viu isso, provavelmente. Mas você já ouviu um meteoro?

Normalmente, os meteoros estão muito longe para fazer qualquer som audível. Entretanto, um meteoro criará brevemente uma trilha de ionização que pode refletir um sinal de rádio distante. Se a geometria estiver correta, você pode ouvir momentaneamente – através do seu rádio – ruídos, mesmo com estática. Isso significa dizer que é um som que não é bem um som, mas um registro eletromagnético que é transformado em som.

No vídeo a seguir, os sons de transmissões de rádio distantes foram captados refletindo em grandes trilhas de meteoros por um receptor de rádio. Não apenas isso, os riscos brilhantes foram capturados por uma câmera de vídeo.

Nós podemos ver os caminhos brilhantes percorridos por quatro blocões incandescentes no céu perto de Lamy, Novo México, EUA, são mostrados primeiro. Em seguida, após cada quadro estático, um vídeo registrou cada meteoro que cruza o céu, agora emparelhado com o som gravado de seu reflexo de rádio.

Mágico, não?

3 comentários em “Os sons que não são sons de uma estrela cadente que não é uma estrela

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s