A Moça com Brinco de Pérola (Meisje met de parel, no original) é uma maravilhosa pintura do tipo óleo sobre tela, de Johannes Vermeer, pintada em 1665 e tem como dimensões 44 cm x 39 cm. É uma belíssima pintura que nos cativa só de olhar para ela. Há até um filme sobre como este quadro foi pintado, mas mais romantizado que baseado na história real, a qual não se sabe ao certo. Se só de olhar para ele por uma imagem na internet já nos fascina, imagina se pudéssemos ver detalhes.
Nós podemos.
A Hirox é uma empresa de lentes sediada em Tóquio, Japão. Ela criou o primeiro microscópio digital em 1985, sendo hoje o principal foco de sua produção, além fabricar lentes para uma grande variedade de equipamentos.
Como propaganda é a alma do negócio, a Hirox digitalizou o quadro da Moça com Brinco de Pérolas com uma resolução absurda de 93.205 x 108.565 pixels. Ela não foi obtida mandando o quadro para um scannerzinho comprado no Infoshopping. O trabalho ficou a cargo de Emilien Leonhardt e Vincent Sabatier, que tiraram cerca de 9.100 fotografias da pintura usando um microscópio de alta resolução em março de 2018.
O brinco em detalhes.
A seguir, foi feita uma varredura em 3 dimensões que permitiu à equipe avaliar o trabalho, aprendesse mais sobre a técnica de pintura da Vermeer e entendessem as restaurações anteriores da obra.
Detalhes em 3D do olho esquerdo da Garota. Perceba o relevo
O vídeo a seguir dá os detalhes de como foi feito:
Para ver os detalhes e interagir com a imagem, vendo detalhes de cerca de um mícron, vá até o site da mãe da criança (o microscópio, e não da modelo) e não esqueça de ativar o botão 3D para ver os incríveis detalhes em relevo da pintura.
O azul desse quadro é muito bonito. Dizem que o autor desse quadro endividou a família dele toda, pois esse azul era muito caro, feito de lápis lazuli, e ele usava muito nos quadros. Se eu não me engano, ele só foi reconhecido depois de morto (como sempre hehehe).
CurtirCurtir
Uau!
CurtirCurtir