O Observatório de Arecibo é um imenso observatório que fica em Arecibo, Porto Rico. Também conhecido como Centro Nacional de Astronomia e Ionosfera (NAIC), o observatório contava com o que estamos acostumados de chamar de Telescópio Arecibo, que na verdade é um radiotelescópio, cujo disco refletor de 305 m de diâmetro fora montado numa depressão natural, construído em 1963.
Um gigante que nos trouxe muitas informações, auxiliando no projeto SETI, na busca por civilizações em outros sistemas, medir a rotação de Mercúrio, mapear a superfície de Vênus, descobrir os primeiros planetas extra-solares etc.
Mas o Telescópio de Arecibo estava sendo atacado. Não pelos cruéis enviados de Xur e sua Armada Kodan. O Império não contra-atacou. Foi a própria inconstância dos sistemas climáticos da Terra. Vários furacões e tempestades durante a década de 2010 surraram o valente telescópio; sendo que em 21 de setembro de 2017, ventos fortes associados ao furacão Maria fizeram com que a alimentação da linha de 430 MHz quebrasse e caísse no prato principal, danificando cerca de 30 dos 38.000 painéis de alumínio.
Em 10 de agosto deste ano corongado, um cabo auxiliar de suporte da plataforma se partiu da Torre 4, caindo em cima do disco refletor e abrindo uma vala de 30 m). Era o prenúncio do desastre! Em 7 de novembro, um dos dois cabos de suporte principais da Torre 4 quebrou, também, atingindo o disco refletor. A NSF já avisara que ia desativar o Arecibo dada a falta de segurança. No dia 1º de dezembro, o gigante caiu. A queda foi filmada quando os cabos se rompem. Um drone de manutenção também filmou e está no vídeo abaixo.
Não é um fim glorioso que lhe prometessem, mas tudo chega ao fim. o Arecibo não está mais em condições e viu sua vida exalar-se em meio a cabos rompidos e torres desabadas em um prato já mais que açoitado.
O perscrutador do Universo tomba, mas foi valente até o fim. Que guardemos na memória todo o conhecimento que ele nos relegou, cujos dados ainda estão sendo destrinchados até hoje
Vaya con Dios, amigo!
Eu me entristeci quando soube dessa. Arecibo me lembra Sagan e Espada da Galáxia, e me lembra que um dia os EUA já foram pujantes em investir em pesquisa científica. As hordas ignorantes que tomaram nosso mundo são em parte responsáveis por isso, por esse abandono, o que é uma pilha fumegante de merda sem tamanho.
CurtirCurtir
Foi justamente no livro Contato do Carl Sagan que eu soube, na minha adolescência, da existência do Arecibo, lembro que eu pensei que era ficção no primeiro momento até pesquisar na internet e ver as fotos, achei fantástico.
CurtirCurtir
Acho que você se equivocou com o link.
Seria esse o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Eenw0p14ZrM ?
Ps. Apesar de tristes, são imagens espetaculares!
CurtirCurtir
Valeu
CurtirCurtir