As causas de mortes ao longo dos 100 anos

Para vocês que ficam olhando para um passado que não viveram e suspiram murmurando “antigamente era melhor” não fazem a menor ideia do que era esse “antigamente”. No início do século XX, a expectativa de vida era menos de 50 anos, graças à média que era influenciada pela altíssima mortalidade infantil. Hoje, reduzimos muito disso. As vacinas nos deram capacidade de erradicar doenças (que estão ressurgindo graças aos miseráveis anti-vaxxers). Acabamos com muitas doenças e estamos garantindo viver mais e melhor.

É muito bom saber o quanto nos livramos de doenças e aumentamos a expectativa de vida. Tuberculose era uma sentença de morte. Difteria, coqueluche e a mortal varíola eram doenças comuns. Não mais.

Para você ter uma ideia do que isso significa, o Escritório de Estatísticas Nacionais do equivalente ao nosso Ministério da Saúde na Inglaterra tabulou dados e montou um mapa interativo que apresenta as causas de morte com informações de um século, abrangendo os anos entre 1915 a 2015.

Os dados podem ser vistos AQUI, sob a forma gráfica, mas no site tem as tabelas em Excel para você baixar e dar uma olhada nos números tabulados.

Agora, agradeça aos sociólogos e filósofos. Tenho certeza que sem eles, nada disso teria sido alcançado. Agradecimento especial ao Tedson. Ter se deliciado com jirombas deve ter melhorado e muito a vida das pessoas. Principalmente os caras que frequentam banheiro público.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s