Grandes Nomes da Ciência: Emmy Noether

Mamãe Cristã-Que-Não-É-Cristã espancou filha por causa de versículos bíblicos
Voz dos Alienados 95

Assim, senhora. Muito, muito bom. Um pouco mais pro lado. Pode olhar um pouco pro lado? Sim, assim. Olhe, senhora, acho que se colocar a mão no encosto dessa cadeira ficará melhor. Sim, tá lindo. Não respira.

Emmy está ali, imponente, reta, com um olhar calmo, a boca entreaberta, mas é a resolução em pessoa. Lhe disseram que ela não poderia fazer coisas. Ela não deu bola, fez o que não poderia ser feito. Lhe disseram que não alcançaria nada de muito relevante. Hoje seu nome é pronunciado com respeito e admiração. No tempo que mulheres eram parte do adereço de casa, ela mostrou seu lugar no vasto mundo dos números. Infinitos, racionais, belos e fascinante.

Hoje é dia 23 de março e é dia de Emmy Nother.

Nascida com o nome Amalie Emmy Noether, aos 23 dias do mês primaveril de março em 1882, na cidade de Erlangen, na Baviera, Alemanha, a filha do matemático Max Noether e Amalia Kaufmann, de família comerciante, Emmy não começou sua vida na pobreza. Sua família teve condições de pagar um bom colégio pra ela, embora “colégio” para meninas fosse um tanto diferente. Ela aprendeu a cuidar da casa, cozinhar e limpar, se preparar para ser mãe de 352 filhos e ser boa esposa. Ah, e além disso ainda teve aulas de piano, o que ela não gostava nadinha.

Emmy Noether desde pequena era de Exatas.

Naqueles tempos, Emmy Noether somava grandes problemas em sua vida. Já começava que era mulher. Escolas e universidades eram mais para homens, já que elas sequer podiam se matricular. Além disso era judia, o que sempre foi um problema desde os tempos que a Assíria mandou o reino de Israel pra vala, ficando o reino de Judá recebendo os refugiados (sim, é assim, mesmo! O Grande Reino de Israel nunca existiu. No máximo, Judá), passando por Nabucodonozor e sendo expulsos de cidade em cidade. E além disso, O HORROR! O HORROR! Emmy Noether era pacificista. Isso faz mal para os negócios de muita gente!

Contam os seus cronistas que Emmy Noether era uma mulher inteligente, culta e de grande senso de humor. Ela falava Alemão, Inglês e Francês, além de ser exímia em Aritmética. Em 1900, Emmy obteve o certificado autorizando-a a trabalhar como professora nas escolas de meninas na Bavária. Mas não era isso que ela queria. O lance dela eram números, não ficar pajeando criancinha catarrenta. Ela queria ingressar na Universidade, mas não era permitido. Entretanto, quem tem padrinho não morre pagão, e quem tem pai que é respeitado entre vários acadêmicos, fica fácil fazerem vista grossa e a admitirem numa instituição superior.

Emmy obteve, então, permissão para frequentar a Universidade de Erlangen entre 1900 e 1902, num período que o mundo estava mudando muito rapidamente no mundo científico. Em 1903, Emmy Noether passou no exame em Nürnberg e foi para a Universidade de Göttingen, e lá conheceu um bocado dos famosões de sua época. Ainda assim, ela não poderia ingressar em universidades ainda assim ela não deu a menor bola e em 1904, ela conseguiu permissão para se matricular na Universidade de Erlangen, o que até então era inédito para mulheres na Alemanha, onde tirou seu doutorado em 1907 sobre a Teoria de Hilbert, ou Teoria dos Invariantes.

Um invariante é uma tristeza que matemáticos adoram (eles adoram qualquer coisa!). Um Invariante é, para usar uma explicação bem elevada e rigorosamente cadêmica, um troço do mal vindo das Profundezas que não se altera ao aplicar-se um conjunto de transformações. Pode fazer a operação que quiser, e esta bagaça estará lá inteiraça!

A Teoria dos Invariantes busca entender como esta porcaria é o que é e teve início com os estudos de Lagrange no século XVIII Mais formalmente uma entidade é considerada invariante sob um conjunto de transformações se a imagem transformada da entidade é indistinguível da entidade original. Este trabalho serve principalmente para entender as pesquisas de um camarada chamado George Boole, um manezão que se não tivesse criado a sua álgebra booleana, coisas como o os operadores do Google não seriam possíveis. Sim, Boole estudou os invariantes. E tem gente que fala que Química é complicado!

A tese de doutoramento Über die Bildung des Formensystems der ternären biquadratischen Form (Em Sistemas Completos de Invariantes para Formas Biquadráticas Ternárias) pode ser lida AQUI. Divirtam-se, porque eu não entendi nada, já que não falo alemão e nem quero aprender como o gaúcho da piada.

E também não entendo esta parte da Matemática. Não, também não quero entender. Prefiro coisa que fede e faz KABUM!

Aos poucos, as pessoas começam a notar fraulein Noether. Sua reputação começou a crescer, como nos moldes de seu pai. Suas publicações eram lidas, apreciadas e respeitadas. Tão respeitadas que em 1908 foi eleita para o Circolo Matematico di Palermo e, no ano seguinte, foi convidada a participar do Deutsche Mathematiker Vereinigung, fazendo parte da reunião anual da Sociedade em Salzburg, mas nada de Göttingen! Mocinhas não podiam frequentar os salões dos pedantes da Universidade de Göttingen.

Em 1915, Emmy foi convidada por David Hilbert, o da Teoria de Hilbert, e Felix Klein a unir-se a eles no Departamento de Matemática da Universidade supracitada, um dos maiores centros de investigação matemática na época. Sabem quem impediu? Sim, eles: o Departamento de Filosofia, que ficou de merdinha e se opôs-se a dar-lhe o posto. Emmy leccionou durante quatro anos sob o nome de David Hilbert, às escondidas. Fuck da philosophy.

Ao longo de mais de dez anos ela insistiu, e por um motivo simples. Ela estava pouco se lixando se a Bela estava vivendo com a Fera por síndrome de Estocolmo e não dava a mínima se o sovaco da Mulher Maravilha estava aparecendo depilado no filme. Era o tempo antes dos haters da Internet e Haterismo por carta demorava muito e ela não tinha tempo para essas bobagens. Ela era de Exatas, não do time que enfia crucifixo em suas cavidades ou fica latindo em corredores de Universidades. Não, Emmy Noether não era o tipo de mulher que se acha empoderada porque toma cerveja. Isso na Alemanha é praticamente beber água. Ela era empoderada porque via o mundo dos números de uma forma que eu e você, tolos mortais, jamais veremos. David Hilbert fez de tudo o que estava ao seu alcance até que Emmy, a Teimosa, conseguiu seu intento: chegar aos círculos de Göttingen e daí sua fama explodiu.

Ela participou da redação do catálogo Seminário de física-matemática, em 1916. Em 1921, ela publicou uma bomba! O paper da mais fundamental importância para o desenvolvimento da Álgebra Moderna, chamado Idealtheorie in Ringbereichen (Teoria Ideal em Anéis). Em 1924 foi professora do holandês B L Van der Waerden, o Van der Waerden que publicou posteriormente o Moderne Algebra https://archive.org/details/modernalgebra02waer, em dois volumes, com a maior parte do segundo volume dedicado aos trabalhos de Emmy Noether.

Ela colaborou com trabalhos sobre Álgebra Não-Comutativa. Participou do Congresso Internacional de Matemática de Bologna e também do de Zurique, ganhou o prêmio intitulado Alfred Ackermann-Teubner Memorial Prize for the Advancement of Mathematical Knowledge.

Em 1933, quando o negócio começou a ficar feio na Alemanha por causa do seu chanceler, alemães caíram na barbárie, ou apenas se mostraram como realmente eram. O preconceito contra judeus aumentou muito e até mesmo um ex-aluno de Emmy Noether andou incitando contra eles. Aqueles alunos que diziam gostar de seus professores mudaram radicalmente e começaram a rechaçar os professores judeus que antes tinham em alta conta.”Estudantes arianos querem professores arianos, não judeus”, diziam

A Lei para a Restauração da Função Pública Profissional foi promulgada. Todos os funcionários judeus e “suspeitos” perderam seus cargos. Em abril de 1933, Emmy Noether recebeu um aviso do gabinete do ministro prussiano que nada mais era um bilhete azul, em que ele cassava seu direito de lecionar na Universidade de Göttingen. Ela ainda dava aulas em seu apartamento, inclusive para um dos alunos que apareceu com um uniforme nazista. Mas o clima não estava nada bom, e ela resolveu pcar a mula de lá, mudando-se para os EUA e indo a trabalhar no Bryn Mawr College e no Institute for Advanced Study, em Princeton, New Jersey, onde foi calorosamente recebida.

Qual a importância de tudo isso? Sem os trabalhos de Emmy Noether, Albert Einstein até poderia ter conseguido formular a sua Teoria da Relatividade, mas teria sido de modo bem mais difícil. Por sinal, o coroa adorava Emmy Noether! Segundo ele

Emmy Noether foi o gênio matemático criativo mais importante que já existiu desde que as mulheres passaram a ter acesso à educação superior.

Emmy Noether era uma matemática que publicou muito. Seus artigos eram inovadores, e mesmo tendo que fazê-lo com um pseudônimo masculino, ela não se importava. Ela via a Matemática como algo infinitamente mais grandioso que as mesquinharias de sua época. Seus trabalhos em Álgebra Abstrata e Teoria de Anéis têm alta serventia para a Física Moderna. E quando ela aplicou suas equações ao universo ao seu redor, ela descobriu algumas de suas regras básicas, como o fato do tempo e a energia estarem relacionados.

Aos 14 dias do mês de abril de 1935, veio o encerramento de sua vida. Ela tinha um tumor no quadril e quando os médicos foram examinar mais detidamente, descobriram um cisto no ovário imenso. Dois tumores menores, aparentemente benignos, foram encontrados no útero, mas não foram removidos. Por 3 dias ela este convalescente, mas no 4º veio o drama. Desmaio, hemorragia e febre, no que se suspeita ter sido por causa de infecção generalizada. Ali era o fim da história de vida de Amalie Emmy Noether, um dos Grandes Nomes da Matemática. Sua vida terminou, mas não o seu legado.

Suas cinzas foram enterradas no gramado do Bryn Mawr College. Por lá novos matemáticos perscrutam o mundo. Seu computador funciona por causa da Relatividade. Seu acesso à Internet e GPS precisam dela, e se precisam de Teoria da Relatividade precisam dos trabalhos de Emmy Noether.

Ruhe in Frieden, fraulein Noether.

Mamãe Cristã-Que-Não-É-Cristã espancou filha por causa de versículos bíblicos
Voz dos Alienados 95

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • edenfall

    Que mulher!