Como o cheirinho de chuva pode lhe trazer doenças

Você conhece uma substância chamada Octaidro-4,8a-dimetil-4a(2H)-naftalenol? Não? E “Geosmina”,  conhece? Deveria. É o cheiro desse composto que você sente quando chove, o chamado “cheirinho de terra” ou erroneamente pensado ser “cheiro de bactérias”. Deve ser porque esta substância é produzida pela Streptomyces coelicolor, uma bactéria encontrada no solo.

Você já pensou no como esse cheiro se espalha? Bem, é para isso que existe a Ciência! Pesquisadores estudam como esse cheiro se dispersa, e acredite: é mais importante do que você e essa sua cara torta agora estão pensando.

O dr. Cullen Buie é pesquisador do Laboratório para Inovação em Energia e Microssistemas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ele estuda difusão de aerossóis, o que é muito importante não só para sabermos como se espalha o “cheirinho de terra”. Este processo de dispersão é o mesmo que gotículas se espalham pelo ar, e essas gotículas não espalham só coisinha cheirosa, mas doenças por meio de agentes infecciosos, como quando você espirra e sai perdigoto para tudo que é balado, babando todo mundo. Algumas dessas “babas” são invisíveis e imperceptíveis. A gente respira, vai para dentro de nossos pulmões e estamos lascados, como em qualquer filme de ataques biológicos que se prezem (ou nem tanto).

Buie e seus colaboradores resolveram usar câmeras de alta velocidade e corante fluorescente para filmar gotas de água caindo em diferentes tipos de solo, de forma a estudar como as microgotículas se espalhariam pelo ar, já que isso que acontece quando chove.

Aerossois dispersando

//s.imgur.com/min/embed.js

O que eles viram foi um lindo balé de gotinhas pululantes catapultanado micróbios pelo o ar. Muito fofo! Em seguida, eles estudaram não só quanto tempo esses micróbios poderiam sobreviver (pelo menos, uma hora) e até onde eles poderiam viajar.

De acordo com a pesquisa de Cullen, a estimativa é que as bactérias podem viajar por quilômetros, dependendo dos ventos, e não arrastados para baixo por outros pingos de chuva. Ficou feliz? Se pensa que a chuva está limpando o céu, isso significa muito o contrário.

A pesquisa foi publicada no periódico Nature. Está para acesso de graça? Está para acesso de graça.

4 comentários em “Como o cheirinho de chuva pode lhe trazer doenças

  1. Boa! Já havia lido algo a respeito, que a chuva não limpava, mas sim espalhava coisas por aí… De qualquer forma a chuva é necessária, e isso mostra como a Ciência também é … kkkk

    Muito bom o conteúdo do texto! Fácil de compreender e esclarecedor.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s