Narcisistas adoram tirar onda em redes sociais

O título parece um sonoro lampejo do óbvio. Talvez porque seja, mesmo. Mas Ciência é baseada em testar hipóteses, por mais óbvia que pareçam. Sendo assim, pesquisadores começaram a estudar pessoas e suas relações com redes sociais e chegaram à conclusão que narcisistas adoram tanto a si mesmos que fazem de tudo para aparecer, inclusive enchendo a droga do saco, de forma que você e todo mundo saibam disso.

Desde o número de amigos, até a quantidade de postagens por dia (normalmente, um monte de inutilidades, lixo e merda em geral), tudo isso já vem sendo tabulado há muito tempo em cerca de mais de 60 estudos. Agora, uma revisão completa e tabulação desses dados dá maior acurácia ao que vem sendo analisado nesse tempo todo.

O dr. W. Keith Campbell (ele deve odiar o primeiro nome) é professor de Psicologia na Escola de Artes e Ciências Franklin da Universidade da Geórgia (UGA), nos EUA. Ele adora estudar como você e todo mundo é. Nós, em nossas manias e idiossincrasias, fazemos Keith salivar de satisfação em saber como podemos ser um bando de narcisistas sem-vergonha, prontos para ficarmos papagueando por aí o quanto somos especiais.

O plantel que está sob a mira do dr. Campbell está nas redes sociais. Ali as pessoas dizem a que vieram, nem sempre sendo algo positivo, mas não faz diferença. Nosso comportamento online diz muito sobre a gente, e o foco da pesquisa de Keith é o Facebook e similares, deixando os blogs em paz. Obrigado por me esquecer, Keith!

Campbell participou de uma revisão estatística de 62 estudos com mais de 13.000 indivíduos no total. Ele descobriu que o narcisismo tem uma relação confiável com uma série de comportamentos nas redes sociais. Os maiores efeitos foram com o número de amigos/seguidores que pessoas tidas como narcisistas tinham, bem como a frequência de atualizações de seus status, seguido por postagens de selfies.

Campbell ressalta que não é que as redes sociais façam as pessoas serem narcisistas. Redes sociais são apenas mais um veículo que estas pessoas utilizam. Tem aqueles que querem ser o centro das atenções, posando como mais honestos, mais íntegros, fingindo serem o que não são, como divulgar livros de auto-ajuda e dar palestras, fingindo serem o que não são, principalmente inflando o ego e currículos, sendo as duas coisas tão profundas quanto um pires.

Sabem outra coisa que ajuda muito a inflar o ego? Sair na frente apresentando pesquisas, principalmente sendo professor-doutor. Afinal, a pesquisa mesmo está sendo conduzida pela graduanda Jessica McCain, do Programa de Ciências do Comportamento e Cérebro do Departamento de Psicologia da UGA, mas como Campbell é o diretor do departamento, claro, né?, ele tem que aparecer como co-autor.

Vaidade será sempre meu pecado favorito.

Agora baixa um pouco a sua bola, larga a bosta do Facebook e vá ler o artigo, que foi publicado no periódico Psychology of Popular Media Culture.

5 comentários em “Narcisistas adoram tirar onda em redes sociais

  1. Não queria dizer isto para não aparentar ser rude, mas essa pesquisa ficou com um gostinho de “you don’t say?”. Tal qual aquela pesquisa que disse que virar a noite trocando mensagens pelo celular afeta o sono – https://ceticismo.net/2016/02/08/ficar-trocando-mensagens-durante-a-noite-prejudica-o-sono-de-adolescentes-serio/

    O bom tanto desta pesquisa como daquela é que agora tem-se comprovação científica de ambas as afirmações. Não dá mais para dizer que se trata de mimimi ou perseguição.

    1. Uma coisa é todo mundo saber. Outra coisa é usar método científico para analisar “o que todo mundo sabe”.

      Antigamente, todo mundo sabia que a Terra era chata feito pizza. Para que navegar até lá, então?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s