Você acha que as listras das zebras são para camuflagem? Tenho más notícias

Em finais do ano passado, eu publiquei artigo sobre uma pesquisa mostrando novos modelos matemáticos explicando como aparecem as listras nos animais. O que muita gente acha é que as listras das zebras são uma vantagem adaptativa que as faz se camuflar com o ambiente, pois Evolução é bem isso: alguma entidade mágica resolve criar um padrão para que o bichinho bonitinho não atraia a atenção de predadores. Claro, isso cai por terra quando vemos o pavão, que é tão chamativo quanto… bem, quanto um pavão.

O problema é que a Ciência não se importa com senso comum. Simulações visuais mostrando como as zebras aparecem aos olhos de seus predadores evidenciam que suas listras não ajudam em nada na mescla do padrão de cores com o ambiente à sua volta.

A drª Amanda Melin é professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia, Escola de Medicina Cumming, na Universidade de Calgary. Ela estuda padrões visuais e como isso traz vantagens (ou não) para determinadas espécies. Ela até tem um vídeo bonitinho de apresentação.

A equipe da amantíssima Amanda realizou cálculos para estimar as distâncias em que leões e hienas malhadas conseguem, ver bem as queridas zebrinhas em diversas condições: sob a luz do dia, crepúsculo ou durante uma noite sem lua. O que eles descobriram é que, longe do que as pessoas pensam, as listras não faz a menor diferença pros predadores, pois, não é porque você, macaco pelado, confunde a zebra com o ambiente que predadores vão confundir.

SURPRESAAAAAAAAAAA, você não é um predador. Você não tem garras, não tem presas, corre pouco e enxerga pior ainda. Mal aê.

Para simular como zebras parecem seus predadores, os investigadores tomaram as imagens digitais das zebras tiradas na Tanzânia e aplicaram filtros espaciais e de cores. Além disso, mediram a capacidade de enxergar em diversas luminâncias, para examinar como seu Leonino estaria vendo dona Zebrilda. O que os pesquisadores descobriram é que acima de cerca de 50 metros à luz do dia, ou 30 metros no crepúsculo, os predadores têm dificuldade em distinguir as listras, o que faz com que essas listras sejam totalmente inúteis. De noite? 9 metros. Tá bom pra você? Ou seja, essa porcaria de listras é bem bonitinha se você quer enganar que está de pijama, mas pra ajudar a fugir de predadores é um total desperdício de pigmentos.

Claro, você bem gostaria de saber mais detalhes. Experimentou rezar pra Jesus para ele lhe dar acesso irrestrito? Seus pedidos foram atendidos, pois a pesquisa foi publicada na PlosOne. Divirta-se (tem até figurinha!).

Evolução nem sempre é uma corrida pela sobrevivência (ok, 90% das vezes, é). Mas aquelas listras aparecem por um processo cego, não há a menor intenção e não faz diferença. Acontece que alguma zebrinha mais malandra que as demais conseguiu passar seus genes adiante ao conseguir fugir de predadores,. e com ela foi o gene que lhe deu as listras. Às vezes, um pouco de sorte é preciso.

5 comentários em “Você acha que as listras das zebras são para camuflagem? Tenho más notícias

  1. Coisas da Natureza. Eu tenho curiosidade – meio de Humanas – como surgem certos comportamentos. Por exemplo a Parotia: o macho FDP limpa o local que vai ficar se exibindo pra fêmea. Fico me perguntando como chegou nisso, a ter esse comportamento. TUm dia uma modificação num gene fez um filhote nascer mais espalhafatoso, extravagante que outro, isso deu vantagem competitiva e fez esse espalhafatoso chamar mais atenção da fêmea, que fez com que o genes fossem passados para os filhos e nasceram vários pássaros espalhafatosos. Incrível isso.

    Curtir

  2. Na verdade quem se camufla é o leão para poder chegar o mais próximo possível sem ser percebido. A arma defensiva da zebra… Pernas, pra que te quero?

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s