Acampamento viking encontrado próximo a aeroporto na Noruega

Vikings formaram uma civilização fascinante. Ok, que eles saíam saqueando terras alheias, estupravam as mulheres, pegavam escravos etc. Bem, pessoal admira os gregos e romanos, sendo que estes nunca foram bonzinhos. Vikings não perdem em termos de selvageria em nada para outras civilizações, como o que os espanhóis e portugueses andaram aprontando durante o período das grandes navegações ou o alvorecer do império britânico.

Este ano, a Noruega anunciou planos para expandir seu aeroporto de Ørland . Arqueólogos praticamente ficaram salivando pela chance de dar uma escavada no local e dar uma olhada no que poderia ser encontrado ali. E realmente foi, mas bem mais do que esperavam.

A drª Ingrid Ystgaard trabalha no Departamento de Arqueologia e História Cultural da Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia ou NTNU, para abreviar. A drª Ystgaard é a gerente de projetos que pesquisa o sítio arqueológico na Estação Aérea de Ørland. Este aeroporto está localizado numa região que mudou muito depois da última era glacial. Quando as geleiras derreteram, grande parte dessa região permaneceu debaixo d’água, criando uma baía isolada, que depois secou e deixou o solo ótimo para cultivo, e foi exatamente isso o que os arqueólogos encontraram: restos do que parece ter sido uma enorme e bem próspera comunidade agrícola.

Ingrid e sua equipe de pesquisadores altamente especializados, usaram equipamentos de última geração para separar os artefatos do solo.


Lerê-Lerê! Vida de estagiário é difícil, é difícil como quê!

A exploração da área de cerca de 91 mil m2, trouxe várias coisas interessantes. Os pesquisadores encontraram uma grande quantidade de ossos e conchas, o que por si só é notável, já que o solo da Noruega tende a ser mais ácida, o que atacaria ambos, mas não é o caso da respectiva região. Mas não é só isso. Os arqueólogos também descobriram contas de vidro azul bem trabalhadas, assim como cacos de copos de cor verde, que eram comercializados na época. O que isso significa? Que 1) Essa bobagem que o vidro “escorre” porque é líquido é uma bobagem, mas isso eu já tinha falado no artigo sobre  O Vidro; 2) Os moradores da região não só conheciam e trabalhavam muito bem com artefatos de vidro que também era produto de comércio no local.

Três grandes casas conhecidas como longhouses estavam dispostas em forma de U. Eram casas onde os moradores se reuniam para honrar o chefe local, armazenar comida e coisas afins, o que demonstra a importância social do lugar. são 1500 anos de História ali preservadas. 1500 anos de cultura a serem estudadas, com um volume de informações nunca antes encontradas, o que é absolutamente fantástico!


Fonte: NTNU

Um comentário em “Acampamento viking encontrado próximo a aeroporto na Noruega

  1. “…usaram equipamentos de última geração para separar os artefatos do solo”

    duas coisas:1ª na minha modesta opinião ainda não tem nada como um olho treinado para separar pedras das continhas de vidro.
    2ª se fosse no Brasil, os pesquisadores nem teriam essa peneira, ou melhor nem teriam pesquisadores para verificar a área antes das máquinas.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s