Cirurgiões restauram movimento do braço e mão de pacientes tetraplégicos, mas já tínhamos falado isso

Eu fico muito feliz com a Filosofia. Ela tem nos ajudado a melhorar a qualidade de vida das pessoas, tem contribuído para o desenvolvimento nas áreas de saúde, transporte, resistência de materiais e muito mais. Infelizmente, seus filósofos são humildes, como o Olavo de Carvalho, e não mostram seus trabalho. <suspiro> Enfim, assim fica difícil, pois só o pessoal das outras áreas aparecem, aqueles enxeridos.

Imagine, então, que você está ferrado e é paraplégico. Pensou? Nada podia ser pior? Podia: ser tetraplégico. Sabe o que seria ainda pior que isso? Não termos Ciência.

Em 2012, o dr. Michael Bavlsik saiu de férias com seu filho e alguns escoteiros. O que prometia ser um passeio legal e divertido virou uma tragédia quando num acidente, Bavlsik perdeu o movimento dos membros (inclusive).

Ciência não fica “mimimi por que eu, Senhor?”. Ciência não para para refletir sobre as vicissitudes e filosofa a respeito, entendendo que desgraças acontecem e devemos aceitá-las. Ciência mete o dedo na cara e diz NOT ON MY WATCH!!!

A dr.ª Ida K. Fox é professora-assistente de Cirurgia Plástica Reconstrutiva do Departamento de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis. Ela não tinha a tecnologia para restaurar os movimentos do dr. Bavlsik, o que é uma pena. Entretanto, esta não é historinha desses filmes iranianos, está mais para Missão Impossível.

A dr.ª Fox aceitou a missão.

Pense que o cérebro comanda tudo. Ou seja, pense que seu cérebro está pensando agora zilhões de coisas, mas que a maioria é transparente para você. Por exemplo, você está respirando agora (quero ver você colocar no modo automático agora). Esses comandos pulam de neurônio para neurônio através das sinapses. É uma via de mão dupla, em que a informação vai e vem, pois o cérebro precisa saber a quantas andam o membro (inclusive).

As “mensagens”, através de impulsos elétricos, passam por vários nervos. Quando se sofre uma lesão no nervo, é como você cortar o fio do seu abajur. A lâmpada não acende e o relógio de luz sequer se dá conta disso. Então, um bom eletricista faz uma gambiarra básica e reemenda o fio. É mais ou menos isso que a drª Fox fez. Ela e sua equipe redirecionaram os sinais para que eles passassem por nervos periféricos nos braços de tetraplégicos, de forma que até a mão receba o impulso, ligando os nervos saudáveis ?aos nervos lesionados. Ou seja, o cérebro passa a receber mensagens e enviar mensagens para aquele membro que teve o nervo lesionado.

Fox sempre enfatizou que ela não é cirurgiã espinhal ou neurocirurgiã. O que ela fez foi um trabalho de cirurgia plástica, mesmo, emendando e remendando células, que é o que ela normalmente faz. Só que as células e tecidos com que ela trabalhou foram neurônios e tecidos nervosos. Essa técnica cirúrgica  não restaurou totalmente os movimentos, já que os nervos são muito complexos, mas conseguiu alguma movimentação do braço de pacientes imobilizados por lesões da medula espinhal na altura do pescoço. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of American Society of Plastic Surgery.

Ciência é mais que conhecimento acumulado. É fazer pessoas paralisadas do pescoço pra baixo ter sua dignidade de volta. É lamentável você gozar de plena saúde e algum acidente lhe condenar a uma cadeira de rodas, sem nem como ter controle de suas necessidades fisiológicas, dependendo dos outros até para limpar a bunda e tomar banho. Não pode desenhar pros filhos, escrever uma carta de amor, não pode escovar os dentes, não pode trabalhar, não pode fazer nada, a não ser ficar na frente da TV, sem nem ter como trocar de canal quando entra a Ana Maria Braga.

Agora, sabem  o que é mais engraçado de tudo isso? Eu tinha noticiado essa pesquisa em 2012! Ceticismo.netcepcion ataca e eu antecipo todos os jornais e divulgadores científicos nacionais. Por quê? Por sempre noticiar coisas o mais rápido possível. Acho que vocês merecem isso e, mais ainda, merecem saber a quantas andam as pesquisas que são noticiadas aqui, o que nem sempre dá para fazer, pelo que eu me desculpo.

De resto, o dr. Bavlsik pode não ter recuperado todos os movimentos. Mas suas esperanças foram renovadas, assim como todos os tetraplégicos. A esperança acesa por uma única vela. A vela que nos serve de farol-guia para que consigamos avançar sempre mais para a grandeza.

A vela acesa pela Ciência.

Sua vez, Filosofia.


Fonte: Universidade de Washington

7 comentários em “Cirurgiões restauram movimento do braço e mão de pacientes tetraplégicos, mas já tínhamos falado isso

  1. Li até o fim da matéria respirando manualmente.
    Religiosos comemoram, seu deus aprendeu mais um milagre!!!

  2. André me descupe

    Vou tentar.

    mas o que você faz é ridiculariza a filosofia.

    Calúnia! Eu não ridicularizo algo ridículo por si só.

    Vejo e assisto inumeros “filosofos” com seus esoterismos mas se fosse olhar por este lado, literatura também não deveria ser considerada ciência

    E é? Desde quando?

    até porque a maioria dos grandes escritores se quer chegaram a publica suas obras e shakeaspeare deveria ser um mero escritor.

    Alguém traduz isso, por gentleza?

    O ruim da filosofia é que ela foi ridicularizada por status que o próprio ser humano em sociedade cria e sempre irá criar

    Ela foi ridcularizada por gente que mete a mão na massa e cria coisas. Hu-humm. entendi e concordo. Blábláblá inútil não tem vez, mesmo.

    mas como você deve saber ela significa amor à sabedoria

    Sim. Olavo de Carvalho é a critura mais sábia do mundo.

    mas o mal de não querer estudar não é só do brasileiro é de todo o mundo.

    O que etudar coisas úteis tem a ver com masturbaçõe mentais de felózofos?

    E aproposito, ridicularizar a filosofia pelo o que Olavo de Carvalho fala é o mesmo que ridicularizar a medicina por médicos que não tocam nos pacientes e fazem moldes de silicone para marcar presença em hospitais que não trabalham.

    Posso usar Aristóteles, que disse que mulheres têm menos dentes que homens, embora tenha sido casado duas vezes? Saca pra caramba ele, hein?

    1. Ok, você venceu!. Apropósito, Fernando Pessoa, Alvarez de Azevedo e Franz Kafka são alguns que não publicaram nenhuma obra e são mesmo assim tidos como grandes escritores. Estes são de meu conhecimento, não tenho tempo para ler todos. Ah, também esqueceu de falar (ridicularizar) de newton que se considerava um filosofo, Voltaire e muitos outros filosofos iluministas.

      1. Ok, você venceu!

        Muito facilmente, por sinal.

        Apropósito, Fernando Pessoa, Alvarez de Azevedo e Franz Kafka são alguns que não publicaram nenhuma obra e são mesmo assim tidos como grandes escritores.

        Meu caro ESTÚPIDO, escrever livros, meu caro IGNORANTE não é fazer ciência, oou a saga Crepúsculo e 50 Tons de Cinza são, obras científicas na sua débil mente?

        Estes são de meu conhecimento, não tenho tempo para ler todos.

        Aham que você leu Kafka.

        Ah, também esqueceu de falar (ridicularizar) de newton que se considerava um filosofo, Voltaire e muitos outros filosofos iluministas.

        Newton? Aquele que inventou que o arco-íris tem 7 cores por causa de numerologia? Ou o Newton que perseguiu vários cientistas simplesmente por discordarem dele?. Iluministas… Como Montesquieu, que vendeu o cargo de magistrado?

        1. Por falar em iluministas, quem foi que escreveu altos tratados sobre filosofia da educação porém abandonou os filhos no orfanato para fugir com a amante?

  3. Ok, literatura é ciência, certo? Me diga UMA teoria científica baseada em literatura, com revisão de pares.

    Apenas UMA.

    Segundo: Newton perseguiu Leibinitz: é fato histórico comprovado, pois Leibnitz demonstrou PRIMEIRO os estudos sobre Cálculo Diferencial e Integral, enquanto Newton escondeu na gaveta. Newton montou uma comissão para julgar a alegação de Leibnitz (curiosamente, Leibnitz fora mostrar a Newton o seu trabalho pq era fçã daquele inglês maluco, e aquele psicopata ficou putinho. ). Curiosamente, a comissão nem ouviu nada de Leibinitz acusando-o de plágio. O fato de Newton ser o PRESIDENTE dessa comissão deve ter algo a ver com isso.

    Hooke não chegou primeiro na lei da gravidade pq ele não sabia Cálculo, pq Newton não publicou o seu trabalho, Faltou muito pouco para Hooke, o camarada que inventou o microscópio e estipulou a lei das molas.

    Newton bateu de frente com Huyggens, na questão da natureza da luz. Diferente do que deGrasse Tyson falou em Cosmos, não ficou comprovado que Newton estava certo. OS DOIS estavam certos, em que os experimentos DOS DOIS comprovavam a mesma coisa de AMBOS os lados. Spó que Huyggens tinha dinheiro, poder e influência, e não ia se deixar intimidar por Newton.

    Isso tudo é dito nos livros do Stephen Hawking Metzler e outros. Eu sei porque leio, vc vê apenas merdinha de vídeo de YouTube Vai estudar.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s