Ministro japonês manda fechar cursos de Humanas. Exatas gargalharam

Olha o absurdo do dia! O ministro da Educação Hakuban Shimomura mandou recadinho para as 86 universidades nacionais do Japão para que elas tomem medidas ativas para abolir cursos de Ciências Sociais e Humanidades (o que nós chamamos carinhosamente de Humans of Humanas), organizações semelhantes e convertê-los para o lado Exatas da Força, de forma que possam servir áreas que melhor tem uso na sociedade. Ou seja, Foudault fuqueu-se!

Das 60 universidades que oferecem cursos de Humanas, 26 confirmaram que eles vão fechar. Entretanto, o pessoal das Exatas, depois da gargalhada geral, ficou bolado. Afinal, se acabarem de vez com estes maravilhosos e “importantíssimos” cursos, como a gente vai falar mal dessas criaturinhas tão queridas como estas aqui:

Os Morloks não gostaram nadinha. O decreto  foi denunciado por um reitor de uma das universidades como “anti-intelectual”. As universidades de Tóquio e de Quioto disseram que não vão cumprir com a determinação, e o pessoal da Química, Engenharia, Física, Matemática e as de pouco importância estão…

.Eu imagino o chororô que o pessoal das Humanas devem estar. Tadinhos desolados, se reunindo e discutindo os vieses neo-existencialistas de uma sociedade pós-modernista que se bandeou pro cientificismo togakuri jaspioniano. O que será deles? Bem, não muda nada, já que eles continuam tendo bastante mercado de trabalho:


Fonte: Times Higher Education via @Dankasmoraes

37 comentários em “Ministro japonês manda fechar cursos de Humanas. Exatas gargalharam

    1. Se a história é um monte de mentiras sobre o qual se chegou a um acordo, sem historiadores ficaríamos sem quem definisse quais mentiras deveríamos acreditar.

      Curtir

        1. Se vc pergunta a um engenheiro quanto é 2 + 2, ele responde “4”. Se vc pergunta a um economista, ele responde “depende”. Se vc pergunta a um advogado quanto é 2 + 2, ele responde “quanto vc quer que dê?”

          Curtir

          1. Como marido de uma advogada, me sinto ultrajado! Conheço algumas mais ofensivas. Quer?

            Curtir

          2. Lápide de cemitério: “Aqui jaz um competente advogado, um ser humano com uma ética sem precendentes”

            Nisso, uma senhora passa, lê a cova e comenta: “Nossa, não sabia que este cemitério colocava duas pessoas na mesma lápide”.

            Curtir

  1. Eu não iria tão longe, ao ponto de fechar os cursos de humanas, só pediria para substituir por outros cursos, tipo: Técnicas avançadas de chapeiro; filosofia da batata frita: mais crocante ou mais macia ?;
    Zeitgeist aplicado: do esfregão ao caixa.
    Ao final eles poderiam fazer o juramento ao Ronald, onde os formandos jurariam guardar segredo sobre o molho especial.

    Curtir

  2. Sem Humanas a internet seria uma tela preta com texto branco, fonte genérica a base de comandos de texto. Vale lembrar que todos de exatas precisam fazer alguma matéria em humanas. O motivo: inventores de bombas atômicas chorando depois ao ver o uso de suas invenções ( e por ignorância mesmo não perceberam para onde ia isso), de processos de eugenia estúpidos (surgindo em pseudo ciencias das exatas e saúde) , queima de livros em praça pública no nazismo… Em governos que pretendem ser totalitários as humanas incomodam mesmo.

    Curtir

    1. Sim, claro. Vejo um monte de Matemáticos brigando e exterminando populações inteiras.

      Humanas sempre exagerando a auto-importância, já que têm muito pouca.

      Mas na hora de usar o computadorzinho…

      Curtir

    2. “O motivo: inventores de bombas atômicas chorando depois ao ver o uso de
      suas invenções ( e por ignorância mesmo não perceberam para onde ia
      isso)”

      Essa história de novo? Sempre que se quer acusar a ciência se vem com essa ladainha da bomba atômica. Vejamos:
      1o. Era uma bomba, então os cientistas sabiam o que estavam fazendo. Podiam não desejar que ela fosse usada, mas sabiam que não dependia deles. Me mostre UMA entrevista que mostra um participante do Projeto Manhatan dizendo qeu não sabia que a bomba seria usada, por favor!
      2o. Não foram os cientistas que usaram a bomba, foram os militares! Um presidente aprovou o uso dela! Ele era cientista? Fisico? Matemático? Não, era um politico!

      “Sem Humanas a internet seria uma tela preta com texto branco, fonte genérica a base de comandos de texto.”
      Vejamos: A interface gráfica foi concebida pelos ENGENHEIROS da Xerox!, Copiada por Steve Jobs, na época pasando de hiponga para capitalista, foi basicamente Wozniak quem fez tudo. Bill Gates após largar a faculdade de matemática para fundar a MS copiou o sistema gráfico da Apple para criar o Windows! DAMMIT, tem razão, se não fossem as ciências humanas aidna estaríamos com telas pretas em nossos PCs!

      Alias Falando em governos totálitários, Marx era formado em que mesmo?

      Curtir

      1. Pessoas de Humanas e Exatas ocupam todas diversas áreas na sociedade, apesar de no geral prevalecerem em certas áreas, todas necessárias. Existem conhecimentos nas áreas de humanas, como exemplifiquei em um comentário mais acima, que nenhuma cadeira de exatas estuda, que é a comunicação social. E essa área sem estudo, cuidado, e refletir, pode ser extremamente danosa para uma sociedade como aconteceu no controle dos nazistas logo antes da segunda guerra mundial. E como ainda é em vários casos. Não é porque ignoram os conhecimentos dentro da humanas que precisam achar que são desnecessários. Radicais religiosos pensam a mesma coisa de qualquer ciência, principalmente exatas e saúde.. pois consideram desnecessários esses conhecimentos para a vida deles. Vocês parecem ter uma visão muito deturpada das Humanas. Tudo que comentei foi exemplos abertos genéricos, mas podemos perder tempo aqui especificando.

        Curtir

  3. As Humanas explica melhor o próprio humano – aquele que observa essa natureza

    Explicação subjetiva. Simplesmente porque não é objeto de estudo da metodologia científica.

    Ninguém aqui está perseguindo-a, mas sim criticando.

    Curtir

    1. Não é resposta subjetiva. É objetiva. Qual cadeira de exatas estuda o pensar humano? A psicologia que varia de áreas dependendo da universidade, entre humanas e saúde, e a psiquiatria, na saúde, estudam o comportamento humano, e o comportamento humano individual adequado ao meio e tempo específico. A Comunicação Social estuda o uso humano dos meios de comunicação, códigos, uso de cores, alienação, mensagem subliminar, cultura de massa, sociedade de nicho — inúmeras coisas que não existe equivalente em Exatas. Em Artes e Comunicação, como Cinema, existem estudos da estética, uso da linguagem, composição de imagens, símbolos, poéticas, técnicas narrativas, narrativas humanas, mitologia para as narrativas humanas, técnicas e estéticas de luz e sombra, história da arte, história do cinema (para não ficarmos repetindo o cinema mudo..)

      Antes as exatas, saúde e humanas eram interligadas, essa segmentação surgiu recentemente por causa do aprofundamento e especialização de todas as áreas. Acima só são alguns pequenos exemplos

      Curtir

  4. Engraçado. O ministro da educação tomou uma decisão política e não científica. Qual foi a metodologia científica que ele aplicou para tomar sua decisão? Nenhuma. Afirmar simplesmente que um curso de Humanas não serve à sociedade é uma opinião e não um conhecimento. Onde estão as pesquisas que provam tal tese? Que engenheiro, matemático, biólogo ou químico estudou o impacto das ciências humanas na sociedade e como elas são irrelevantes para o desenvolvimento cultural do ser humano? Reitero: o ministro da educação tomou uma decisão política e, a política faz parte, ora vejam… das dispensáveis ciências humanas.

    Curtir

  5. Concordo que existe picaretagem em muitas universidades na área de humanas — e é bem mais difícil ser picareta em exatas pois tudo é mais claro no papel. Inclusive as próprias humanas possuem rivalidades internas, entre cursos e entre algumas universidades, exatamente pelo mesmo motivo que estão todos discutindo aqui. Existem muitos picaretas que desvirtuam a compreensão do que são as humanas. Infelizmente você não teve sorte e pegou uma matéria picareta e rasa.

    Eu sou formado em Comunicação Social – Cinema e atuo na minha área. Vi pessoas que se formaram na minha área e sabem pouco, mas não seguiram na área. Pela falta de cultura e educação nas escolas, a população brasileira é em geral muito ignorante tanto na área de comunicação, como na área de cinema, e isso é percebido em números estatísticos e resultados na sociedade. O domínio que a TV Aberta tem aqui é um resultado disso. E a comunicação é uma área que muito leigo acha que sabe porque assiste Tv ou cinema e possui uma visão crítica. Só que o meio da Comunicação e Cinema é muito complexo, e existe um abismo aí… Falando da falta de conhecimento aqui, um carteiro sem nível superior na França sabe mais de cinema que muitos formados aqui na área. Apesar de não ter feito nível superior, ele foi afetado pelo fortalecimento das Humanas nas universidades do seu país. O efeito não é direto em um indivíduo, mas ele atinge toda a estrutura social. O fortalecimento do conhecimento de artes nos ensinos básico e fundamental se devem a isso.

    Curtir

  6. O DOUTOR em Química não come hamburguer. Nós comemos em restaurantes melhores, porque estudamos para poder pegar nossos luxos. Vai lá, atendente de McDonalds. Larga o celular que o gerente tá de olho

    Curtir

  7. Pô, ele não, todos estudam ele. E os regimes socialistas ditatoriais são distorções da utopia apresentada por ele… que nunca foram comunismo, pois no comunismo não existe mais estado. Todos têm a mesma base de educacional, sócio-econômica e aí os mais talentosos em suas áreas se destacam – resumindo grosseiramente…

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.