Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei

Ciência Colaborativa: Artigo científico tem mais de mil autores
Assim como Evolução, Gravidade não existe

É uma postagem rápida. Vi algo muito bom e de muito significado, ainda que não pareça logo de início. É um experimento simples, que qualquer escola decente faz (algumas escolas indecentes também fazem). É este aqui:

Sim, você já a viu antes, principalmente com copos. Mas algo ali que me chamou a atenção.

O menino embaixo da caneca olha pra cima e vê os poderes da pressão atmosférica. O coleguinha ergue a caneca sem medo. Ele sabe que seu amiguinho embaixo não vai se molhar.

Ciência é um exercício de confiança. Depois de todos os percalços, depois de todos os ditadores, maníacos, psicopatas, usurpadores e políticos em geral, ainda temos ele para nos guardar: Todo o Conhecimento acumulado por séculos nos protege e nos salva de nós mesmos.

Negar a Ciência é ter medo de um monstro no interior do guarda-roupas. Você usa os processos eletroquímicos para gerar corrente elétrica, que fará com que um fio comece a se aquecer, fazendo seus elétrons pulem entre subníveis orbitais, gerando ondas eletromagnéticas no comprimento de onda visível aos humanos, que fará com que sua lanterna examine o interior do guarda-roupe e mostre que seu medo é irracional. Duvidar dos fatos que mostram que não há nenhum monstro entre suas roupas é viver com medo. Duvidar de todo o nosso conhecimento científico é viver nas sombras da ignorância.

A Ciência, contudo, estará lá, nos guardando e nos protegendo. Milhares de pessoas zelosas fazem este mundo melhor para se viver. Quando alguém entra num hospital, 5000 anos de ciência médica, farmacêutica, física, química, biológica e engenharia serão usados para salvar a sua vida.

Sempre haverá erros, falhas de conduta.  A Ciência é imaterial e independe de nossos anseios, de nossos desejos. Ela é simplesmente o que nós sabemos, o que aprendemos e o que saberemos nos dias vindouros. Responsabilizar a ciência pelo seu mau-uso é processar a Tramontina porque alguém comprou uma faca para matar o seu vizinho.

Essas crianças aprenderam mais que pressão atmosférica. Aprenderam a confiar em si mesmos, a confiar nos amigos e confiar na Ciência.

Ainda que eu ande pelo Vale das Sombras, não temerei mal algum, pois a Ciência estará comigo.


Fonte: Tweet da Carole Kendrick

Ciência Colaborativa: Artigo científico tem mais de mil autores
Assim como Evolução, Gravidade não existe

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Alvaro_G

    Science. Learn it, Love it, Live it.

  • Daniel Almeida

    Lembra lá pelo ano de 1995 quando os camelôs vendiam um passarinho de plástico que se equilibrava “magicamente” pelo bico? Meu professor de física andava com um para falar sobre o centro de gravidade nas aulas. Na minha turma ele disse “por favor, gente, vocês são minha melhor turma, tem um monte de aluno aí que fica com medo de soltar o rabo do passarinho pra ele não cair”.

  • Rafael Rodrigues

    Que bela declaração de amor à ciência!

  • Hudson Kira

    Cade o botão “Bater palmas” ?