Filmes em lapso de tempo são figurinhas fáceis aqui. Normalmente, eles ficam fixos, ou com alguma movimentação, registrando a passagem das estrelas, cometas etc. Só que este time lapse a seguir é um pouco diferente. Ele foca a Estrela Polar (ou Polaris), registrando o movimento da Terra. É um modo diferente de ver o mundo, as estrelas e nossa situação no Cosmos.
Algumas pessoas se inspiram ouvindo palestras (idiotas) ou lendo livros (mais idiotas ainda) de superação. Eu prefiro ver estes vídeos. São mágicos e mexem fundo com nossa sensibilidade. Não acreditam? Então, deem uma olhadinha:
Coloca a bagaça em HD e tela cheia aí, ô!
Incrível, né? Todos as sociedades achavam que nós somos o centro do Universo. Bem, não estão tão errados se entendermos que para onde quer que olhemos, veremos o universo em igual distância. Somos sim, o centro do Universo. O problema é que qualquer lesma gosmenta de M31 também pode pensar o mesmo.
Nossas aspirações, nossos medos, nossos temores, conquistas, desejos, ódios não são nada. Somos o centro do Universo e isso não nos deu nada. Ele ri de nós, bactérias falantes.
O que nos diferencia é poder ver, admirar e compartilhar maravilhas como este vídeo. Ontem o céu estava totalmente nublado, e apesar de ter faltado luz na minha rua, o céu estava claro, por causa da estúpida poluição luminosa, que era refletida pelas nuvens. Já não temos noites escuras. Por isso, preciosidades como este vídeo aí em cima é tão importante. Muitos, daqui a um tempo, sequer saberão das estrelas, brilhando tristemente com sua luz fria, abandonadas. Por isso, o trabalho que o pessoal da Page films teve precisa ser valorizado e agradecido.
Eles até postaram em seu site como fizeram o filme. Espero que gostem.
