O Cardoso tem muitas manias. Uma delas é compartilhar coisas escabrosas, para este que vos fala fazer suas considerações. Normalmente, essas coisas me dão engulhos, e acabam revirando meu estomago, mas nem por isso deixo de aproveitá-las. Valeu, Cardosão!
A última foi obra e graça da querida estirpe dos jornaleiros, sempre ávidos em ter notícias, mesmo onde não é notícia. Eles aproveitaram aquela palhaçada acontecida no Rio Grande do Gasparzinho e convidaram “cientistas” para falar sobre isso. Claro, mencionaram Fisica Quântica.
No caso, o vídeo discute como a moderna ciência vê os fenômenos para anormais paranormais. Então, convidam um senhor de nome Moacir Costa de Araújo Lima, com o título embaixo: Físico. Será físico mesmo? Vamos dá uma olhadinha no Lattes dele.
Ele só tem bacharelado em Física, o que não é demérito, é claro. Mas seu mestrado é em Mestrado em Letras e Linguística Aplicada. Hummmm, agora está complicando. O cara me fala que a Física Quântica está revendo isso de conhecimento que a realidade era dualística, de verdadeiro ou falso. Existe 3ª opção? Para ele, haveria algo mais sobre os supostos objetos que atravessam paredes, mesmo porque eles realmente atravessam paredes. Atravessam, mesmo, Moacir? Filmou? Tirou foto? Hoje em dia até pobretão tem smartphone que filma e fotografa e não há uma única imagem da bagaça acontecendo? Vocês me deprimem!
Ele alega que o objeto atravessando paredes seria o uso de outra dimensão. Que dimensão é essa? Tempo? A pedra não estava lá e rompe a barreira espaço-tempo aparecendo do nada? É isso, mesmo, Moacir? E ainda se baseiam em quem para falar estas bobagens? Em filósofos ipo Platão. É esta a utilidade da felozofia, só faltando citar sólidos perfeitos. Show, né?
Então, ele alega a suposição de espíritos desencarnados, que não poderiam atuar na matéria física, assim, precisam de alguém para ceder essa energia. Eu fiz o desfavor de repassar o vídeo aos meus amigos do Instituto de Física da UFRJ. Fui lindamente xingado. De nada, pessoal! :D
Como não pode deixar de ser, mostram mais dois inúteis, uma psiquiatra chamada Anahy Fagundes, que não tem lattes, o que também não quer dizer muito, mas não podemos checar suas credenciais. O outro é Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar, que tem trabalhos sobre dependência química e espiritualidade e até o uso de chupeta no desmame. Esse, pelo menos, tem lattes. E no lattes dele mostra o envolvimento de coisas importantes como é o impacto da iniciativa Hospital Amigo da Criança nas taxas de aleitamento materno. Algum pesquisador com artigos em periódicos sérios? Mostrram a outra parte? Os críticos? Que diabos de ciência é essa?
Ah, sim. Só criticam o Nicolelis, porque não mostrou nada, nem os artigos dele servem, porque, né?, ele não publicou nada. Já estes inúteis e suas “pesquisas” espiritualistas nunca são questionados. Viram celebridades em jornais, TV, rádios e têm maior espaço que pesquisador de verdade, que gera conhecimento e artigos. Essa galerinha da pesada tem maior valor; e ainda me xingam quando eu digo e reitero: brasileiro médio odeia ciência. Querem receitinhas mágicas, coisas absurdas, o descalabro, o improvável, o inverificável, porque vai que é verdade.
E é disso que os veículos de (des)informação vivem. Ficam divulgando essas sandices, pois este lixo tem maior audiência. Duvidam? Todo mundo no twitter reclamou que a NatGeo passa Cosmos em SD, com uma dublagem lixo. Ela continua passando assim, sabem por quê? Porque isso não atingiu a massa. Passa-se qualquer lixo e tá bom, pois os que reclamam são minoria.
Este é o Brasil.

Ótimo artigo, principalmente por desmascarar estes Picaretas !!!! Conheço muita gente esclarecida que acredita nestas besteiras e quando se faz qualquer questionamento é um festival de desculpas: voce tem de ler a doutrina; nao se misture aos ignorantes (olha a maluquice que fui obrigado a escutar), etc…Eita pais de gente tosca, e com a péssima educação a tendência e só piorar…
CurtirCurtir
Um dos maiores bens que fiz a minha vida foi desistir da tv aberta, e me restringir apenas a assistir alguns programas e seriados que gosta da tv fechada. Globo é um lixo, eu que sou advogado vejo pasmo a desinformação repassada por eles em relação ao direito, e, provavelmente outros de outras áreas devem sentir o mesmo ao ver uma matéria como a descrita no artigo.
A dias atrás estava na casa da minha santa mãe, quando vi uma pseudo cientista em Ana Maria Braga, dizendo que não devemos comer manteiga, pois manteiga é igual a plástico, já que a única diferença entre os dois é uma molécula…
CurtirCurtir
Qual é a sua opinião sobre isso André? Charlatanismo, invencionice midiática ou algum fenômeno naturalmente explicável?
CurtirCurtir
Os 3. Eles nunca pegam um pesquisador da COPPE, e sim a Ciência tem muitas explicações para avistamentos de espíritos. Chama-se: epilepsia do lobo temporal. Mas é mais fácil chamar um físico que trabalha com direito do que chamar o Edson Amâncio. Falam de pedras atravessando paredes. Não mostraram uma sequer. Falam de transporte entre dimensões. Um físico vai rir muito disso.
Curiosamente, esses fenômenos paranormais só acontecem no interiorzão, nunca numa grande cidade. O único evento paranormal em uma grande cidade foi no filme dos Caça-Fantasmas.
CurtirCurtir
Ah, sei lá… Gostei da informação da pesquisa recente ali dizendo que pacientes espiritualizados, de qualquer crença, tem mais qualidade de vida, e vivem até sete anos a mais do quem não crê em nada…
Deve ser maravilhoso viver toda a vida e mais sete anos, acreditando que não vai passar a eternidade no Umbral / Inferno por contar mentiras, ser intelectualmente desonesto e enganar os outros. :grin:
CurtirCurtir
PQP :evil: :evil: :evil: , cliquei no link e assisti um minuto de vídeo, porr… que que é isso, muita covardia.
O engraçado, é crer na simples palavra dessas pessoas, com as quais não confiariam seus cachorros (pq são lindos), sem conta na alegação “malandra” dos entrevistados e no texto tendencioso.
Peguntas:
Por que o telhado estava quebra?
Por que física quântica?
Por que um físico tem propriedade em, espíritos encarnados, desencarnados e, não encarnados?
Por que um psiquiatra tem a mesma opinião de um psicologo?
Talvez a resposta esteja aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=lXjO_YsPhTA :o
CurtirCurtir