Tumba de Herodes pode não ser “A” tumba de Herodes

Em 2007, uma turba de crentes fanáticos ficou mais contente do que pinto no lixo. Eles pulavam, saracoteavam, estrebuchavam, falavam em línguas e escreviam com seus péssimos português que Jesus era verdadeiro. Motivo? A equipe de arqueólogos do dr. Ehud Netzer encontrou uma tumba perto do Herodium (ver Herodes: O visionário arquiteto da Terra Santa), e esta tumba foi tida como sendo de Herodes, o Grande. PRONTO! Taí a prova que Jesus existiu.  A Bíblia fala de Herodes, o Grande, não a Bíblia está certa. O problema é o cruzamento de informações, já que outros autores, como Flavio Josefo, também falaram de Herodes. Curiosamente, o mesmo não acontecia com Jesus, que só aparecia nos textos bíblicos. Então, apelaram pro que eu chamo de Falácia do King Kong. Se o túmulo de Herodes prova que Jesus existiu, então o Empire State Building prova que um macacão subiu nele.

Agora, 7 anos depois, um grupo de arqueólogos diz "peraí", não é bem assim", alegando que aquele pode não ser o verdadeiro túmulo de Herodes.

Judeus não têm Herodes em alta conta. Maníaco, psicopata e entregou a província da Judeia aos romanos, e estes o fizeram testa de ferro da parada. Houveram muitas revoltas e Herodes reprimia com violência, e Roma não estava nem aí, desde que Herodes mandasse os tributos para o Imperador. Como qualquer déspota, ele não gostava muito de ser contrariado, e com ele não tinha essa de gulag ou campo de concentração, era vala, mesmo.


Herodium

O dr. Joseph Patrich é pesquisador do Departamento de Arqueologia da Universidade de Haifa. Ele foi aluno de Netzer, mas isso não significa que ele tenha que obrigatoriamente concordar com o antigo mestre. Patrich não concorda que o túmulo de Herodes seja realmente de Herodes.

A questão é que para Patrich, aquela tumba, apesar de bem escavada e grande era bem pequena para o imenso ego de Herodes e sua mania arquitetural. Dado o tamanho do Herodium, sim, o túmulo é pequeno. Mas até onde isso seria evidência que ali não foi o túmulo? Que tal examinar o corpo? Seria bom, se o corpo ainda estivesse lá. Onde ele está? Sei tanto quanto você e, pelo visto, os arqueólogos sabem tanto quanto nós dois aqui.

Flávio Josefo descreveu a cerimônia fúnebre de Herodes com milhares de soldados, escravos, cidadãos, desocupados e gente esperando para ter certeza que o Al Capone da Judeia tinha batido as botas… ou sandálias.

O sarcófago de pedra vermelha que foi encontrado é incrível, mas Patrich deu uma de

McKayla Maroney e não ficou impressionado, já que esperava-se algo mais, digamos, pomposo. Patrich espera ouro, prata, pedras preciosas, mas se nem o defunto foi encontrado, a imensa possibilidade de vagabundo ter ido lá e metido a mão em tudo nesses 200 anos é bem grandinha. Apesar do profundo respeito que o dr. Patrich tinha pelo dr. Netzer, ele ainda acha que o antigo professor pisou na bola, já que muito provavelmente (para Patrich_) ali não estava Herodes. Quem estava então? Obviamente, Patrich não faz a menor ideia.

Essa história está rolando desde 2013, e o Guardian parece que só descobriu isso estra semana.

Se você é daqueles que acha porque só encontraram um túmulo que isso prova que todo o relato bíblico existiu, você está em maus lençóis agora. Ali estava Herodes ou não? (R: Ninguém sabe.) Herodes existiu? (R: Sim, e fontes romanas comprovam isso). O que se faz agora? (R: Continua-se a pesquisa, ué).

Então temos um impasse e a Ciência errou? Bem, eu não diria isso.As evidências foram interpretadas que sim, ali estava Herodes. Agra, o Método Científico questiona se era ali mesmo. Que bom que temos um método para contestar as descobertas, o que ajuda a descobrir a verdade.

Um comentário em “Tumba de Herodes pode não ser “A” tumba de Herodes

  1. Programas de arqueologia na TV são muito raros e os poucos que passam são bisonho demais.
    Lembro que a alguns anos passou no HC um programa sobre o DR. Hauas mas em vez de focar no trabalho dele o programa mostrava mais os ataques de pelanca dele os estagiários dele.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s