Em 2007, uma turba de crentes fanáticos ficou mais contente do que pinto no lixo. Eles pulavam, saracoteavam, estrebuchavam, falavam em línguas e escreviam com seus péssimos português que Jesus era verdadeiro. Motivo? A equipe de arqueólogos do dr. Ehud Netzer encontrou uma tumba perto do Herodium (ver Herodes: O visionário arquiteto da Terra Santa), e esta tumba foi tida como sendo de Herodes, o Grande. PRONTO! Taí a prova que Jesus existiu. A Bíblia fala de Herodes, o Grande, não a Bíblia está certa. O problema é o cruzamento de informações, já que outros autores, como Flavio Josefo, também falaram de Herodes. Curiosamente, o mesmo não acontecia com Jesus, que só aparecia nos textos bíblicos. Então, apelaram pro que eu chamo de Falácia do King Kong. Se o túmulo de Herodes prova que Jesus existiu, então o Empire State Building prova que um macacão subiu nele.
Agora, 7 anos depois, um grupo de arqueólogos diz "peraí", não é bem assim", alegando que aquele pode não ser o verdadeiro túmulo de Herodes.
Judeus não têm Herodes em alta conta. Maníaco, psicopata e entregou a província da Judeia aos romanos, e estes o fizeram testa de ferro da parada. Houveram muitas revoltas e Herodes reprimia com violência, e Roma não estava nem aí, desde que Herodes mandasse os tributos para o Imperador. Como qualquer déspota, ele não gostava muito de ser contrariado, e com ele não tinha essa de gulag ou campo de concentração, era vala, mesmo.
Herodium
O dr. Joseph Patrich é pesquisador do Departamento de Arqueologia da Universidade de Haifa. Ele foi aluno de Netzer, mas isso não significa que ele tenha que obrigatoriamente concordar com o antigo mestre. Patrich não concorda que o túmulo de Herodes seja realmente de Herodes.
A questão é que para Patrich, aquela tumba, apesar de bem escavada e grande era bem pequena para o imenso ego de Herodes e sua mania arquitetural. Dado o tamanho do Herodium, sim, o túmulo é pequeno. Mas até onde isso seria evidência que ali não foi o túmulo? Que tal examinar o corpo? Seria bom, se o corpo ainda estivesse lá. Onde ele está? Sei tanto quanto você e, pelo visto, os arqueólogos sabem tanto quanto nós dois aqui.
Flávio Josefo descreveu a cerimônia fúnebre de Herodes com milhares de soldados, escravos, cidadãos, desocupados e gente esperando para ter certeza que o Al Capone da Judeia tinha batido as botas… ou sandálias.
O sarcófago de pedra vermelha que foi encontrado é incrível, mas Patrich deu uma de
McKayla Maroney e não ficou impressionado, já que esperava-se algo mais, digamos, pomposo. Patrich espera ouro, prata, pedras preciosas, mas se nem o defunto foi encontrado, a imensa possibilidade de vagabundo ter ido lá e metido a mão em tudo nesses 200 anos é bem grandinha. Apesar do profundo respeito que o dr. Patrich tinha pelo dr. Netzer, ele ainda acha que o antigo professor pisou na bola, já que muito provavelmente (para Patrich_) ali não estava Herodes. Quem estava então? Obviamente, Patrich não faz a menor ideia.
Essa história está rolando desde 2013, e o Guardian parece que só descobriu isso estra semana.
Se você é daqueles que acha porque só encontraram um túmulo que isso prova que todo o relato bíblico existiu, você está em maus lençóis agora. Ali estava Herodes ou não? (R: Ninguém sabe.) Herodes existiu? (R: Sim, e fontes romanas comprovam isso). O que se faz agora? (R: Continua-se a pesquisa, ué).
Então temos um impasse e a Ciência errou? Bem, eu não diria isso.As evidências foram interpretadas que sim, ali estava Herodes. Agra, o Método Científico questiona se era ali mesmo. Que bom que temos um método para contestar as descobertas, o que ajuda a descobrir a verdade.
Programas de arqueologia na TV são muito raros e os poucos que passam são bisonho demais.
Lembro que a alguns anos passou no HC um programa sobre o DR. Hauas mas em vez de focar no trabalho dele o programa mostrava mais os ataques de pelanca dele os estagiários dele.
CurtirCurtir