A belas fotografias do invisível

Parece um contra-senso, mas é perfeitamente possível fotografar o invisível. A saber, algo é invisível quando não conseguimos ver a olho nu. Entretanto, corujas conseguem enxergar em infra-vermelho e alguns insetos enxergam em ultra-violeta, duas faixas do espectro que nós não conseguimos ver. Poderia-se fotografar nessas duas bandas do espectro, assim como na faixa do micro-ondas e das ondas de rádio. Mas muitas coisas podem ser invisíveis além dessas situações, como é o caso de acontecimentos fora de nosso campo de visão. Como o que acontece nos limiares entre a Terra e o Espaço.

O dr. Donald Pettit é uma figura fantástica, incrível, extraordinária, como só nós, químicos, podemos ser. Ah, sim, ele ainda é astronauta e astrofotógrafo, trazendo direto da cabine de observação da Estação Espacial Internacional – ISS – maravilhas que nós não podemos ver daqui da Terra. A cada fotografia, temos o insaciável desejo de fazer algo igual, mas é complicado. Ele passa muito tempo na cabine, para ter segundos para conseguir uma boa foto. Claro que ele não usa Tekpix por causa do preço, mas sim algo um pouquinho melhor.

Os cuidados em se tirar as fotos são muitos, como ficar praticamente envolto numa cobertura para evitar reflexos dos painéis coloridos no vidro, além de escolher as lentes certas e muita, mas muita, MUITA paciência.

Cristoph Malin compilou alguns vídeos em time lapse, feitos com as fotos de Don, e uma palestra do astronauta-fotógrafo. O resultado é este aqui embaixo:

Nosso mundo é fantástico, assim como tudo que o cerca. Há mistérios? Há, mas isso não implica em algo mágico, salvo metáforas. A maravilha está em apreciarmos o que vemos e oque existe, não o que pode existir. Pessoas como Don Pettit são importantes por trazerem até nós, mortais, as maravilhas que a vasta maioria jamais conseguirá ver por seus próprios olhos, tal qual Prometeu trouxe-nos do Olimpo o fogo, sacrificando-se. Não houve sacrifício para Don, pois ele gosta de fazer isso, ainda mais quando vê o que as pessoas fazem com suas fotos. Sem abutres, sem ferimentos, apenas o fascínio compartilhado com todos.

Um comentário em “A belas fotografias do invisível

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s