Vovó, por que seu cérebro e tão grande?

Uma das coisas que fez os seres humanos serem seres humanos é o tamanho do cérebro. Esta coisa grande, esponjosa e que consome 20% de toda a nossa energia fez a diferença no final das contas. Mas, como essa coisa que muitos insistem em não usar direito conseguiu esse tamanhão todo.

A chave parece estar em como nos relacionamos com outros membros de nossa sociedade.

O dr. Robin Dunbar trabalha no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford. Em seu trabalho, ele procura responder a questões relacionadas ao tamanho de nosso cérebro. Sua abordagem implica que nosso convívio social foi fator determinante para o desenvolvimento de nosso cérebro, até ele chegar o que é hoje, e sem depender do Facebook até agora.

Indo pelo lado de Facebook e redes sociais, onde as pessoas clamam ter milhões e estarem mais fortes para poder cantar. Segundo Dunbar (que não chefia uma ordem de piratas), esse número não passaria de apenas 150, o que eu já acho muito. O bom doutor vê que nosso mundo social é construído e parte integrante de nossa herança biológica, ainda que não em nível genético, já que o comportamento social entre os primatas é bem semelhante, assim como semelhante é o cérebro dos mesmos; e se formos prestar atenção, muitos de nós têm comportamento semelhante ao de um chimpanzé mal-humorado. Ainda assim, tecemos relações sociais da mesma forma que os demais primatas. O número de 150 é relativo ao limite cognitivo que estabelece com quantas pessoas poderemos ter relações sociais estáveis, chamado de Número de Dunbar, que foi plenamente explanado na Wikipédia. Os gringos resolveram adicionar só um pouquinho mais de informação na Wikipédia em inglês.

Claro que muitos fatores entram na receitinha para um cérebro grande e robusto, desde alimentação até necessidades que fizeram nossos ancestrais darem um jeito em determinado problema. O exercício da atividade cognitiva faz com que novas sinapses apareçam e quanto mais sinapses, maior é a capacidade de resolver problemas mais complexos

Nossos cérebros, a cada ponto de seu desenvolvimento, ganhava recursos para aplicar em atividades práticas, como a invenção e o uso de ferramentas, por mais rústicas que fossem. Isso acabava aumentando sua inteligência e assim por diante numa grande avalanche cognitiva. então, o que temos é um processo que contemplava ações sociais e técnicas, ajudando-se mutuamente a moldar nosso cérebro.

Acabamos por construir vilas, pois era muito melhor viver em bando, onde um ajudava, suportava e protegia o outro. Isso podemos ver em várias sociedades de outros animais, onde o modo cooperativo é muito mais eficiente que o modo competitivo. No máximo, a competição é contra outras espécies. Das vilas, passamos para cidades, cidades-estados e até impérios.

Dunbar e seus piratas colaboradores  conduzem um estudo de neuroimagem em humanos, onde voluntários tinha que responder perguntas enquanto eram escaneados. Os resultados do teste demonstram que as relações sociais exigem maior poder de processamento no cérebro, o que fez seus miolos acenderem que nem luz de natal.

Entendemos através disso como a vida em sociedade moldou a nós, macacos pelados, e como nossa inteligência ajudou a reforçarmos este convívio social. E mesmo que me perguntem o que veio primeiro: o desenvolvimento cognitivo ou a vida em sociedade, eu diria: foi quando passamos de seres unicelulares para pluricelulares.


Fonte: Slate

Um comentário em “Vovó, por que seu cérebro e tão grande?

  1. Essa Wikipédia brasileira sempre dando um espetáculo quando o assunto é informação e pesquisa.

    Achei baixo o número de 150, pelo menos minha mãe e tias-avós parecem saber a vida de toda a cidade, mas quem sou eu para discutir tal pesquisa.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s