Einstein, ilusões e o QI

QI, no caso, não é a abreviatura de Quociente de Inteligência. QI é a abreviação do programa Quite Interesting, veiculado pela BBC Two (mas que já foi ao ar pela BBC One, BBC Four e se der sopa, sai na BBC Marcha Ré. O programa trata-se basicamente de um Game Show, o tipo de coisa que normalmente é chata, mas os convidados normalmente são humoristas, no total de 4, sendo um deles Alan Davies. Os temas são coisas… bem, são interessantes e os comentários mais engraçados ainda. E o que Einstein tem a ver com isso?

O tio-avô querido de todos os cientistas (eu ia escrever apenas "tio", mas este é Carl Sagan) é referência, um sinônimo de cientista, pessoa inteligente, versão grisalha do André etc.. Qualquer um conhece Einstein, conhece Pelé, embora nem todo mundo conheça pessoas que viveram na Palestina no século I. Einstein é, como eu disse, um parente querido de todos nós, cientistas.

Por outro lado, eu adoro ilusões de óptica. Elas mostram como nosso cérebro é a coisa mais porca jamais feita, com mais gambiarra que a instalação elétrica da casa do meu cunhado. Juntando as três coisas, temos o episódio do QI abaixo, onde mostram os efeitos de uma ilusão de óptica de um baixo-relevo do rosto de Einstein.

Mas é baixo-relevo, mesmo?

O cérebro é incrível. Sua louca necessidade de reconhecer rostos faz com que ele ignore os próprios olhos. Ele precisa que as figuras sejam tridimensionalmente positivas, isto é, com alto-relevo. Baixo-relevo é descartado e daí dá um curto circuito cerebral, onde propicia o fenômeno da Pareidolia.

Ah, a propósito, a imagem de abertura é o baixo-relevo do rosto de Einstein.


Fonte: Astrônomo Mau

3 comentários em “Einstein, ilusões e o QI

  1. Essa máscara é impressionante. Ela é aquela citada pelo Dawkins no “Deus, Um Delírio” se não me engano. Mas vendo a imagem já é outra coisa.

    BBC, sempre foi o meu canal favorito. E os seus documentários os melhores.

  2. Pois é, meu cérebro por exemplo é um imbecil que me faz sentir a dez anos uma dor que não existe mais. Mas eu não entendi se é baixo relevo, como pode haver uma sombra do lado esquerdo do rosto do Einstein.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s