Planeta extra-solar perde atmosfera por causa de sua estrela

Mundo Ético: Plantas usam fungos para devorar insetos
Nova técnica identifica células magnéticas em aves e peixes

Os últimos instantes de vida no planeta são dramáticos. Depois de uma ruidosa explosão estelar (isto é uma licença poética, caso não saibam), um grande fluxo de matéria e energia são jorrados da estrela, e o pobre planetinha foi alvejado em cheio. O planeta foi cozido inteirinho e não restou nada da sua atmosfera. Sua atmosfera e as de mais alguns outros planetas foram evaporadas sem dó nem piedade, pois o Universo não está nem aí pro que está jogado pelos cantos.

A estrela em questão não é nosso Sol, não tem nada a ver com nosso sistema solar e o planeta só é conhecido por um código: HD 189733b, um exoplaneta, isto é, um planeta que não está em nosso Sistema Solar.

O Reino de Hades é caótico, é sujo e completamente mau-humorado. O Universo é um lugar perigoso, bem longe do que as pessoas pensam de uma maneira geral. Só não fomos pro ralo ainda por causa de algum evento que ainda não ocorreu… ainda. HD 189733b não teve essa sorte.

O planeta tem o tamanho de Júpiter, o Senhor dos Deuses, e está distante 63 anos-luz da gente, repousando placidamente na constelação de Vulpecula (a Raposa). Mas a estrela malvadona, conhecida como HD 189733A, é invocada, apesar de nanica (ela é menor que nosso Sol, mas é arretada). Durante uma emanação motherfucker de raios-X, a atmosfera do planeta deu tchauzinho e foi jogada longe.

O dr. Alain Lecavelier des Etangs, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (na França) , analisou as informações trazidas pelo telescópio Hubble em 2011, onde o gigante gasoso foi bola sete na caçapa do canto. Estando bem próximo da estrela — a uma distância equivalente a um trigésimo da distância que nos separa do nosso Solzinho amigo (completando uma órbita completa ao redor de sua estrela-mãe em cerca de 2 dias) — o HD 189733b tomou pela cara o poder de sua estrela.

Cientistas de olho nos Céus conseguiram determinar a perda gasosa da atmosfera do HD 189733b pelo aparecimento de algo similar a uma cauda de cometa; isso é explicável, já que a velocidade de perda gasosa é da ordem de 1 a 100 gigagramas. Como aquilo não é um cometa e sim um planta, astrofísicos perceberam que somente a estrela seria a causadora disso.

Er… nosso Sol não faz dessas coisas, faz?

Sim, faz. A diferença é que a Terra é muito menor que o planeta bombardeado e está bem mais longe do Sol. Assim, nossa estrela precisaria caprichar mais na mira, e mesmo assim as emanações chegariam aqui mais enfraquecidas.

Isso significa que realmente somos os tais, hein? hein? hein?

Calaaaaaaaaaaaaaaaro. Taí os dinossauros que não me deixam mentir. Mas não fique triste. Veja o videozinho:

Sim, o Universo é perigoso e está como um carro sem gasolina ou freios descendo um ladeirão, sem ninguém no comando. Aquilo que aconteceu com o HD 189733b é uma mostra de como o Universo é violento. Não sabemos se ali tinha alguma forma de vida ou mesmo civilizações. Se tinha, já era. Se não tinha, a probabilidade de aparecer é bem baixa nos próximos anos. Então, se você ainda acha que o Universo é perfeitinho, trate de ver a realidade como ela é.


Fonte: NASA

Mundo Ético: Plantas usam fungos para devorar insetos
Nova técnica identifica células magnéticas em aves e peixes

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • ANUBIS1313

    De repente, Deus, na sua infinita bondade resolveu aniquilar o planetinha visando, com isso, demonstrar sua onipotência aos olhos de todos os pecadores que existiam naquele mísero planeta, deixando a terra como ÚNICO lugar habitável para seu povo escolhido.
    Bem, deixando o sarcasmo de lado… realmente o universo é bastante mutável e perigoso e não estamos isentos de que algo similar ou pior aconteça !! Vamos continuar torcendo para que nunca aconteça pois adoro viver por aqui!!

    SandroCeara respondeu:

    @ANUBIS1313,

    Amigo, deus não aniquilou o planeta, mas sua atmosfera e, segundo você, seus habitantes 😎