Quanta água temos no mundo?

Pergunta corrente. Quanto de água temos no planeta água? Sabemos que 3/4 da superfície terrestre é coberta de água, e isso impressiona com a imensidão volumétrica que deve ser toda a reserva hídrica do planeta. Mas as coisas podem não ser assim, e a primeira impressão pode enganar às vezes.

O United States Geological Survey (USGS) é uma agência do governo dos Estados Unidos especializada em geologia e estudo da paisagem (principalmente dos Estados Unidos, como era de se supor). Eles estudam impactos ambientais, recursos naturais e os riscos naturais que podem estragar o dia de muita gente.

A imagem ao lado foi produzida pelo pessoal da USGS. Ele faz uma comparação com toda a água que realmente temos, o total de água potável e a água potável de rios e lagos. Como podemos ver na imagem ao lado (que você será espertinho a ponto de clicar em cima para vê-la grandona), apesar de ser vista como um planeta dominado pela água, a Terra ainda justifica seu nome. Apenas a camada superficial é recoberta de água; e, não. a água não está acabando. O problema é quanto de água potável nós temos e o custo envolvido para tratá-la, bem como o preço a ser pago para dessalinização da água do mar.

O volume total de água do planeta é da ordem de cerca de 1,338 bilhões de quilômetros cúbicos. Ou seja, aquela esfera de água teria uns 2768 km de diâmetro. O volume do planeta é da ordem de 1,08321×1012 km3.

Obviamente, vocês perguntarão como pode as águas dos rios e lagos (não-salinos) terem uma quantidade ínfima em comparação com toda a água potável. Acontece que as maiores porções estão sob a forma de geleiras, icebergs e coisas do gênero. E transportar icebergs é caro, ainda mais porque envolve muitas perdas.

Qual a saída, então? Difícil dizer. Achar que economizar na descarga resolverá o problema de falta d’água no mundo é infantilidade, ainda mais quando vemos todos os dias canos e adutoras velhos, cheios de vazamentos e ninguém parece se importar, sem falar que temos regiões desérticas e semi-desérticas enquanto temos outros lugares com tanta água que chega a levar casas embora, como na Ásia no período das monções.

A água não vai acabar e você continuará bebendo a água que lavou as partes pudendas de um dinossauro. Mas qual será o preço de sua conta no final do mês?


Fonte: USGS (com tabelas detalhadas em km3 da distribuição de água no planeta)

9 comentários em “Quanta água temos no mundo?

  1. Somos privilegiados, nós mesmo, você, eu… basta apenas abrir a torneira e lá está o líquido precioso, tanto para beber quanto para o banho e outros afazeres! Até quando??? bem essa é a pergunta que o, André deixou sem resposta. Mas acredito que temos uma obrigação moral em, pelo menos, tentar, diminuir o desperdício! Pena que poucos lugares têm uma coletora de água pluvial para suprir necessidades que essa água seria plenamente aceitável, como por exemplo, lavagem de automóveis, lavagem de calçadas, nas plantações e afins!! Creio que falta um pouco de educação por parte de todos para que isso se torne realidade. Eu tento ( sem demagogia ) fazer minha parte, evitando desperdício – mas daí você pode me perguntar… e seu vizinho também faz??? Bem, prefiro ter minha consciência tranquila … o que meu vizinho faz isso é problema dele ( mesmo não aceitando atitude tomada erroneamente pelo tal ).

    Curtir

    1. Concordo que cada um de nós deve fazer a sua parte, mas é complicado qdo vc faz e o governo pouco (ou nada) faz para diminuir a péssima conservação. Isso sem falar nos idiotas que fazem ligações clandestinas, pouco se importando se há vazamentos.

      Curtir

      1. @André, Vc tá certo sim, André !!! Outra coisa que não concordo e acho um puto absurdo… aqui na região mesmo as casas tendo o hidrômetro para marcar o quanto gastamos, há uma “lei” que nos obriga a pagar a taxa mínima de 10m³… eu nunca cheguei a usar tanto, mas pago os 10m³ e não tem como reclamar!!! Se você usa 11m³ você paga os 11 e assim por diante! Por quê então se eu uso 05m³ tenho que pagar 10m³??? Coisas do Brasil meu amigo!!

        Curtir

          1. @André, Bom , se o hidrômetro não é tão preciso assim, que eles tomem vergonha na cara e “inventem” um que funcione corretamente! Não nego em pagar uma conta, desde que ela seja correta! Do contrário eu considero roubo autorizado ( pelo governo, o maior de todos )! Quanto sua manchete em anexo… Lamentável uma rua tão tradicional e de grande importância como a Rua da Alfândega estar largada há tanto tempo!! Mas, quem sabe para Rio+20 eles “mascaram” com um tapume e uma figura de mulata no carnaval de 2013???

            Curtir

  2. André,não poderíamos pegar a cidade de Las Vegas como exemplo de dificuldade e alto custo para o tratamento da água?No meio do deserto, as coisas são meio complicadas.

    Curtir

  3. Eu fiquei sabendo de um cara engenheiro que fez o seguinte com o hidrômetro dele, ele instalou uma válvula de escape de ar antes da água passar pelo hidrômetro, resultado o valor pago no final do mês abaixou drasticamente, porém a cedae visitou a casa dele e afirmou que o hidrômetro é de propriedade da cedae e que então ele não poderia colocar nada para burlar o sistema que eles utilizam, sendo assim ele deveria tirar aquela válvula e deixar como era antes, então ele fez o que a cedae queria, porém instalou um outro hidrômetro com uma válvula de escape depois do hidrômetro da cedae. Resultado, toda vez que ele recebia a conta da cedae para pagar, ele entrava na justiça para reembolsar o que era gasto com o ar que entrava pelo hidrômetro. Agora, se ele ganha ou não na justiça eu não sei :???:

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.