Uns instantes do Senhor dos Céus e seu Rei

Não tem como não se maravilhar com os planetas do nosso sistema planetário, bem como cometas, asteroides, satélites naturais e artificiais etc. Tudo sobre o poder silencioso do Sol. Nunca escondi minha preferência por Saturno, o Senhor dos Céus, o poder que se ajoelha apenas perante Júpiter, o rei dos planetas. Saturno ainda é o mais bonito e intrigante, com seus anéis de poeira, rocha e gelo. Não poderia, portanto, deixar de compartilhar o vídeo em time lapse (ou lapso de tempo), feito com fotos reais dos sistemas de Saturno seus anéis e suas luas e de Júpiter e suas brutais tempestades que nunca cessam.

Nenhum fotograma é computação gráfica. Todo o vídeo foi feito com fotos reais tiradas pela NASA. O vídeo fala por si mesmo. Só nos cabe admirá-lo


Fonte: Astrônomo Mau.

5 comentários em “Uns instantes do Senhor dos Céus e seu Rei

  1. Pois é, André… realmente o universo é algo fenomenal… pena que em nossas escolas, universidades, a astronomia não é levada a sério!!! Já comentamos aqui sobre o pobre e claudicante Observatório Nacional ( aí pertinho de você, no Rio de Janeiro )!!! Falta verba para tudo… não investem em nossos cientistas ( lamentável )!! Mas fico feliz quando observo imagens como essa que você postou!! Obrigado.

  2. Lindo, de se ver.

    A NASA é uma mão de vaca! Não abre a mão nem para comprar uma câmera colorida ;-)

  3. Por algum motivo, sempre gostei de Júpiter.
    As imagens são impressionantes e me fazem ter um profundo arrependimento por não ter me interessado mais sobre astronomia na mina adolescência.

    Parabéns pelo belo post!

  4. Nossa, e olhando nos livros a gente nem percebe como outros planetas do nosso (de quem?) sistema solar são bastante ativos. Fico imaginando se um dia teremos imagens melhores destes fenômenos. Imaginem como deve ser “de perto” uma tempestade destas de Júpiter ou as bem quentes em Vênus?

    Fugindo um pouco do assunto, há almas que afirmam que só temas religiosos são capazes de “ativar” a capacidade criativa e de apreciação do ser humano. Me pergunto se a humanidade tivesse conhecimento de imagens tão belas há milênios ou séculos, qual seria temática da pintura no teto da Capela Sistina. Seriam belas imagens de estruturas microscópicas ou belas imagens de galáxias, super novas, tempestades solares?

    Feynman dizia que tinha um amigo artista que dizia que os cientistas não conseguiam ver a beleza do mundo e por isso “destruiam” (não lembro se é esta a palavra) esta beleza ao estudá-las, querendo entender seus detalhes ao invés de somente apreciá-los. O cientista rebateu dizendo que o cientista é capaz de enxergar, além da beleza evidente, a beleza escondida, que por vezes é tão grande ou até maior.

  5. Excelente vídeo.

    Desde pequeno, sempre me perguntei como seria ver esses anéis do solo do Saturno. Como seria olhar para o céu e ver isso, que ideia fantástica.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s