Os “deuses” que acompanham Saturno e seus anéis

Ó, Poderoso Saturno! Ó valoroso deus da Justiça, cuja presença foi rejeitada pelo seu filho Júpiter. Ó Grande Saturno, mais poderoso entre os poderosos, traído, vencido e, mesmo assim, pai de toda a região do Lácio, a qual nos deu o idioma com o qual nossos filósofos e poetas escreveram por séculos, até que fostes relegado a uma nota de rodapé. Abençoai-nos, ó Grande Saturno, mais belo entre os deuses, e que seus anéis sejam a marca de vosso poder.

O poder de Saturno é tão majestoso que mesmo sendo o segundo maior planeta é o que mais causa admiração graças aos seus anéis e às suas luas. A foto a seguir mostra mais uma incrível foto da sonda Cassini, trazida pelo CICLOPS (Cassini Imaging Central Laboratory for Operations).

Clique para ampliar.

A lua do fundo é Titã, a maior lua de Saturno (ainda estamos acostumados a chamar "satélite natural" de "lua". Preciosismo demais acaba enchendo o saco). Ela é simplesmente uma das maiores luas do Sistema Solar (a maior é Ganimedes, uma das luas de Júpiter). podemos ver Dione, a mais brilhante, e na extrema direita, Pandora (não, não tem nenhuma na’vi lá). Prestando bastante atenção, podemos ver Pan, a menos das luas de Saturno, com apenas 35 quilômetros de diâmetro, situando-se na Falha de Encke. Sua presença, embora pequena, é capaz de causar deformações onduladas no anel A de Saturno. Foi assim que ele foi descoberto e não por observação.

Tão grandes e tão pequenos. Ainda existem outras luas no segundo maior planeta do Sistema Solar, o mais belo dele por sinal. Mesmo o menor dos astros deixa sua marca perante o gigante gasoso, o que nos lembra que por mais grandiosos que sejam, planetas têm suas formas esculpidas por pequenos corpos. Tão pequenos quanto a poeira e os cristais de gelo que formam seus anéis.

7 comentários em “Os “deuses” que acompanham Saturno e seus anéis

  1. E pensar que há pessoas que simplesmente negam tanta beleza e mistério (que são desvendados aos poucos) do universo em nome de um Senhor cuja maior criação foi uma espécie de animal que habita um planeta bem longe destes grandes gasosos (e que se preocupa com a vida sexual destes indivíduos, mas não com grandes e milenares tempestades em Júpiter ou erupções solares capazes de engolir dezenas planetas terra[1] :-))

    Me impressiono mais com o universo real do que com qualquer façanha de qualquer deus que seja :-)

    [1] http://scienceblogs.com.br/100nexos/2011/09/quo-grandes-so-as-erupes-solares/

  2. Saturno é o planeta mais fuck yeah do nosso sistema, tem “luas” de da inveja nos outros, por que será que deus “deu” tantas luas a ele? Acho que foi raiva da terra.

    Sem SEXTA INSANA? O que houve sr. André?

    Ps: erro de digitação em Navi la linha que fala sobre pandora, acho que você ainda esta rindo do cara do post do enem…

  3. Saturno era o destino final da espaçonave “Discovery”, na versão original da novela de Arthur C. Clarke. O objetivo era a misteriosa lua Iapetus, onde estaria localizado o monolito negro gigante, o Portal das Estrelas (Stargate pros íntimos).
    Na verdade, tanto Júpiter quanto Saturno podem ser considerados como sistemas planetários individuais, com suas própria individualidades e diversidade. Se, de alguma maneira, os dois planetas tivessem se fundido em algum momento do passado, nós viveríamos num sistema estelar binário, com uma estrela amarela e uma anã vermelha…supondo que a Terra sobrevivesse ao jogo de empurra que resultaria da presença de tal estrela extra neste já bagunçado sistema solar.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s