Bem, o título é autoexplicativo. Estamos no mês de março, é dia 8 e comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Pensem sobre o que isso significa. Pensaram? Eu vou lhes dizer o que significa: Nada! Enquanto o mulherio clama pela minha cabeça (não façam piadinhas), eu observo e questiono o motivo. Eu sinceramente acho que não deveria haver Dia Internacional de qualquer coisa, e para as mulheres não tem porque ser diferente.
Durante centenas de milhares de anos, a humanidade caminha para o futuro. Uma excelente frase que não quer dizer nada, pois é óbvia demais. Entretanto, se formos analisar, conquistamos muito pouco como sociedade, ou até regredimos em alguns pontos. Com as mulheres não é diferente. Elas conquistaram muita coisa? Mas tomemos todos esses milhares de séculos e observemos com cuidado.
Chego ao terceiro parágrafo e me pergunto se não deveria fazer um histórico sobre as conquistas femininas e do motivo que elas ganharam um dia. Oh, bem, isso pode ser encontrado em qualquer wikipédia da vida e alguns sites repetirão ad nauseam. No entanto, as mulheres do passado chegaram a ter mais poderes do que possuem hoje em dia. Na própria Roma as mulheres intervinham na política e sociedade. Não abertamente, mas elas sabiam onde estava o verdadeiro poder, e não estou falando de sexo. Estou falando de influência, e ambas as coisas se interrelacionam, mas não são interdependentes. Na Grécia, as mulheres não tinham voz, mas no dito “berço da democracia” poucos tinham, de qualquer forma. A bem da verdade, cerca de 90% da população era escrava, membros de determinadas classes sociais não votavam e abaixo de determinada faixa etária também não tinham este direito. Em resumo: berço da democracia my ass.
O tempo passa, o tempo voa. As mulheres tiveram sua participação esmagada pela sociedade machista. Algumas poucas conseguiram se sobressair, como Elizabeth I, Catarina da Rússia e Isabel de Castela. Um grande avanço, certo? Grandes coisas! Elas detinham poder sucessório de um reinado. Se não fosse Elizabeth I, teria sido Mary da Escócia. Mas a camponesa não teria, como não teve, vez. Joana D’Arc? Desculpem, estou falando de história comprovada e não mitos; logo não posso nem mencionar a Papisa Joana. Podem ter existido, mas não há claros registros históricos de ambas.
Eu poderia mencionar do motivo do dia de comemoração, que seria devido a um massacre de trabalhadoras que exigiam maiores direitos, já que uma jornada estafante de 16h diárias detona qualquer um. Mas não falarei disso, pois nada mudou. Passa-se muito tempo no trabalho, uma quantidade de horas absurda no translado de casa pro trabalho, do trabalho pra casa. Época de festas é a época que se trabalha mais, e quem já trabalhou em comércio sabe do que estou falando. O que há pra se comemorar?
Poucas empresas possuem mulheres no quadro de chefia. Seria de se esperar que estas tivessem mais respeito pelas colegas de trabalho, certo? Errado. Nessas empresas, mulheres continuam ganhando menos e sem maiores chances de promoção do que em empresas cuja chefia é formada por homens. É algo enraizado e não há como as defensoras dos direitos das milhares cotestarem: Mulheres são as maiores algozes de outras mulheres. O colégio eleitoral é formado majoritariamente por eleitoras do sexo feminino. Ainda assim, a participação de mulheres nas cadeiras legislativas é muito menor, a ponto de criarem uma espécie de regime de cotas no plenário, de modo a preencher com candidatas do sexo feminino, o que viola o princípio básico da democracia que seria: “elejo quem eu quiser, ora”. Mas obrigam que tenha mulheres lá, pois, caso contrário, pouquíssimas seriam eleitas.
Eu falei que as mulheres somam a maior quantidade da população do eleitorado? Pois, é. Mulheres não votam em mulheres. Mulheres, na verdade, detestam concorrência. São as próprias mulheres que menosprezam outras mulheres. Confesso que a psicologia masculina tem maior empatia com as mulheres, basicamente pelo fato de olharem para suas curvas e determinados dotes morfológicos. Mas homens não agem com outros homens da mesma forma que mulheres agem com outras mulheres. Quem as adestrou assim? Fomos nós, homens? Ou a sociedade como um todo? Ou será que tudo isso é reflexo de como as muilheres olham umas para as outras? Eu não sei. O que eu sei, então? Sei que dedicar um dia às mulheres é menosprezá-las, é dar prêmio de consolação do tipo: “Olha, você ganha menos, dificilmente será chefe aqui, tem que cuidar da casa, dos maridos e filhos, tem que se matar para ter um salário equivalente aos homens e ainda tem que ouvir gracinhas no trabalho, ora de homens elogiando suas curvas, ora ouvindo reprovações de outras colegas por estas mesmas curvas. Não fique triste, nós te daremos um dia para você se sentir melhor, mas amanhã será a mesma coisa de sempre.”
Há uma diferença clara entre homens e mulheres (Não! Sério?), e uma delas está como eles lidam consigo mesmos. Um homem que tire uma semana e fique sem fazer a barba, está mudando de estilo, sendo mais agressivo. Isso é bom para os negócios. A mulher sai toda arrumada de casa, um desgraçado vem com um carro a mil por hora, passa em cima de uma poça, joga água na nossa heroina e ela chega pingando no trabalho (depois de ter tecido consideráveis elogios a outra mulher: a mãe do motorista). Todos olham pra ela como se ela morasse num chiqueiro. Mulher sofre.
Eu não invejo as mulheres. Eu não gostaria de ser mulher. Eu seria uma mulher feia, pois não teria saco (Não! Sério?) para cuidar das unhas, escovar 5368 vezes o cabelo, passar 300 kg de maquiagem, decidir qual perfume usar, pois se usar dois dias seguidos o mesmo, as “amigas” torcerão o nariz à guiza de “coitada, não tem noção”. Eu não me imagino fazendo mil e uma acrobacias para caber numa meia-calça, que deve esquentar pra cacete no verão e deixa as pernas geladas no inverno, porque homens gostam de ver mulheres de saia (eu, pelo menos, adoro). E não vou nem mencionar os rituais de auto-flagelação e mutilação conhecidos como depilação.
Não, é errado dar um dia às mulheres, pois isso é hipocrisia. Num mundo perfeito, todos os dias seriam dias das mulheres. Num mundo perfeito, sequer seria necessário um Dia Internacional das Mulheres. Mas não vivemos num mundo perfeito, e se a vida das mulheres, como de muitos homens também, é difícil e doloroso, é por nossa culpa, pois nos contentamos a dar “Feliz Dia Blábláblá”, viramos as costas e nos sentimos de bem conosco, pois demos uma migalha de atenção, para amanhã darmos um esporro por coisas mínimas.
Se todo dia fica impraticável fazer um post em homenagem às mulheres, abraçá-las e dizer o quanto elas nos são especiais, então só me resta um suspiro de desolação e dedicar a elas esta postagem do seu dia internacional, com os sinceros votos que não haja mais necessidade de um dia exclusivo para vocês cuja representação feminina foi emprestada às 7 Musas da Antiguidade e às Pitonisas que decidiram o destino de reis e principes e delinearam o decurso de muitas guerras. A vocês, cujas mãos moldam destinos e nosso mundo, pois vocês SÃO o nosso mundo, já que a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo. A vocês, que mesmo com cicratizes e fios brancos não perdem sua delicadeza, mesmo quando o cair dos anos e o desespero batendo à porta ainda terão dentro de vocês a terna suavidade que amolece a mais dura vida, e nos faz entender que nunca seríamos nada sem vocês.
Muitos artigos por aí serão ilustrado com imagens de mulheres semi-desnudas, mas eu não faria isso, pois não há valor num corpo apenas por ser corpo. Também não colocaria a imagem de uma mulher trabalhadora, pois eu estaria enfocando o quanto vocês são úteis e não em quem são vocês. Assim, eu ilustro com um par de olhos, pois Cícero os chamou de “Janelas da Alma” e, quem sabe, tais nos ajudem a compreender melhor quem são vocês, para que possamos perscrutar nossas próprias almas.

O nada pode significar muita coisa, depende do ponto de vista de cada pessoa, por exemplo, o Dia Internacional da Mulher pode significar nada de importante para você, mas para outros HOMENS pode ser um dia em especial para dar flores ou presentes para aquela que está ao seu lado lhe auxiliando em idéias até mesmo para o uso em seu trabalho, enfim todas as comemorações tendem pro lado comercial, afinal vivemos em um mundo globalizado e capitalista.
Um dos sentido dessa comemoração é nunca esquecermos que podemos tanto quanto os homens. Existem mulheres que dominam grandes cargos executivos, excelentes administradoras, excelentes profissionais em cargos que antes do século XX só era ocupado por homens, mas a discriminação ainda é grande, você é um exemplo disso.
O Dia Internacional da Mulher serve para lembrarmos que ainda existem misóginos dispostos a menosprezar a mulher, vai saber por que, talvez porque se eles fossem mulher nenhum homem iria chegar perto, feia e carrancuda, talvez encontrasse algum homem a perigo pra encarar, como tem homem pra tudo nesse mundo, arrumaria um pé sujo e ainda assim a pegaria no escuro e com o lençol na cara, pra deixar de ser uma mulherzinha qualquer e começar a se dar valor, mas não é o caso, o caso é outro e querer pode até ser poder nesse caso nunca será, nem cirurgia plástica faz tão perfeita como a nossa. :mrgreen: :lol:
O Dia Internacional da Mulher é pra lembrar as conquistas sociais, políticas (votamos em homens que confiamos, que acreditamos que façam um bom trabalho em prol da nossa nação, mas infelizmente mostram o quanto são indignos de nossos votos).
O Dia Internacional da Mulher é pra lembrar que temos que lutar contra as discriminações e as violências a que muitas ainda estão sujeitas em todo o mundo.
Se você for um gay enrustido e vive no armário esperando pelo Ricardão da sua infeliz mulher, saiba que logo logo vem ai o dia em que você pode comemorar e se libertar dessa crucial autonegação, Dia Mundial do Orgulho Gay. Vai lá, mona! Vai ser Feliz!!!! :lol:
Eu sei que nem todo misógeno é gay, ai eu sinto muitíssimo porque não tem o Dia Internacional do Misógeno (pau no misógino, meninas, derrepente ele goza, ops, quero dizer gosta). Só resta então cruzar os braços, fazer beiçinho, bater o pezinho, se rasgar todo de um orificio a outro e quando ficar calminho transformar em letras tudo aquilo que está sentindo.
CurtirCurtir
Positivamente, você não entendeu nada do que eu escrevi. Se vc se contenta com um ramo de flores por um dia, então que seja. O artigo foi escrito para quem espera mais da vida do que migalhas.
CurtirCurtir
@André,
Quem se contenta com migalhas é pinto.
CurtirCurtir
Ou quem se contenta com um ramo de flores num dia do ano.
CurtirCurtir
@André,
Ah! Tá bom, vou dar uma satisfação. :neutral:
Não é o meu caso, tenho flores naturais a semana toda por conta própria, nesse caso eu as compro pra enfeitar meu lar, mas, em dias especiais eu ganho, não vou despresar o presente a não ser que venha de um homem asqueroso e cheio de intensões idiotas.
Mas, sinceramente, heim? Grande coisa em questão.
CurtirCurtir
Estava sem internet ontem no meu bairro, daí não pude contribuir com uma conversa rápida que tive com minhas colegas de trabalho.
Bem, a situação foi a seguinte: uma das garotas perguntou o que foi que aconteceu de especial para que as mulheres ganhassem um dia internacional, e respondi que não tinha certeza, mas tinha algo a ver com um monte de operárias queimadas vivas enquanto exigiam melhores condições de trabalho.
Sei o quanto isso foi insensível, mas é o tipo de besteira que sai na hora, sem pensar.
E sabem de uma coisa, elas nem se importaram!
Não é uma data no calendário que vai lembrá-las de que devem conquistar seu espaço a cada dia, ou fazê-las pensar que os homens – e por extensão, o mundo – lhes devem algo por serem mulheres.
O dia internacional da mulher não é uma data criada para dar presentes às mulheres, isso quem inventou foi o comércio. Ela é uma homenagem às mulheres que lutam por melhores condições de vida para si e suas famílias, além das conquistas que já foram realizadas.
CurtirCurtir
@Demente,
De demente você não tem nada, só o pseudônimo. Parabéns!
CurtirCurtir
“Eu sinceramente acho que não deveria haver Dia Internacional de qualquer coisa, e para as mulheres não tem porque ser diferente.”
Concordo com você; DEVERIA ser assim, mas como o próprio tempo verbal induz: não é! Porque essas datas podem até terem sido inventadas com fins lucrativos, mas é um dia de reflexão, de recompensa por todo o trabalho e esforço feito por nós para vocês (muitas vezes só para vocês), afinal na correria do dia-a-dia e no hábito desse mundo moderno de não ligar mais pra nada nem ninguém, a maioria das mulheres não têm o tão merecido e esperado reconhecimento.
E depois de um ano exaustivo, você acha que uma flor, um sorriso e um “Eu te amo!” não seria o suficiente para alguém que, sem esse dia, não teria nem sequer isso?! Pense nisso! E: Feliz Dia Internacional das Mulheres! Para sua mulher, é claro, tenho certeza que ela sim irá gostar!
CurtirCurtir
@Carol, @Carol, não me leve a mal, mas entendo o ponto ao qual o André quer chegar ao dizer que “sinceramente acho que não deveria haver Dia Internacional de qualquer coisa, e para as mulheres não tem porque ser diferente.”
Para começar, este último dia 8 foi como qualquer outro: tanto as garotas de meu trabalho quanto eu trabalhamos com um mínimo de recursos, com um mínimo de segurança, por um salário mínimo.
Além disso, eu tenho apenas o segundo grau ( :oops: ), mas cada uma de minhas colegas de trabalho tem pelo menos um diploma ou cursa especialização. Algo está terrivelmente errado, e não são alguns mimos que vão ajudar nessa questão.
CurtirCurtir
@Demente, eu também entendo que não DEVERIA TER que existir esse dia, mas infelizmente tem que ter. Muitas mulheres não recebem nesse dia a devida atençâo e gratidão de seus familiares, mas para muitas mulheres pode significar o Recarregar das baterias desgastadas, pelo ao menos um dia no ano, já que, na vida corrida da nossa sociedade preocupada com todo resto e em último lugar com o ser humano em si, é impossível exigir que as homenagens, seja para mulheres ou para qualquer outra coisa, acontecem todo santo dia, mesmo porque ficaria enjoativo, a meu ver…
Quanto às condições de trabalho de milhares de pessoas, só mesmo vontade própria para correr atrás e conseguir não só elevar o nível de vida, mas evitar que os outros te idiotizem, e não é uma greve contra os dias especiais que vai fazer as pessoas se interessarem pelo conhecimento e por sua autonomia, em qualquer aspecto!!
E você tem razão, algo está terrivelmente errado, mas não é dispensando isso que as coisas vão mudar; o buraco tá mais embaixo..
PS: Para quem tem “apenas” o Ensino Médio completo, suas capacidades de interpretação e produção são muito boas dentro dos seus limites de assuntos tanto específicos quanto gerais, claro, ao contrário de muitos, até pós-graduados que eu conheço, que escrevem ‘cálculo’ com ‘u’ :/ imagine isso…
CurtirCurtir
@Carol,
Oi Carol!
Que bom ver mais uma mulher nessa esfera masculina.
CurtirCurtir
@Paula, Claro, temos que fazer a caridade de iluminar essas pobres almas, pois lembre-se: “Fora a caridade não há salvação!” :mrgreen:
CurtirCurtir
E quem vai nos salvar de vocês?
CurtirCurtir
@André,
Só Jesus!
CurtirCurtir
Prefiro a Madonna.
CurtirCurtir
@André,
Eu prefiro o Pe Fábio de Melo.
CurtirCurtir
Vc conhece a lenda da mulher do padre, né?
CurtirCurtir
@André,
kkk
Ainda bem que é lenda, não sou uma mula e quem ficaria sem cabeça seria o padre.
Mas porque será que surgiu essa lenda, seria pras beatas não se envolverem com os padrecos da cidade?
Tipo, não coma manga e beba leite. :lol:
CurtirCurtir
“A vocês, cujas mãos moldam destinos e nosso mundo, pois vocês SÃO o nosso mundo, já que a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo.” –>WOW! – Isso compensa a tua infeliz posição em relação ao dia das mulheres. Linda frase, e que Deus ilumine teus pensamentos para continuar escrevendo tais poesias *suspiros* XD
CurtirCurtir
Quem começou a falar de 8 de março foram os comunistas e anarquistas devido ao massacre citado no artigo. Não tem nada a ver com feminismo.
CurtirCurtir