O faxineiro suíço do Espaço

Desde que começamos a nos aventurar pelo Espaço, levamos o melhor e mais abundante que podemos produzir: lixo. Desde uma ferramenta até restos de foguetes e satélites, vários corpos estão orbitando a Terra, além da Lua e a ISS. É o chamado “lixo espacial”. Você pode achar que um parafuso não é nada demais, mas quando ele está sendo acelerado a velocidades de milhares de quilômetros por hora, vemos que ali não é um lugar muito legal para dar mole, nem pros astronautas, nem pros satélites artificiais. Ali é um grande estande de tiro, mas a solução parece estar vindo, pontual e certeira como um relógio.

Em 15 de fevereiro deste ano, por meio de uma conferência, ficamos sabendo dos planos do novo GG (Gari Galáctico): o CleanSpace One. Os pesquisadores do École Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, criaram um "satélite faxineiro" que, em órbita, servirá para remover detritos de nossas pegadas em órbita, desde restos de foguetes até a lancheirinha de alguém

Em 2010, eu falei sobre lixo espacial e fiz até continha mostrando que um corpo de 100g pode carregar uma energia cinética de mais de 3 megajoules. Não é o tipo de coisa que você queira ser atingido nessas condições.

O SFr10m, também chamado de CleanSpace One, custa o equivalente a 10 milhões de francos suíços (quase 23 milhões de reais, pela cotação de hoje) cada um, e pode ser lançado dentro de cinco anos, de acordo com a EPFL. O projeto prevê que o cubinho amigo acerte os fragmentos de lixo espacial volitando pelo éter (sim, eu sei) e cate os pedaços com uma "garra", que nada mais é que uma tira flexível, capaz de agarrar qualquer objeto e, por meio de corrente elétrica, as fitas enrijecem, segurando o fragmento.

A propulsão do CleanSpace é feita através da expulsão de pequenos átomos, acelerados por corrente elétrica, o que consome pouca energia. O CleanSpace depois irá voltar para a Terra e queimar na atmosfera, juntamente com o seu lixo carregado.

O Veritasium tem um vídeo sobre isso:

Então, teremos o lenga-lenga das criancinhas na África. Não perderei meu tempo respondendo a isso. O custo é alto, mas para quem trabalha lá em cima, isso fará muita diferença e fará diferença para você, enquanto você estiver vendo seu time, o XV de Chorumela, disputando a 9ª divisão com o Pentecostes de Pindamonhangaba (ou o Palmeiras, mesmo). Quando o satélite que estiver replicando o sinal for atingido por um fragmento de lixo espacial, você passará a dar valor ao CleanSpace.

4 comentários em “O faxineiro suíço do Espaço

  1. “Então, teremos o lenga-lenga das criancinhas na África.”

    O problema de nós todos é a dificuldade de pensar a longo prazo. Um projeto como esse dá uma pequena visão de uma série de coisas que podem se desenvolver a partir disso (além, é claro, dos benefícios diretos), que podem ajudar a todos. Por enquanto, é só um gari espacial. No futuro…

    Curtir

      1. @André,

        De fato. Eu ainda não vi tudo o que o projeto envolve e o que foi desenvolvido a partir dele, então não posso comentar sobre esse caso em específico, mas em geral, é realmente isso que acontece.

        Mas é graças à NASA que temos o bendito travesseiro mágico lá :grin:

        Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.