ClickClinica: Monitore doenças via iTreco

Aplicativos médicos abundam na App Store. Não necessariamente sobre a região glútea. Vendo a necessidade que muitos médicos nos cafundó do Judas precisam de uma consulta rápida sobre os males que estão aparecendo e ceifarão a humanidade em 21 de dezembro (isso se a praga de gafanhotos e rios se transformando em sangue não chegarem primeiro), pesquisadores da Universidade de Liverpool lançaram o ClickClinica, um aplicativo gratuito para médicos. Ela reúne orientações vinculativas para lidar com questões de saúde, a partir de organismos como a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo.

Pronto, hipocondríacos, corram pra app store!

Continuar lendo “ClickClinica: Monitore doenças via iTreco”

Provas de um designer inteligente: Uma tartaruga que “urina” pela boca

Todo mundo sabe que Evolução não existe. O problema é que a Natureza se guia pelos ideais sócio-comunista-darwinista-neo-liberais e acha que as coisas têm que ter relação com aquela bobagem de mutações, Seleção Natural etc e tal.

Chineses, como bons ateus comunistas, se recusam em aceitar que tudo é bem planejado. Que o diga algumas tartaruguinhas da espécie Pelodiscus sinensis, que possuem a habilidade X-turtle de urinar pela boca. Eca!

Continuar lendo “Provas de um designer inteligente: Uma tartaruga que “urina” pela boca”

Grandes Nomes da Ciência: Oswaldo Cruz

A multidão ensandecida quer justiça! Ela se cansou dos desmandos dos poderosos e resolveu fazer algo contra isso. Os anônimos iniciaram um clamor popular e o homem do alto de seu palácio sente que dias negros se aproximam. O homem do palácio resolveu que algo tinha que ser mudado e o Presidente lhe dera carta branca; mas ele não contava com o Poder do Povo, e este estava decidido… Decidido a continuar na imundície, pouco importando quantas pessoas estavam morrendo.

Esta é a história da briga de Oswaldo Cruz contra a varíola, que resultou em várias mortes no que foi conhecido como “Revolta da Vacina”.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Oswaldo Cruz”

Ciência Brasileira FTW! Neurociência vale menos que homeopatia

Ciência no Brasil é tratada como piada. E de mau gosto. Eu canso de postar notícias aqui e já nem ia mais colocar links pro que eu já escrevi, mas isso tem que ser lembrado e relembrado. Desde a tristeza que aconteceu no Instituto Vital Brasil até a ignomínia do despejo do Instituto de Arqueologia Brasileira, Ciência é tratada como lixo.

A palhaçada agora foi a recusa de financiamento por parte do CNPq para o trabalho da drª Suzana Herculano-Houzel, minha neurocientista favorita.

Continuar lendo “Ciência Brasileira FTW! Neurociência vale menos que homeopatia”

Robôs-ajudantes são o futuro? Não para idosos

Em qualquer obra decente de ficção científica, é clichê ter robôs-cuidadores, seja como enfermeiros, seja como diaristas, ajudando em tarefas domésticas. O problema é que pessoas mais velhas têm certa reserva (e até mesmo aversão) a este pensamento, preferindo ao invés disso, pessoas reais, de carne e osso.

O problema reinante aí é que pessoas de mais idade são exatamente o público mais necessitado de ter acompanhamento mais intensivo, pois algum insano resolveu que empregados domésticos não são escravos e têm direito a algo chamado "vida", tendo resguardado dias de folga, férias etc.

Continuar lendo “Robôs-ajudantes são o futuro? Não para idosos”

Saiu pra night e voltou sem estômago

Sim, eu sei que está mais parecendo manchete do Notícias Populares, Meia-Hora ou algum jornal tosco que atrai o pessoal no meio da rua com suas manchetes magníficas (confesso: eu adoro as capas do Meia-Hora, um jornal cujo público demora meia-hora para ler um parágrafo). Também parece aquela lenda urbana de ir pro motel com uma dona e acordar numa banheira cheia de gelo, mas sem os rins.

Mas isso não é ficção ou lenda urbana. O caso em questão é de uma adolescente inglesa que saiu para meter o pé na jaca e acabou enfrentando a triste realidade da Química: Beber nitrogênio líquido não dá final feliz.

Continuar lendo “Saiu pra night e voltou sem estômago”

Quando Darwin odiou o mundo

Você já teve dias em que nada dá certo? Já teve dias de revolta, aborrecimento extremo, raiva de tudo e mergulhou nas trevas da desesperança. Mesmo figuras famosas (e principalmente elas) têm dias assim; entre elas, Charles Darwin.

Em uma carta ao seu amigo, o não menos conhecido geólogo Charles Lyell. Na carta, Darwin diz: que estava muito mal. É o texto de alguém conturbado, num momento que todos nós já passamos um dia.

Continuar lendo “Quando Darwin odiou o mundo”

Evangélicos do barulho fazem mil confusões em Lavras com uma turminha da pesada

Lavras é um mimo de lugar, apesar de coisas estranhas que acontecem por lá. A população é diferenciada e exótica, seja lá o que isso queira dizer, se é que quer dizer algo. A cidadezinha pacata vai na contra-mão do adágio que mineiro age em silêncio… pelo menos, para quem é vizinho de uma igreja evangélica no bairro Jardim Glória, que muito provavelmente escreveu um evangelho próprio onde Jesus era torneiro mecânico e não usava EPI; ficou surdo e, por isso, a crentalhada tem que tocar o maior zaralho. Um dos vizinhos disse "Not on my watch!" e a guerra foi declarada.

Soando as trombetas apocalípticas a ponto de fazer rasgar o véu do templo, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Evangélicos do barulho fazem mil confusões em Lavras com uma turminha da pesada”

Bem-vindos ao Antropoceno

Qualquer postagem sobre  mudanças climáticas acarretam sempre em algum mané perguntando como seria possível nós mudarmos o clima, que o Homem não é isso tudo e blábláblá Molion blábláblá Felício diz que não existe camada de ozônio blábláblá Jô Soares é melhor fonte de pesquisa que a Nature blábláblá. A verdade é que não só temos essa capacidade como já a fizemos com a invenção da agricultura, onde já no tempo do Império Romano a humanidade já vinha causando impacto ambiental e climático. Mas eu é que tenho fé, mesmo postando trezentas milhões de fontes, enquanto que a verdade é dita em programas de entrevista na TV.

As pessoas estudam muito, mas parecem nunca ter estudado que nossa marca no planeta é tão grande que nos tornamos um marco. Fomos o início de uma nova era geológica: o Período Antropoceno.

Continuar lendo “Bem-vindos ao Antropoceno”

Veneno de cobra pode ser origem de novos analgésicos

Acredite em mim quando eu falo: você não gostaria de encontrar uma mamba-negra pela frente… nem pelos lados e muito menos por trás. Aquela criatura infernal – mais conhecida pelos cientistas como Dendroaspis polylepis – é simplesmente uma das cobras mais peçonhentas do mundo. Só não digo que é má feito o pica-pau porque não rimaria.

No entanto, cientistas pesquisam o ser infernal como sendo algo promissor na produção de analgésicos, mas sem os desagradáveis efeitos colaterais.

Continuar lendo “Veneno de cobra pode ser origem de novos analgésicos”