Saiu pra night e voltou sem estômago

Sim, eu sei que está mais parecendo manchete do Notícias Populares, Meia-Hora ou algum jornal tosco que atrai o pessoal no meio da rua com suas manchetes magníficas (confesso: eu adoro as capas do Meia-Hora, um jornal cujo público demora meia-hora para ler um parágrafo). Também parece aquela lenda urbana de ir pro motel com uma dona e acordar numa banheira cheia de gelo, mas sem os rins.

Mas isso não é ficção ou lenda urbana. O caso em questão é de uma adolescente inglesa que saiu para meter o pé na jaca e acabou enfrentando a triste realidade da Química: Beber nitrogênio líquido não dá final feliz.

No dia 04/10, Gaby Scanlon resolveu dar um rolé com os amigos em Lancaster, Inglaterra (e essas coisas só acontecem por lá, mesmo). Lá pela noite, ela adentra o Royal Lancaster Infirmary. Os médicos não sabiam direito se o estômago estava perfurado ou dilacerado, mesmo. Acho que tiraram no palitinho para saber quem estava certo e levar o bolão. O estombo da garota estava tão ferrado e em petição de miséria tal que os médicos tiveram que extraí-lo.

A polícia foi acionada e foi dito o que causou aquilo: nitrogênio líquido! Eu, sinceramente, não sei porque alguém colocaria nitrogênio líquido num cocktail. Para sair "fumacinha"? Gelo seco seria melhor. Por que é geladão? So brave! Só que N2 líquido não é algo que você gostaria de brincar; se bem que ela já devia estar vendo a Elizabeth II dançando Can-Can de calcinha e cinta-liga, sem sutiã (quero ver você tirar essa imagem da cabeça agora).

Segundo os meganhas-das-5, o lugar mais provável onde a garota tomou a beberagem é o Oscar’s, que deve ser um daqueles clubes hipster, um lugar estranho frequentado por gente esquisita. Agora, a garota foi submetida ao sonho de tudo que é anoréxica: teve seu estômago quase totalmente extraído e o que sobrou dele foi ligado ao intestino. Ela poderá ter uma vida "norma", mas terá que comer uma titiquinha de nada e se encher de suplemento alimentar para se nutrir normalmente, se é que isso é nutrição.

O que leva a alguém beber nitrogênio líquido é algo que minha mente não consegue processar. Só para dizer que é o tal? Só pode. Qual a probabilidade de um bando de idiotas continuarem bebendo esta bosta? Praticamente 100%. Se bem que já temos casos de idiotas que colocam vodka no olho, e nem é de graça. Se fosse, até no olho, como diz o ditado.

Misteriosamente, não é proibido vender bebidas à base de nitrogênio líquido, mas estamos falando da Inglaterra, cuja culinária… ok, vamos deixar pra lá. Para quem comer a comida dos Tommies, beber nitrogênio líquido é fichinha, apesar de fazer você entrar numa fria.


Fonte: BBC (eu já estava com saudades da tosqueira deles)

61 comentários em “Saiu pra night e voltou sem estômago

  1. Desse jeito,Darwin vai ter que abandonar seu velho caderninho de anotações e passar a usar um notebook com um HD bem possante,para caber tanta idiotice junta.

  2. ”O que leva a alguém beber nitrogênio líquido é algo que minha mente não consegue processar.” Provavelmente a menina nao sabia os efeitos do nitrogênio líquido e talvez nem sabia que era nitrogênio líquido… E se soubesse alguma coisa, saberia ”mais ou menos” o que somado isso mais a ebriedade levou a atitude.
    Adorei ver que existem idiotas que colocam vodka no olho, mas o melhor disso tudo é que esses idiotas provavelmente pegam muita mulher. ^^

    1. Provavelmente a menina nao sabia os efeitos do nitrogênio líquido e talvez nem sabia que era nitrogênio líquido…

      Pensei que havia colégios na Inglaterra.

          1. @André, HEAIUHEAIUEHEA. Ah, sim. Com certeza nitrogênio líquido está na disciplina de Química de qualquer colégio. Mas, to susse. Quando eu tiver uns 30 anos faço um bacharelado em Química e saberei o porquê do nitrogênio líquido fazer isso. (eu espero, pelo menos). espero a parte do saber, a graduação farei de qualquer jeito. xD

          2. Ah, sim. Com certeza nitrogênio líquido está na disciplina de Química de qualquer colégio

            Só nos bons. Vc sabe que existe CO2 em estado sólido também?

            Mas, to susse.

            Isso, em português, significa?

            Quando eu tiver uns 30 anos faço um bacharelado em Química e saberei o porquê do nitrogênio líquido fazer isso.

            Hummm, eu comecei a ler livros com 5-6 anos de idade. As coisas acontecem de modo devagar aí, hein?

            espero a parte do saber, a graduação farei de qualquer jeito.

            Você está numa faculdade de engenharia e não NADA de Termodinâmica? Cara, dá a sua vaga pra outro que fará bom uso dela.

          3. Como assim fazer graduação em Química com 30 é ser devagar? haha. Eu faria isso depois da graduaçao/mestrado/doutorado e me estabilizar financeiramente como Professor-Pesquisador de alguma universidade pública e no meio caminho provavelmente faço outra e começo mais outra, lol. O meu ”mas,to susse” quis dizer que eu estou sussegado, tranquilo, em relação aos meus pobres conhecimentos em Química porque eu sei que eu vou estudar isso mais tarde. ^^ Por que não agora? Porque to estudando outras coisas e estudar mais outra seria demais, a vida nao se trata só estudos. ^^
            ”Vc sabe que existe CO2 em estado sólido também?” Não.

          4. Como assim fazer graduação em Química com 30 é ser devagar? haha.

            Leia de novo, meu caro apedeuta.

            Eu faria isso depois da graduaçao/mestrado/doutorado e me estabilizar financeiramente

            Aí vc aprenderá a ler? Vc é da USP?

            como Professor-Pesquisador de alguma universidade pública e no meio caminho provavelmente faço outra e começo mais outra, lol.

            É, deve ser, mesmo. A compreensão de texto é primorosa.

            O meu ”mas,to susse” quis dizer que eu estou sussegado, tranquilo

            Dicionário. Consulte.

            em relação aos meus pobres conhecimentos em Química porque eu sei que eu vou estudar isso mais tarde.

            Aprovações automáticas. Taí o resultado!

            Por que não agora? Porque to estudando outras coisas e estudar mais outra seria demais, a vida nao se trata só estudos.

            Newbies.

            ”Vc sabe que existe CO2 em estado sólido também?” Não.

            Sabia.

  3. ”Como assim fazer graduação em Química com 30 é ser devagar? haha.

    Leia de novo, meu caro apedeuta.”
    Bom, qd eu falei q ia fazer graduação em Química com 30 vc disse que as coisas iam devagar pra mim. O que eu inferi disso é que vc acha que eu estou atrasado por querer fazer graduação em Química com 30, nao foi isso? O que nao é verdade, eu só optei por fazer outras coisas antes. o.o’. Se nao for isso me explique por favor. =D
    ”Vc é da USP?” Não.
    ”Aprovações automáticas. Taí o resultado!” Química do EM, em um colégio nao muito bom e depois do vestibular nao estudei mais isso. E eu fui nas questoes de química dos vests que eu fiz, tem nada a ver com aprovação automática. Mas vc deve saber disso não? A tua resposta só serve pra trollar, nao tem credibilidade. =/
    ”Newbies.” Curso de EE é integral, aulas em período integral. E no mesmo dia que elas são dadas eu, por ser um bom aluno preocupado com o conhecimento, estudo elas no mesmo dia com um certo rigor teórico e adianto um pouco do conteúdo para aula seguinte. Além disso, tenho academia 5x por semana, Iniciação Científica em Redes Neurais e ministro uma monitoria em Álgebra Linear. O tempo que sobra tenho que descansar. E essa foi mais uma resposta com o único objetivo de trollar. Você critica os trolls, bane os trolls, mas tem um grande exemplo de um dentro de você. Parabéns. ahsduiaheiuase
    ””Vc sabe que existe CO2 em estado sólido também?” Não.

    Sabia.”
    Também sabia que você sabia.

    1. @GustavoReche,
      Correções:
      ”E eu fui nas questoes de química dos vests que eu fiz”. Correção: Eu fui BEM *** nas questoes de química dos vests que eu fiz.
      ”Também sabia que você sabia.” Correção: Também sabia que você sabia que eu não sabia.
      haha :D

    2. Bom, qd eu falei q ia fazer graduação em Química com 30 vc disse que as coisas iam devagar pra mim.

      Meus ratinhos brancos se comportam melhor a cada dia…

      O que eu inferi disso é que vc acha que eu estou atrasado por querer fazer graduação em Química com 30, nao foi isso?

      Não.

      O que nao é verdade, eu só optei por fazer outras coisas antes. o.o’. Se nao for isso me explique por favor.

      Não.

      ”Vc é da USP?” Não.

      É, ainda tem coisas piores que a USP.

      ”Aprovações automáticas. Taí o resultado!” Química do EM, em um colégio nao muito bom e depois do vestibular nao estudei mais isso.

      Snif! Snif!

      E eu fui nas questoes de química dos vests que eu fiz, tem nada a ver com aprovação automática.

      Mas para terminar o Ensino Médio precisou (não existe aprovação automática em vestibular, criaturinha).

      Mas vc deve saber disso não? A tua resposta só serve pra trollar, nao tem credibilidade. =/

      Outro termo que ele não sabe empregar: “credibilidade”.

      ”Newbies.” Curso de EE é integral, aulas em período integral. E no mesmo dia que elas são dadas eu, por ser um bom aluno preocupado com o conhecimento, estudo elas no mesmo dia com um certo rigor teórico e adianto um pouco do conteúdo para aula seguinte.

      Não sobrou nem para saber o que “newbie”. Bem, pela escrita, vemos como anda a Educação de um modo geral.

      Além disso, tenho academia 5x por semana, Iniciação Científica em Redes Neurais e ministro uma monitoria em Álgebra Linear.

      “Mãe, ó como sou espertinho!”

      Newbies. :mrgreen:

      O tempo que sobra tenho que descansar. E essa foi mais uma resposta com o único objetivo de trollar. Você critica os trolls, bane os trolls, mas tem um grande exemplo de um dentro de você. Parabéns. ahsduiaheiuase

      Desculpe, vc aí debaixo falou algo?

      Também sabia que você sabia.

      Nem mesmo aluno de engenharia elétrica pode ser ignorante 24h por dia.

  4. Ainda não me entrou na cabeça como alguém pode beber isso. Eu aprendi no Mundo de Beakman que o nitrogênio líquido é algo BEEEEM gelado. Afinal estamos falando do gás mais abundante de nossa atmosfera em estado líquido.

    Eu que gostaria de brincar com isso… :D

  5. Pergunta:
    O nitrogênio líquido fodeu o estômago da menina por causa da baixa temperatura ou por causa de alguma reação química que eu desconheço?

    Acho a primeira mais provável porque, se eu me lembro bem, nitrogênio não costuma reagir muito.

          1. @André, O problema é que VOCÊ não percebeu que meu comentário se referia a NITROGÊNIO LÍQUIDO. Eu simplesmente distorci sua frase do mesmo jeito que você fez com a minha.

            O motivo da minha pergunta, caro André, foi o seguinte:
            HCl e NaOH não reagem quando colocados juntos.
            Adicione água e eles reagem.
            Adicione vapor de água, ao invés, e a mesma reação não ocorre.

            Eu supus que algo semelhante poderia acontecer com o gás nitrogênio e o nitrogênio líquido. Pra mim era bastante improvável, mas ter certeza não faz mal a ninguém.

            Anyway, eu obtive minha resposta.

          2. O problema é que VOCÊ não percebeu que meu comentário se referia a NITROGÊNIO LÍQUIDO.

            E vc é IGNORANTE em Química, onde pouco importa se a substância é sólida, líquida ou gasosa, se ela for venenosa, vai mandar o sujeito pro inferno. Entendeu, apedeutinha?

            Eu simplesmente distorci sua frase do mesmo jeito que você fez com a minha.

            Eu não distorci a frase, mona. Sossega a periquita.

            O motivo da minha pergunta, caro André, foi o seguinte:
            HCl e NaOH não reagem quando colocados juntos.

            NOTA ZERO em Química.

            Adicione água e eles reagem.

            Então, coloca HCl e NH4OH secos e veja o que acontece.

            NOTA ZERO em Química.

            Adicione vapor de água, ao invés, e a mesma reação não ocorre.

            Deixe NaOH exposto ao ar e testa seu grau de pureza depois de uma hora. Ah, mas só quem não tirou ZERO EM QUÍMICA sabe disso.

            Eu supus que algo semelhante poderia acontecer com o gás nitrogênio e o nitrogênio líquido.

            Burro pra cacete.

            Pra mim era bastante improvável, mas ter certeza não faz mal a ninguém.

            Se vc não fosse BURRO, teria visto que o problema APEDEUTA é a baixíssima temperatura do N2 líquido e não porque ele é N2. Não é uma reação QUÍMICA é um fenômeno FÍSICO.

            NOTA ZERO em Ciência de 8ª série/9º ano.

            Anyway, eu obtive minha resposta.

            Que vc é ignorante? Isso todos vimos.

  6. Mas como? E principalmente, por quê? Odeio não ter a resposta de coisas tão idiotas assim. E que surpreendente o caso não ter aparecido no Daily Mail!

  7. “E vc é IGNORANTE em Química, onde pouco importa se a substância é sólida, líquida ou gasosa, se ela for venenosa, vai mandar o sujeito pro inferno. Entendeu, apedeutinha?”
    É mesmo? HCl gasoso mata você? Eu pensei que era o excesso de H+ formado pela dissociação, mas eu devo estar errado.

    Outra coisa: HCl e NaOH reagem sem presença de água (ou outro solvente)? DESSA eu não sabia.

    “Então, coloca HCl e NH4OH secos e veja o que acontece.”
    Algumas substâncias não reagem sem a presença de um solvente. Talvez o nitrogênio líquido atuasse em forma de solvente.
    Mas agora que eu parei pra pensar, a baixíssima temperatura do NL diminuiria muito a velocidade das reações e não haveria tempo pra ocorrer uma reação química antes de o NL evaporar. Além disso, nitrogênio não é muito reativo, e a seria praticamente impossível que ocorresse uma reação química. Mas eu queria ter certeza, então eu devo ser retardado.

    “Deixe NaOH exposto ao ar e testa seu grau de pureza depois de uma hora. Ah, mas só quem não tirou ZERO EM QUÍMICA sabe disso.”
    Na realidade, eu sei que o NaOH é higroscópico. Eu só não sabia que ele absorve água se estivesse a temperaturas acima de 100 ºC. Mas ele deve absorver, afinal, você disse que sim.

    “Se vc não fosse BURRO, teria visto que o problema APEDEUTA é a baixíssima temperatura do N2 líquido e não porque ele é N2. Não é uma reação QUÍMICA é um fenômeno FÍSICO.”
    [b]Releia minha pergunta:[/b]
    “O nitrogênio líquido fodeu o estômago da menina por causa da baixa temperatura ou por causa de alguma reação química que eu desconheço?

    Acho a primeira mais provável porque, se eu me lembro bem, nitrogênio não costuma reagir muito.”
    Sim, eu realmente NÃO TINHA IDEIA de que a baixa temperatura poderia ter causado danos.

    1. É mesmo? HCl gasoso mata você?

      Mata devido ao ataque às vias respiratórias, não por causa de sua acidez. Porque eu posso lavar a mão com HCl que não acontece nada, pois ele não é oxidante, no máximo hidroscópico.

      Apedeutinha. :mrgreen:

      Eu pensei que era o excesso de H+ formado pela dissociação, mas eu devo estar errado.

      Sim, está. :)

      Outra coisa: HCl e NaOH reagem sem presença de água (ou outro solvente)? DESSA eu não sabia.

      Vivendo e aprendendo.

      Algumas substâncias não reagem sem a presença de um solvente. Talvez o nitrogênio líquido atuasse em forma de solvente.

      Algumas substâncias são sólidas à temperatura ambiente. Não é o caso do N2. ;)

      Mas agora que eu parei pra pensar

      Que raro!

      a baixíssima temperatura do NL diminuiria muito a velocidade das reações

      NL?

      e não haveria tempo pra ocorrer uma reação química antes de o NL evaporar.

      Reação química, pois é.

      Na realidade, eu sei que o NaOH é higroscópico. Eu só não sabia que ele absorve água se estivesse a temperaturas acima de 100 ºC

      Em temperatura de 100ºC? Isso é temperatura ambiente? Mesmo assim, temos outras reações que independem de água. Sim, vc é ignorante, filho. Aceite o fato.

      [b]Releia minha pergunta:[/b]

      Releia a resposta.

      Acho a primeira mais provável porque, se eu me lembro bem, nitrogênio não costuma reagir muito.”
      Sim, eu realmente NÃO TINHA IDEIA de que a baixa temperatura poderia ter causado danos.

      Vc não tem ideia de muita coisa, amiguinho.

      1. @André,
        “Mata devido ao ataque às vias respiratórias, não por causa de sua acidez. Porque eu posso lavar a mão com HCl que não acontece nada, pois ele não é oxidante, no máximo hidroscópico.”
        Sim, sim, se você respirar HCl, vai morrer. Mas quem ataca as vias respiratórias não é o Cl2?

        “Vivendo e aprendendo.”
        É sério isso? Eles não precisam estar dissociados para reagir?

        “Algumas substâncias são sólidas à temperatura ambiente. Não é o caso do N2.”
        Sim, mas eu pensei que o N2 líquido atuaria como solvente para duas substâncias sólidas que reagirem entre si. Não foi uma das minhas ideias mais inteligentes, eu sei.

        “NL?”
        Do português, Nitrogênio Líquido.

        “Em temperatura de 100ºC? Isso é temperatura ambiente? Mesmo assim, temos outras reações que independem de água. Sim, vc é ignorante, filho. Aceite o fato.”
        Não estou negando isso em momento algum. Por isso que eu fiz a pergunta. Como diz um provérbio chinês, “Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos. Aquele que não pergunta é tolo para sempre.

        Vc não tem ideia de muita coisa, amiguinho.
        É precisamente por isso que eu me dou o trabalho de estudar. É também por isso que eu venho ao Cet.net. Porque eu quero saber.

        1. Sim, sim, se você respirar HCl, vai morrer. Mas quem ataca as vias respiratórias não é o Cl2?

          Que Cl2?

          É sério isso? Eles não precisam estar dissociados para reagir?

          Cloração: essa desconhecida.

          Sim, mas eu pensei que o N2 líquido atuaria como solvente para duas substâncias sólidas que reagirem entre si. Não foi uma das minhas ideias mais inteligentes, eu sei.

          Colégio: frequente.

          Do português, Nitrogênio Líquido.

          Procurei no VOLP e não vi o verbete NL, nem encontrei no dicionário como abreviação. Nota zero em língua portuguesa, também.

          E essas coisas conseguem passar no vestibular.

          Não estou negando isso em momento algum. Por isso que eu fiz a pergunta. Como diz um provérbio chinês, “Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos. Aquele que não pergunta é tolo para sempre.

          Quem afirma merda já nasceu burro, não aprendeu nada e esquecerá o que sabe.

          É precisamente por isso que eu me dou o trabalho de estudar.

          Vai começar quando?

          1. @André,
            Que Cl2?
            Aquele gás amarelo que causa inflamções nas vias respiratórias.

            Cloração: essa desconhecida.
            Se importa de esclarecer o que a cloração tem a ver com o fato de NaOH e HCl não reagirem quando não estão dissociados?

            Procurei no VOLP e não vi o verbete NL, nem encontrei no dicionário como abreviação. Nota zero em língua portuguesa, também.
            Só esqueceu de procurar no contexto.
            Nota zero pra atenção, racicínio lógico e

            E essas coisas conseguem passar no vestibular…

          2. @Juninho,
            Enviei o comentário por acidente (encostei no touchpad do notebook).
            Onde está escrito “Nota zero pra atenção, racicínio lógico e”, deveria estar escrito “Nota zero pra atenção e racicínio lógico.”

          3. Aquele gás amarelo que causa inflamções nas vias respiratórias.

            Pensei que estávamos falando de cloreto de hidrogênio e não de gás cloro.

            Se importa de esclarecer o que a cloração tem a ver com o fato de NaOH e HCl não reagirem quando não estão dissociados?

            Ácidos não sofrem dissociação. Ademais, não tem a ver nada. Vc que falou que a acidez do ácido clorídrico é que atacava as mucosas,

            Só esqueceu de procurar no contexto.
            Nota zero pra atenção, racicínio lógico e

            Sou um químico. Químicos não inventam siglas ou acrônimos. Usamos siglas normatizadas pela ABNT (ok, eu sei que vc não faz a menor ideia do que isso significa) e unidades do M.K.S. As f[ormulas, equações e simbolos são aqueles recomendadas pela IUPAC (que vc achará que é de comer). Mas é algo que vc NUNCA chegará perto. Porque há um ABISMO entre um químico e vcs.

            Vai tomar seu toddynho, vai.

  8. Ácidos não sofrem dissociação.
    Então quer dizer que a esquação químcia abaixo está errada?
    HCl (aq) <-> H+ + CL-

    Sou um químico. Químicos não inventam siglas ou acrônimos. Usamos siglas normatizadas pela ABNT (ok, eu sei que vc não faz a menor ideia do que isso significa) e unidades do M.K.S. As f[ormulas, equações e simbolos são aqueles recomendadas pela IUPAC (que vc achará que é de comer). Mas é algo que vc NUNCA chegará perto. Porque há um ABISMO entre um químico e vcs.
    “Sou um químico. Químicos não inventam siglas ou acrônimos (…) que vc não (…) que vc achará (…) que vc NUNCA (…) e vcs. (…) ”
    É até irônico…

    1. Então quer dizer que a esquação químcia abaixo está errada?

      Primeiro: sim, está, pois entidades livres não sofrem este tipo de equilíbrio. Segundo, não é uma “esquação”. Terceiro, A-N-I-M-A-L-Z-I-N-H-O bases sofre dissociação. Ácidos sofrem ionização.

      Volta pra porra do seu coleginho. Ou passe a frequentar um, já que vc deve ter comprado certificado de Ensino Médio.

      NUNCA (…) e vcs. (…) ”
      É até irônico…

      Ser, não é. “Vc” não é abreviação química, mas aceita na língua portuguesa, como é encontrado em vários livros, legendas etc. :) Tchau, molequinho. Volta pro seu Pokemon.

      1. @André,
        Ser, não é. “Vc” não é abreviação química, mas aceita na língua portuguesa, como é encontrado em vários livros, legendas etc. Tchau, molequinho. Volta pro seu Pokemon.
        “vc” é aceito na língua portuguesa? Favor, me mostre um artigo científico em português onde o “vc” aparece. Se não conseguir artigo científico, gramáticas e dicionário servem.

        1. “vc” é aceito na língua portuguesa? Favor, me mostre um artigo científico em português onde o “vc” aparece. Se não conseguir artigo científico, gramáticas e dicionário servem.

          Não encontrei “fordeza” nem “duplipensar”. Mas encontrei veículos de informação: http://noticias.terra.com.br/vcreporter

          Diferente de dizer NL quando se fala numa fórmula química.

          Desiste, criancinha. :mrgreen:

      2. @André,
        Sabe o que é engraçado, André? Na mesma frase que você me chama de animal, você comete um erro de concordância elementar.

        Terceiro, A-N-I-M-A-L-Z-I-N-H-O bases sofre dissociação. Ácidos sofrem ionização.

        Pode isso, Arnaldo?

          1. @André, Quem foi que disso que L é símbolo de líquido? Não está claro que a minha intenção era escrever “Cl”, assim como a sua intenção era escrever “digitar” ao invés de “dogotar”?

      3. @André,
        Terceiro, A-N-I-M-A-L-Z-I-N-H-O bases sofre dissociação. Ácidos sofrem ionização.
        Olhe o título desta publicação no site da IUPAC:
        “DISSOCIATION CONSTANTS OF INORGANIC
        ACIDS AND BASES IN AQUEOUS SOLUTION”

        “DISSOCIATION CONSTANT OF INORGANIC ACIDS(…)”

        Clique para acessar o 2002×0133.pdf

        Tem mais de outros sites:

        Pergunta:
        “What is the difference between dissociation and ionisation? ”

        Respostas:
        “Strictly speaking, yes. Dissociation refers to the breaking of a chemical bond without reference to whether the products are ions or neutral fragments. Ionization (ionisation, alternate spelling) refers to breaking of chemical bonds into charged species. The terms are sometimes both used when referring to the ionization reaction HA —–> H(+) + A(-). ”

        “Dissociation of a molecule can either produce ions or neutral molecules. If it produces ions, then the dissociation is also an ionization.

        so HCl —> H+ + Cl- is a dissociation reaction and also an ionization reaction. However, H2 —-> 2H is just a dissociation reaction. ”

        “There is some overlap between the terms. Ionization is any process that makes a particle electrically charged. Dissociation is when a single particle becomes two or more. When chemists speak of a “dissociation” or “ionization” process of a solvent such as water, for example, they mean the splitting of the solvent into a positive and negative ion: ”

        Tem mais respostas em:
        http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/chem00/chem00929.htm

        Você não devia ter comprado seu diploma, isso só te faz passar vergonha.

        1. DISSOCIATION CONSTANT OF INORGANIC ACIDS

          “Constante de dissociociação” não é “ionização”.

          Deus, esse pessoal não lê MESMO!

          What is the difference between dissociation and ionisation?

          However, ionization is a general term which refers to the formation of ions, and not necessarily from dissociation.

          Quando vc tem ação de solvente, não há formação de H+ e sim H3O+ (que é uma fórmula mínima, pois é um íon mais complexo http://chemistry.about.com/od/waterchemistry/a/Hydronium.htm

          Bocejo. Lembrando que vc falou ATÉ AGORA de solução aquosa.

          so HCl —> H+ + Cl- is a dissociation reaction and also an ionization reaction.

          Ele mesmo se refuta.

          Você não devia ter comprado seu diploma, isso só te faz passar vergonha.

          Pelo menos, eu sei ler em inglês e não “esqueço” o que falei.

          1. @André,
            “Constante de dissociociação” não é “ionização”.
            Eu sei disso. Foi você quem disse que ácidos não sofrem dissociação. Agora explique: se ácidos não sofrem dissociação, por que existe uma constante de dissociação de ácidos?

            so HCl —> H+ + Cl- is a dissociation reaction and also an ionization reaction.

            “Ele mesmo se refuta.”
            Não, ele não se refutou. Se você tivesse lido o texto, ia perceber que dissociação é a quebra de ligações químicas de um composto maior em partículas menores, e ionização é a formação de íons.
            Na reação HCl -> H+ + Cl-, o HCl foi quebrado (dissociação) e foram formados íons (ionização), logo é tanto uma dissociação quanto uma ionização.

            Pelo menos, eu sei ler em inglês e não “esqueço” o que falei.
            Vou supor que você está sendo irônico…

        1. Mas vamos ao que interessa, André:
          HCl e NaOH, ambos à temperatura ambiente e sem presença de qualquer solvente:
          Eles se neutralizam ou não?

          1. A reação é autocatalítica porque ao passo que uma molécula de HCl reage com uma molécula de NaOH, vc terá uma molécula de água. :mrgreen:

          2. @André,
            É verdade. O problema é que HCl não reage com NaOH. Os produtos das dissociações dos compostos supracitados, esses sim, reagem. Mas para dissociar as duas substâncias, precisa de água.

            Imagine o seguinte:
            Num recipiente de vidro, faz-se vácuo. Adiciona-se HCl até uma pressão de 1 atm. Em seguida, adiciona-se NaOH. Vai ocorrer uma reação de neutralização?

          3. Vc não pode injetar HCl a 1 atm num frasco com vácuo. Nem Física vc sabe?

            Agora, responder sobre o HCl e o NH4OH vc não quis, né?

  9. Só pra me meter nas discussões aí, não é obvio questionar se apenas a temperatura baixa de uma substância é suficiente para dar essa merda. Tudo depende da capacidade e condutividade térmicas dela. Não adianta nada uma substância estar a baixa temperatura se não tiver a capacidade de absorver grande quantidade de calor, muito menos se a velocidade dessa absorção for mais lenta que a capacidade do corpo humano de restaurar a temperatura do tecido.
    Não que eu defenda a hipótese de reação química, claro, só achei o André meio chato mesmo, rsrs

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s