Grandes Nomes da Ciência: Hattie Alexander

Um casal chega em desespero ao hospital. O corpo inerte da criança sai dos braços da mãe e vai para os braços de uma enfermeira que corre contra o tempo; a equipe médica está com pressa. Os pais choram e cada segundo é contado. O nariz da criança sangra e a infecção que começou no nariz e na garganta se espalha para outras partes do corpo, como a pele, ouvidos, pulmões, articulações e as membranas que revestem o coração, medula espinhal e o cérebro. O quadro parece ser de meningite C e isso por causa de bilhões de anos de evolução biológica que acarretou no aparecimento do terrível Haemophilus influenzae tipo B (HiB). A criança não tem esperança de sobreviver e aos pais só restará o luto e o pranto.

Mas isso é um quadro que não precisa acontecer, pois aqueles que andam pelos vales das trevas não precisam ter medo, enquanto a Ciência estiver ao seu lado. A Ciência do legado da drª Hattie Alexander.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Hattie Alexander”

Sílvio Santos, digo, Sexta-feira Santa vem ai! Olê, olê, olá!

Estamos na Semana Santa. Aquela semana cristã onde é ensinado como somos um bando de filhos de Madalena, Jesus foi parar no pau-de-arara e Deus tá puto da vida com todos por causa disso. Curiosamente, se Jesus não tivesse indo pro pelourinho, o Cristianismo não existiria. Em outras palavras, Jesus teve que entrar na porrada e ir pra vala para que sua doutrina existisse, e Deus ainda fica puto com todos por causa disso? Ele deveria nos presentear!

Mas Semana Santa não é só dia de choro e ranger de dentes. Vai ter Dia do Coelhinho (seu eu fosse como tu…), mas antes, temos o almoço de Sexta-Feira da Paixão, que apaixonadamente nos entregamos a muitas iguarias. Mas cuidado com a picanha que é pecado, hein?

Continuar lendo “Sílvio Santos, digo, Sexta-feira Santa vem ai! Olê, olê, olá!”

Dentes dos antigos eram melhores que o seu

Costumamos pensar que muito antigamente (e eu falo "mais antigamente" do que o tempo das fitas K7, calças boca de sino e discos de 78 rotações), o homem era bem mais tosco quanto os de hoje. Era uma época linda, sem luz elétrica, água encanada, saneamento básico, acesso a medicamentos, escolas etc. Praticamente como é muitas partes do Brasil hoje. Entretanto, estudos indicam que o pessoal dessa época não tinha tantos problemas bucais como fazemos crer, como defende pesquisadores australianos.

Continuar lendo “Dentes dos antigos eram melhores que o seu”

Pesquisa indica que dirigir usando celular é a mesma coisa que estar bêbado

O mundo moderno nos trouxe muitas coisas boas, mas os antigos dizem que toda boa ação será castigada, e o castigo é o surgimento de novos tipos de idiotas. O mundo do século XXI é altamente conectado (salvo se você for cliente de operadoras brasileiras). Curiosamente, comisso surgiu todo tipo de imbecil, desde os que postam fotos do que comeram no almoço até retardados que ficam trocando textículos (textos ridículos) via SMS, Twitter etc. Não que enviar estas mensagens tenha algum problema. O problema é quando você cisma de enviar tais mensagens.

Agora, pesquisadores analisam o impacto de enviar mensagens de texto via celulares enquanto o dono está fazendo coisa de pouca importância, que de alguma forma parece não ser necessário ter atenção. Como dirigir, por exemplo.

Continuar lendo “Pesquisa indica que dirigir usando celular é a mesma coisa que estar bêbado”

FDA aprova comercialização de olhos biônicos

É difícil dizer qual de nossos sentidos é mais importante. A saber, seria o tato, mas eu particularmente gosto de todos os meus, inclusive do 7º (ainda mais se estiver enfrentando algum maluco com armadura esquisita). Ainda não conseguimos algo que restaure a sensação de tato a pacientes que sofrem de neuropatia sensitiva autonômica hereditária. O paladar é outro problema, mas conseguimos fazer surdos escutarem e a próxima etapa é fazer cegos enxergarem, mesmo porque, olhos biônicos já estão no mercado europeu desde 2011 e agora foi a FDA americana quem autorizou sua comercialização.

Continuar lendo “FDA aprova comercialização de olhos biônicos”

Estudo indica que idosos leem melhor em e-readers do que livros convencionais

Eu tenho uma gama imensa de acontecimentos guardados em minha memória. Uma delas é a respeito do concurso de redação que o colégio onde eu estudava propunha. Os alunos cada série de cada segmento tinham que entregar suas composições e esperar o resultado. Fui agraciado 2 vezes com o primeiro lugar. Só não ganhei o terceiro ano consecutivo, pois começaram a reclamar que eu sempre ganhava. Fui considerado hors concours, que no vocabulário de uma criança significa "você foi garfado, loser". Aquilo me deixou bem irritado, pois eu tinha deixado de ganhar o prêmio máximo: um livro.

Livros mudaram pouco em suas apresentações. Textos escritos, seja em que idioma for. Alguns imbecis acham que eles deveriam ter cores e desenhinho para colorir, mas do jeito que está, funciona perfeitamente bem. Entretanto, ficou-se a dúvida se a leitura por meios digitais suplantariam os livros, mas um estudo feito por pesquisadores alemães diz que não, isso não tem nada a ver.

Continuar lendo “Estudo indica que idosos leem melhor em e-readers do que livros convencionais”

Empresa desenvolve lousa à prova de balas para professores

Ser professor não é fácil! Além de enfrentar alunos imbecis, coordenadores sádicos e diretores psicopatas) – não necessariamente nessa ordem –, ainda temos que lidar com algum maluco entrando armado na sua aula e bancar o machão. Isso quando algum maníaco resolve chegar abalando e fuzilando tudo o que vê pela frente. Sério, eu não ganho pra isso! Quem ganha está ocupado invadindo salas-de-aula porque o chamaram de cozinha, digo, buchinha, digo coxinha. Dessa forma, uma empresa resolveu capitalizar em cima e desenvolveu uma lousa branca que pode ser usada como escudo à prova de balas (a foto ao lado é ilustrativa e a modelo não acompanha o produto).

Continuar lendo “Empresa desenvolve lousa à prova de balas para professores”

Para hospital católico, feto não é gente

O problema de lidar com hipócritas é… hummm…. sua hipocrisia. Posando como bastiões da moral e bons costumes, autoproclamando-se responsável por conduzir a vida de milhões de pessoas e posicionando-se como responsável pela Civilização Ocidental, representantes católicos sempre foram um pé no saco querendo mandar na vida de todo mundo. Até a hora que preferem mudar de opinião quando lhes é conveniente.

O caso em questão foi uma negligência de um hospital católico, que acabou fazendo merda e uma paciente grávida morreu, juntamente com as crianças gêmeas que estava esperando. Para fugir das acusações, o hospital alegou que feto não é gente.

Continuar lendo “Para hospital católico, feto não é gente”

Cães paralíticos voltam a andar com células vindas de seus focinhos

Ninguém gosta de ver um ente querido com alguma deficiência e muito menos com uma paralisia, e isso vale para os cães, também. Mas nós podemos ajudá-los. Nós temos a tecnologia! Pelo menos, pesquisadores britânicos a têm, e ela utiliza células dos focinhos de nossos amiguinhos quadrúpedes para restabelecer sua capacidade de movimento.

Continuar lendo “Cães paralíticos voltam a andar com células vindas de seus focinhos”

Hidrogel é capaz de voltar à sua forma primitiva

O chato de escrever certos artigos é que as piadinhas estão prontas antes de se começar a deitar as letras na tea. Piada pronta não tem graça e as piadinhas sobre o Skynet.jás nascerão velhas.

Pesquisadores da Universidade de Cornell estão trabalhando num novo hidrogel. Seria mais uma da miríade de substâncias químicas sintéticas existentes, mas esta é especial: ela é feita numa determinada configuração, e mesmo que se liquefaça, volta depois à sua forma original. Eu falei que dava piada pronta, então, só voltarei depois do break. I’ll be back.

Continuar lendo “Hidrogel é capaz de voltar à sua forma primitiva”