Aranhas atacando peixes são mais comuns do que pensam

O bizarro mundo de Hades não cansa de nos surpreender. Algumas pessoas acham que tudo é certinho e ordenado, que as espécies vivem harmoniosamente entre si que nem no desenho do Madagascar. A realidade é que todas as espécies saem na porrada. Há o caso até de aranhas atacando peixes (sim, peixes!), em que já foram observados mais de 80 casos de predação de peixes por aranhas semi-aquáticas.

Agora, pesquisas indicam que isso não é um fenômeno localizado, pelo contrário! Nas margens de fontes de água doce superficial (como rios, lagos, lagoas, pântanos e mangues), há inúmeras evidências de uma grande distribuição geográfica, apresentando ocorrências em todos os continentes, exceto na Antártida, por motivos óbvios.

Continuar lendo “Aranhas atacando peixes são mais comuns do que pensam”

Cientistas usam Lumia 1020 para ver bactérias

Nossos celulares hoje são extremamente poderosos. Para vocês terem uma ideia, meu simples relógio de pulso tem mais poder computacional do que os computadores da Apolo 11. Meu smartphone é muito mais poderoso que meu primeiro PC, comprado em 1996. Por que não usar todos estes potenciais para transformar smartphones em microscópios e pequenas máquinas de exame de vista?

Se antes as câmeras dos celulares já viam muita coisa, com os atais smartphones da linha Lumia 1020, a coisa é extremamente boçal em termos de qualidade. Assim, por que não trabnsformá-los em microscópios cada vez melhores?

Continuar lendo “Cientistas usam Lumia 1020 para ver bactérias”

Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou

O Brasil tem sérios problemas. Um deles é exatamente ser o Brasil. Ontem foi inauguração da Copa do Mundo; e, cá pra nós, que LIXO! Meia dúzia de gato pingado parecendo alguma mostra pedagógica de colégio de periferia, com ents, garoto índio vestido como um maia (não perguntem) e ainda reclamam que gringo pensa que aqui é só mato, selva e bundas rebolantes. Pior! Nem passista de escola de samba tinha. Pelo menos, colocassem o Caprichoso.

O ponto alto é (ou deveria ser) o exoesqueleto que está sendo desenvolvido pelo dr. Miguel Nicolelis, um cientista sério que preferiu ralar peito daqui, ou estaria esperando a boa vontade do CNPq para comprar uma chave de fenda. Só que enquanto o Galvão tagarelava sobre o ônibus da Seleção (a qual não deu as caras na abertura), o chute foi dado e só. E a reação as pessoas só pode ser descrita como uma coisa:

ESTA É A SUA SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou”

Como voar sem gravidade (ou quase nada de gravidade)

Um dos artigos que mais gostei (dentre uma saraivada deles), é o da Kate Upton em microgravidade. Aliás, não foi só eu. Muita gente adorou o artigo, ao ponto até de "se inspirar" nele. O voo parabólico é uma das coisas mais maneiras que existem e não é coisa recente. Ele sempre foi usado para o treinamento de astronautas, mesmo quando ainda não havia efetivamente astronautas, mas sem ele não haveriam astronautas.

Imaginem o seguinte: se hoje o treinamento para um astronauta é rígido, como seria o treinamento para o início dos anos 1960, quando Kennedy lançou a corrida espacial (que, DE FATO, os EUA chegaram atrasados em tudo, e só foram primeiro à Lua, porque a URSS nunca teve intenção de mandar ninguém pra lá). Entre testes de paraquedas, quedas e ações centrífugas, como seria o comportamento de seres vivos em ambientes com microgravidade (NÃO É GRAVIDADE ZERO!!!!!)?

Só o LIVRO DOS PORQUÊS para nos explicar.

Continuar lendo “Como voar sem gravidade (ou quase nada de gravidade)”

Quando pesticidas matam abelhinhas, quem poderá salvá-las? Aranhas!

Todo mundo anda preocupado com abelhas. Eles praticamente estão se tornando os pandinhas, com a diferença que pandas só servem para modelos de bichinhos de pelúcia, enquanto os insetinhos do bem são responsáveis pela polinização de muitas flores (mas não todas elas).

O problema é que nossa agricultura é extremamente dependente de pesticidas, ou as pragas (que são uma praga!) mandam todas as plantinhas felizes ro ralo. Só que estes pesticidas mandam as abelhinhas pro ralo. Apenas dona Aranha poderá nos ajudar (ou quase isso).

Continuar lendo “Quando pesticidas matam abelhinhas, quem poderá salvá-las? Aranhas!”

Quer rejuvenescer? Comece pelo seu sangue

Convenhamos, envelhecer é muito legal quando se quer comprar coisas ou ir a lugares 18+, mas com o passar do tempo, vemos que pagamos um preço caro por isso, já que de boazinha, Mãe Natureza está mais para madrasta dos Irmãos Grimm. Não era para vivermos tanto assim, e como estamos vivendo mais e mais, graças unicamente (desculpem, mais uma vez)  à Ciência, vemos problemas que muitos de nossos ancestrais jamais conheceram, como o Alzheimer.

Agora, pesquisas indicam uma forma de retardar os problemas trazidos com o envelhecimento. A solução parece estar em receber sangue jovem, podendo reverter os efeitos pré-existentes do envelhecimento cerebral em nível molecular, estrutural, funcional e cognitivo.

Continuar lendo “Quer rejuvenescer? Comece pelo seu sangue”

Pesquisa indica peptídeo como principal arma contra bactérias

Eu sou um cara feliz. Feliz por dois motivos. Um porque sou um beta. Não tenho as grandes preocupações dos alfas, responsáveis por conduzir a nossa sociedade e nação; mas também não sou como os gama. Olhem só para eles! Em segundo lugar, fico muito contente de não viver num mundo que sofre mudanças. Nosso querido universo fixista faz com que não tenhamos doenças nem tenhamos que nos deparar com situações drásticas, como ver bactérias evoluindo e se tornando imunes a antibióticos, e é por isso as erradicamos todas.

Só que não.

Mas como não podemos contar com ajuda metafísica, só nos resta pesquisar um jeito de fazer com que estas malditas bactérias não se tornem resistentes aos antibióticos. Quem poderá nos ajudar? (A) Descartes ; (B) Aristóteles ; (C) Jesus ; (D) Cientificismo inútil

Continuar lendo “Pesquisa indica peptídeo como principal arma contra bactérias”

Cães tem o mesmo gene de albinismo que o Homem

O albinismo é uma anomalia genética,decorrente de um defeito na produção da melanina. Isso acarreta em menor coloração tanto da pele como dos pelos e dos olhos (este último é chamado albinismo "óculo-cutâneo"). Eu poderia escrever mais, mas eu já tenho um artigo sobre a melanina. Até animais possuem esta anomalia, mas o que não se sabia até agora era se os genes eram diferentes, parecidos ou iguais.

E o que se descobriu foi…

Continuar lendo “Cães tem o mesmo gene de albinismo que o Homem”

Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato

A onda agora nem é mais mecânica quântica, e sim sua filhota: a nanociência. Tudo agora é nanociência, nanotecnologia, nanopartículas etc. Mas aqui é um blog de divulgação científica e não podemos deixar de noticiar que nanotecnologia existe até mesmo na produção de biocombustíveis. Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias para o refino de biocombustíveis, de forma mais eficiente e, caro, mais barata, pois ciência é legal, mas ter dinheiro para pagar as contas é melhor ainda.

Continuar lendo “Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato”

Tem dúvidas sobre pseudociências? Aprenda djá!

Nós aqui temos um amor inenarrável por pseudocientistas. Sem eles, nosso site, mostrando o quanto esta gente é idiota, não existiria. Sendo assim, eu fui convocado, pois minha presença incrível, envolvente, culta, articulada e magnífica foi necessária ao pessoal do SciCast, o melhor podcast de ciência que existe (afina, eu participo!). Juntamente com o Silmar, Estrela, Ronaldo, Cardoso e um tal de Gilmar, que tem um sitezinho que tá começando agora e parece promissor, conversamos sobre o que significa ceticismo e o que identifica uma pseudociência.

Nesta edição, nós falamos sobre as pseudociências e toda maluquice que envolve a Homeopatia, Astrologia, Toque Terapêutico etc., e como elas “funcionam” (ou deveriam funcionar) e explicamos porque estas bagaças NÃO funcionam. Acompanhem:

Continuar lendo “Tem dúvidas sobre pseudociências? Aprenda djá!”